O público é o item mais valioso de um evento. Ele é o fator que define o sucesso de sua produção. E os ingressos são os passes que vão garantir que as pessoas estejam lá para prestigiar! Não existe uma fórmula mágica de como aumentar a venda de ingressos, mas há alguns caminhos para se seguir na busca pelo melhor rendimento :)

Quer conhecê-los? Confira dicas eficientes que vão aumentar sua venda de ingressos e garantir um evento incrível para você e para o público:

1. Ofereça várias opções de pagamento ao comprador

Facilite o acesso às entradas. Quanto mais prático o ato da compra de um ingresso, mais as pessoas se sentirão confortáveis para adquiri-lo. Portanto, disponibilize o maior número de opções de pagamento (cartão de crédito, débito, boleto, etc.) possível, além de facilitar a compra, vendendo através da internet.

Mesmo que você conte com pontos físicos para a venda, lembre-se de que a internet é sempre o meio mais cômodo e rápido para a compra. Assim, seu público procura, encontra e compra tudo em apenas alguns cliques. Para isso, conte com uma plataforma de venda de ingressos confiável e com muitas opções de pagamento e integração com outras mídias online.

#DicaSympla: caso precise devolver o dinheiro de um participante do evento, confira como funciona a política de reembolso na Sympla!

2. Invista na divulgação do evento

A internet é a melhor maneira, além da venda dos ingressos, de espalhar a notícia do seu evento. Portanto, não abra mão deste veículo de comunicação que facilita e agiliza o seu contato com o público. Produza peças de divulgação especialmente para as redes sociais, responda às dúvidas e mostre que você está realmente trabalhando para realizar algo de muita qualidade, preocupado em entregar ao público algo realmente muito bom.

Você pode anunciar a abertura da venda de ingressos, quais pontos de venda estão operantes, promover o link para a compra online, entre outras informações que esclarecem as dúvidas que podem surgir por parte do público interessado.

Um exemplo é a divulgação pelo Facebook. Se você tiver uma fanpage é uma boa oportunidade de postar publicações sobre o seu evento chamando o seu público para comparecer. Uma ótima dica também é criar um evento nesta rede social. Lá, você poderá esclarecer com mais detalhes sobre o local e as características do que irá fazer, além de ter contato diretamente com pessoas que tem interesse pelo seu evento.

Mas não pense em estar presente apenas no Facebook! Esteja em outras redes sociais com as quais seu público se identifica e está engajado. Outra dica é produzir conteúdo em um blog para manter as pessoas informadas de eventos similares que elas possam gostar.

3. Tenha uma assessoria de imprensa profissional

Especialmente para quem quer realizar eventos maiores: não abra mão de uma equipe para abrir diálogo de uma maneira profissional e eficiente com os mais variados veículos de comunicação! O contato feito de maneira correta e estratégica com a imprensa e com pessoas formadoras de opinião faz uma diferença incrível na percepção do público, conquistando sua atenção de uma maneira muito mais eficaz e seduzindo para a compra de um convite.

4. Faça um evento que realmente chame a atenção

Um dos maiores erros de produtores de eventos é o de achar que qualquer tipo de produção é atrativa para o público. Existem milhares de opções ordinárias para as pessoas e elas anseiam por algo que se destaque e saia dos padrões. Portanto, capriche bastante na hora de definir suas atrações e fuja do comum, até porque algo muito bom acaba sendo promovido quase que automaticamente pela repercussão que gera.

#DicaSympla: confira os maiores erros cometidos por produtores de eventos e saiba como não cometê-los em nosso artigo :)

Não se esqueça de segmentar o público e divulgar seu super evento para as pessoas que tem interesse nele! Jamais promova um show sertanejo em um canal de jovens alternativos que curtem música experimental, por exemplo. Caso não defina um público-alvo, mesmo que cheio de coisas bacanas, seu evento não alcançará um bom número de participantes.

5. Ofereça cortesias para aumentar a venda de ingressos

Esta é uma dica um pouco mais específica, e vai principalmente para os organizadores de festas, shows e baladas. Sabe qual é a melhor fonte de divulgação para aumentas as vendas de ingressos do seu evento? As próprias pessoas que vão nele. Uma pessoa atrai outra, que por sua vez chama um amigo. Isso acaba aumentando o número de compradores e atrai ainda mais por causa desse movimento!

Existem várias formas de atrair o público distribuindo cortesias. Você pode promover sorteios nas redes sociais, nos meios de comunicação locais (rádio, TV, sites que seu público visita). Esta estratégia, além de útil para a divulgação, faz com que o ganhador do ingresso chame mais gente para acompanhá-lo!

Por isso, uma cortesia pode ser o investimento pela venda de muitos outros ingressos. Não tenha medo de garantir o passe livre para seus amigos mais próximos, familiares e até mesmo forneça algumas entradas para os amigos mais próximos da banda que você contratou. É interessante também oferecer cortesias aos patrocinadores para que eles vejam o resultado do investimento e mantenham a parceria. Tudo isso ajudará muito na divulgação espontânea da produção. E lembre-se de que todas essas pessoas provavelmente consumirão algo no local!

#DicaSympla: saiba como tirar o melhor proveito do uso de cortesias para seu evento :)

6. Seja justo e transparente com o público

Deixe bem claro qual o custo de um ingresso antecipado, bem como o valor por lotes e quanto a entrada estará valendo na hora. Não fique aumentando o preço na portaria ao seu próprio gosto, pois isso é extremamente desagradável.

Na hora de definir o preço da entrada, não pense que quanto mais caro, maior será o seu lucro. Produtores despreparados cometem o erro de montar uma planilha e verificar que vão lucrar R$ 40 mil com 500 ingressos por R$ 80 cada um. Eles acabam se encantando por esta projeção, mas se esquecem de considerar que, se este for o preço do ingresso, menos pessoas irão ao evento e o rendimento será bem abaixo do esperado. Por outro lado, se o preço for compatível com o praticado em eventos do mesmo porte, o lucro almejado fica fácil de ser conseguido.

 #DicaSympla: entenda como realizar um pedido de cancelamento

É tudo uma questão de respeito com o público. Você quer e merece ganhar o seu dinheiro, mas lembre-se de que as outras pessoas também dão valor para o que têm. Elas não vão confiar no seu evento caso sintam que estão sendo prejudicadas por um preço absurdo ou pela falta de transparência por parte da organização.

#DicaSympla: aprenda a precificar os ingressos do seu evento em nosso artigo :)

Seguindo essas dicas, tanto o público quanto a organização saem ganhando: o primeiro pela conveniência e qualidade do evento e o segundo pelo prestígio e rendimento gerados.