Cada vez mais, a Geração Z se consolida como uma faixa etária com poder de compra e de influência para as grandes marcas. A “geração do milênio” está em plena juventude, sedenta para curtir rolês e para se consolidar no mercado de trabalho. Por isso, este texto é sobre os melhores eventos para  a Geração Z.

Nascidos entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000, a Geração Z é a geração da vez. São algumas características desse público:

  • A busca por experiências autênticas;
  • Alta conectividade à internet;
  • Preocupação com questões sociais, políticas e ambientais;
  • Interesse por temas de empreendedorismo.

Este texto traz algumas sugestões de formatos de eventos para conquistar a Geração Z. Confira! 

#DicaSympla: para identificar e conhecer melhor o seu público, acesse Como descobrir o público-alvo do seu evento 

Festivais de música

Esse é o queridinho do público jovem. Sucesso absoluto nos últimos anos, os festivais de música são os eventos mais procurados pelas pessoas da Geração Z

O principal atrativo para esse tipo de evento é a experiência intensa proporcionada ao público, com um dia inteiro de imersão em cultura e shows de diversos artistas. É sempre uma ótima pedida para quem procura um rolê para aproveitar com os amigos!

A principal dica para quem produz é não se prender apenas à programação musical e se atentar a oferecer outras formas de experiências para o público, como:

  • Espaços para outras formas de arte, como o grafite ou a dança;
  • Espaços instagramáveis;
  • Praça de alimentação com diferentes opções de comidas, incluindo opções vegetarianas e veganas;
  • Áreas de descanso;
  • Áreas de jogos.

Os festivais de música também podem ser extremamente lucrativos. Alguns são inspirações para produtores, Coachella, Tomorrowland, Rock The Mountain e AFROPUNK Bahia. Todos eles vão além do entretenimento e são cartões postais de suas respectivas cidades, gerando empregos e promovendo o turismo.

Eventos de tecnologia

Os primeiros seres humanos “nativos digitais”, a Geração Z costuma ter grande interesse nas novidades e tendências tecnológicas. Essas pessoas estão na idade de adentrar ou de se consolidar no mercado profissional, então procuram por eventos corporativos de tecnologia e que possibilitem a realização de networking.

Para quem produz, a dica é estar antenado nas novas ferramentas, novas empresas e novos produtos. São algumas boas sugestões de formatos de eventos:

  • Conferências, para quem quer se capacitar e se conectar;
  • Feiras de tecnologia, para empresas se promoverem;
  • Hackathons, para quem quer competir e se desafiar;
  • Webinars, para quem quer se capacitar sem sair de casa.

Eventos de Cultura Pop

A Geração Z é a primeira considerada como uma “geração global”, porque ela nasceu e cresceu em um mundo globalizado, com as fronteiras geográficas encurtadas pelas tecnologias de comunicação.

Por isso, eventos de cultura pop que explorem produtos culturais de todas as partes do mundo são muito procurados. Os destaques são os mangás e animes japoneses e os filmes, séries, quadrinhos e games dos Estados Unidos. 

Para garantir uma boa experiência da Geração Z em um evento de cultura pop, é importante que quem produz se atente a:

  • Promover um espaço para encontro dos fãs, para trocarem experiências e fazerem novos amigos;
  • Apoiar o uso de cosplays e fantasias;
  • Fazer lojinhas com venda de produtos dos temas favoritos do público;
  • Garantir a presença de celebridades do meio.

Eventos acadêmicos e educacionais

Uma das principais características da Geração Z é a preocupação com questões sociais, políticas e, principalmente, ambientais. Esse público alvo é extremamente antenado para essas discussões, ao ponto de dar preferência para marcas conscientes socialmente. 

Os eventos acadêmicos acabam sendo especialmente interessantes para o público da Geração Z, pois grande parte dele está nas universidades. A participação nesse tipo de evento é premiada com um certificado, que pode ser para abater horas durante a graduação ou simplesmente para comprovar novas habilidades adquiridas. Unindo o útil ao agradável, né? 

Para quem produz, pode ser uma boa ideia organizar conferências, palestras ou seminários que tragam temas como sustentabilidade, igualdade e diversidade. A principal referência nesse segmento são as palestras da TED

#DicaSympla: para adaptar ainda mais seus eventos para públicos exigentes, acesse Sustentabilidade social em eventos: qual é o impacto da sua produção? 

Crie o agora! 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como produzir eventos pensados para a Geração Z, chegou a hora de colocar o conteúdo em prática, né? Para isso, conte com o maior ecossistema de experiências do Brasil! Conheça as soluções da Sympla ?