A discussão sobre os impactos das ações humanas na sociedade como um todo está em pauta. Empresas e profissionais de diversos segmentos já vem prestando mais atenção à questão. E isso não deve ser diferente para o produtor, que precisa entender como aplicar a sustentabilidade social em eventos

Afinal, independentemente do tamanho da produção, sempre existirão impactos relacionados ao consumo de recursos e à geração de resíduos, que, por sua vez, resultam em consequências para a vida de todos.

O público também está mais consciente e, portanto, seletivo em suas escolhas. Nesse sentido, adotar estratégias que visem melhorar a qualidade de vida da sociedade se torna positivo para reforçar a preocupação do organizador com a vida das pessoas. 

Por isso, neste artigo, será possível ler sobre:

  • o que é sustentabilidade social;
  • importância da sustentabilidade social em eventos;
  • dicas de como aplicar a sustentabilidade social em eventos;
  • como a Sympla pode ajudar.

O que é sustentabilidade social?

Sustentabilidade social nada mais é do que um conjunto de ações que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da população. Projetos assim podem ter como foco: 

  • reduzir desigualdades;
  • ampliar o acesso a direitos e serviços básicos — como saúde e educação;
  • conscientização ambiental;
  • geração de renda para comunidades carentes;
  • melhoria do saneamento básico de uma localidade.

Mas vale lembrar que a ideia não é praticada apenas por ONGs, grupos e instituições beneficentes, ela também pode ser posta em prática por empresas e profissionais — como produtores de eventos — que desejam adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento sustentável. 

Para isso existe a sustentabilidade social corporativa. A prática revela que com pequenas ações e mudanças no modo de fazer as coisas, é possível melhorar a qualidade de vida da equipe de funcionários e suas famílias, bem como da comunidade local e da sociedade como um todo. 

E isso não significa que o empreendimento não vai lucrar. Pelo contrário, a ideia é criar modelos de negócio que minimizem seus impactos sociais, sem abrir mão do retorno financeiro e que, ainda, possam tirar vantagem dessa estratégia.

Qual é a importância da sustentabilidade social em eventos?

Antes de compreender a importância da sustentabilidade social em eventos, o produtor deve estar ciente do que se trata uma produção sustentável. Esse tipo de projeto deve ser sensível às necessidades ambientais, econômicas e sociais da comunidade em que se encontra. 

Sendo assim, o seu planejamento deve ser voltado para essas frentes, visando trazer resultados positivos para a população local. Na prática, isso significa que o projeto deve buscar por soluções que: 

  • minimizem ações negativas no meio ambiente;
  • sejam transparentes quanto aos recursos econômicos existentes;
  • promovam a difusão de novos conhecimentos e experiências;
  • contribuam para a formação de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Para o organizador de eventos, investir em produções comprometidas com esses valores é muito importante, pois, além dos retornos sociais positivos que elas proporcionam, essas são excelentes oportunidades para: 

  • valorizar a imagem dos seus projetos;
  • atrair um público mais qualificado, demonstrando os valores das suas produções;
  • engajar os participantes sobre o tema;
  • reaproveitar recursos;
  • reduzir despesas.

Também vale lembrar que a sustentabilidade não precisa se restringir a questões ligadas à preservação da natureza. O conceito diz respeito à adoção de práticas que visem alcançar o equilíbrio social, ambiental e econômico.

Para implementar esse conceito com maestria, o organizador deve encará-lo com um princípio que vai guiar todo o planejamento e tomadas de decisão no decorrer do desenvolvimento do evento — desde a escolha dos fornecedores até a pós-produção.

Dicas de como aplicar a sustentabilidade social em eventos!

É certo que investir na sustentabilidade social em eventos retorna bons benefícios para a comunidade envolvida e para a imagem da produção. Mas, na prática, o que o organizador pode fazer para começar a aplicar esse conceito em seus projetos? 

Existem algumas ações que podem ser aplicadas e ajudam a exercer essa mentalidade no desenvolvimento do evento, como a priorização do envolvimento da comunidade local, a criação de mecanismos para promoção da acessibilidade no evento e da inclusão social. 

