Para vender mais, é preciso saber as melhores técnicas de vendas e estar por dentro do mercado, além de conhecer seu público muito bem. 

Ainda não sabe como começar a comercializar seus eventos e atingir um grande público? A Sympla listou 7 técnicas que vão ajudar nas vendas presenciais e online. Confira tudo na leitura. 

O que são técnicas de vendas?

As técnicas de venda são estratégias e métodos de persuasão utilizados para incentivar clientes a adquirirem produtos e serviços. Elas são importantes para garantir mais lucratividade e eficiência na hora da venda. 

As técnicas certas podem ser adaptadas e utilizadas nos mais diferentes contextos, inclusive, para o mercado de eventos. Nesse cenário, elas podem ajudar o produtor a esgotar seus ingressos mais rápido, trazendo uma maior previsibilidade de receita. 

#DicaSympla: Como vender mais ingressos: guia completo com tráfego pago, parcerias e mais

7 Técnicas de vendas para usar em 2024

As técnicas de venda são aplicadas em diferentes etapas, desde a prospecção de leads, até o fechamento da venda. A seguir, listamos algumas das principais estratégias para essas diferentes etapas.

1. Conheça seu público

Seja no presencial ou na internet, conhecer o público-alvo e saber quem você quer atingir é o primeiro passo da estratégia de vendas. No caso da venda online, essa identificação pode ajudar na hora de segmentar o tráfego pago, por exemplo. 

Conhecer seu público e elaborar uma persona também vai ajudar você a definir a melhor estratégia de comunicação na hora de venda, além de identificar quais objeções precisam ser quebradas e quais diferenciais do seu evento podem fazer a diferença. 

2. Pitch de vendas e rapport

Para quem pretende vender no presencial, as técnicas de pitch de vendas e rapport são essenciais. O pitch funciona como um roteiro do discurso que será utilizado para atrair o interesse do potencial cliente. 

Já o rapport é uma técnica utilizada para se conectar com ele, causando uma boa impressão e colocando o consumidor no centro da sua atenção, por exemplo, demonstrando interesse no que ele tem a dizer.

3. Personalize suas copies

Se o pitch de vendas é importante para a venda presencial, as copies são essenciais para vender pela internet. Boas técnicas de copywriting são capazes de criar textos persuasivos e interessantes, despertando o interesse do público no evento e dando a ele uma sensação de urgência. 

O ideal é que o produtor estude um pouco sobre gatilhos mentais e técnicas de escrita, para conseguir sustentar argumentos de maneira objetiva e envolvente. 

4. Divulgação é a chave!

O marketing que funciona é aquele que não parece marketing. Sendo assim, na hora de pensar em suas divulgações, é interessante tomar cuidado para que o anúncio não pareça uma propaganda escancarada. 

Contar uma história ou fazer perguntas, por exemplo, podem ser formas de envolver o lead, sem chegar vendendo logo de cara. 

#DicaSympla: Como divulgar um evento: 8 dicas indispensáveis para colocar em prática

5. Pense em ações promocionais

As ações promocionais também são uma forma de chamar a atenção do público para você e tentar garantir mais vendas. Por isso, vale a pena explorar diferentes possibilidades como sorteios de ingressos, ativações em eventos e brindes.

6. Empatia sempre

Após conhecer seu público é possível identificar quais são as dores dele, certo? Assim, explore a empatia e transmita ao seu cliente que você o entende e pode solucionar seus problemas. 

A empatia é a melhor ferramenta para um bom atendimento e pode fazer a diferença na imagem que você passa aos clientes.  

7. Explore as tendências do mercado de eventos

Explorar as principais tendências do mercado de eventos também é uma forma de destacar sua produção da concorrência e garantir mais vendas. Entre as principais, podemos citar:

  • Hiper personalização de experiências;
  • Foco em diversidade, equidade e inclusão;
  • Associação com causas sociais;
  • Destaque para shows musicais;
  • Experiências digitais em eventos presenciais.

Bônus

A dica bônus de hoje diz respeito ao acompanhamento das campanhas de venda. É fundamental que o produtor realize testes A/B com diferentes copies e imagens, por exemplo, para entender o que mais atrai seu público-alvo. 

Avaliar campanhas anteriores também é uma forma de entender quais estratégias já trouxeram bons resultados, evitando que você precise perder muito tempo com diferentes testes. 

Onde vender seus eventos?

Com todas essas técnicas de vendas, vai ficar mais fácil divulgar e vender seus ingressos, alcançando o tão sonhado sold out

Se a ideia é realizar vendas online, a dica é utilizar ferramentas como as redes sociais, anúncios patrocinados e cursos online. Já para vendas presenciais, é possível explorar, por exemplo, feiras de negócios, eventos corporativos e stands em locais de grande circulação. 

Está organizando eventos incríveis, mas ainda não sabe muito bem como vendê-los? A Sympla disponibilizou um curso online gratuito de marketing para produtores de eventos. Inscreva-se agora mesmo e aprenda tudo com a maior plataforma do Brasil.