A seguir, será possível ver mais dicas de como aplicar a sustentabilidade social nos eventos: 

1. Fazer um melhor uso de recursos naturais 

Ter consciência dos possíveis impactos ambientais que o evento pode gerar naquela localidade é o primeiro passo para produzir projetos mais sustentáveis. 

Para fazer uma melhor utilização de recursos e gastos energéticos, zelando pela preservação da natureza, o organizador pode dar prioridade às práticas que minimizem o uso e o desperdício de água e energia.

Ainda, é interessante considerar o uso de práticas mais ecológicas, como o uso da energia solar, por exemplo, além de optar pela compra e utilização de itens mais duráveis, que possam ser reaproveitados em outras produções, reduzindo a geração de lixo. 

2. Criação de uma ambiente de inclusão e respeito

Trabalhar a sustentabilidade social em eventos também tem a ver com a promoção de um ambiente de inclusão e respeito com todos os grupos envolvidos. Afinal, as produções devem ser um espaço de diálogo e troca de experiências entre pessoas plurais. 

Porém, para que esse propósito seja cumprido é preciso buscar formas de envolver as pessoas, como: 

  • a priorização do envolvimento da comunidade local — seja de forma indireta, por meio da prestação de serviços, ou na contratação de artistas locais, por exemplo, no caso de shows e festivais de música, teatro e outras manifestações de arte;
  • dar acesso para pessoas de diferentes grupos e necessidades — aqui o produtor deve se atentar para questões estruturais relativas à acessibilidade do evento para que pessoas com deficiências, por exemplo, não sejam impedidas de participar da produção. Além disso, o organizador pode promover a inclusão de outros grupos minoritários por meio das políticas de meia-entrada e outros descontos especiais;
  • incluir a diversidade e o respeito aos direitos das pessoas — aqui o produtor deve encontrar formas de garantir que os direitos sociais dos participantes sejam respeitados no evento, disponibilizando, por exemplo, canais de denúncia para situações de homofobia, racismo e outras manifestações preconceituosas, entre outras ações. 

3. Priorizar parcerias comprometidas com a sustentabilidade 

Outra dica para os organizadores que desejam trabalhar a sustentabilidade social em eventos é priorizar parcerias com outras empresas e profissionais que também estão comprometidos e envolvidos com o conceito

Para que uma produção alcance o sucesso, o apoio e o comprometimento dos envolvidos com o evento é de extrema importância e isso inclui as parcerias externas também. 

Além disso, o público pode ficar confuso e até julgar inapropriado a associação do evento com uma marca ou profissional que tem atitudes contrárias aos valores compartilhados pela produção.

Com ajuda da Sympla, prezar pela sustentabilidade de um evento fica mais fácil! 

Não há dúvidas de que a aplicação de um conceito sustentável nos eventos retorna muitos benefícios. A sua aplicação permite ao organizador comunicar seus valores com o público e, assim, atrair participantes mais qualificados para as suas produções. 

Ações de comprometimento social também melhoram a imagem do evento perante a sociedade e ainda ajudam a reduzir os custos de produção a partir da priorização de elementos reutilizáveis e da  economia de recursos, como água e energia. 

Porém, esse tipo de produção requer ainda mais atenção aos detalhes que as demais. E, por isso, contar com uma plataforma especializada na gestão de eventos pode fazer toda a diferença. 

Com a Sympla, o produtor pode otimizar o seu trabalho, se concentrando nos pontos de maior importância do projeto. Por meio da plataforma é possível: 

  • cadastrar, gerenciar e acompanhar todas as informações do evento;
  • contar com o suporte de uma equipe de especialistas;
  • integrar as principais ferramentas de marketing do mercado para ter uma visão muito mais analítica e completa da produção, além de impulsionar a sua divulgação;
  • acompanhar relatórios de vendas, inscrições, dados demográficos e de interesse do público em tempo real;
  • e muito mais! 

Aproveite e saiba mais sobre as soluções da Sympla para produzir eventos impecáveis.