Já tradicional e consolidada nos Estados Unidos, a Black Friday chegou ao Brasil no início dos anos 2000, se popularizando apenas alguns anos depois. Hoje, a força dessa data no mercado de consumo e serviços é inegável. 

De acordo com dados de um estudo realizado pelo Mercado Livre, 85% dos brasileiros estão se programando para comprar nesta Black Friday 2024. Os focos de interesses vão desde eletrônicos e itens de beleza, até viagens e experiências.  

Ou seja, a data promete! Se você quer aprender como dar aquele empurrãozinho e aumentar as vendas na Black Friday, continue a leitura e confira nossas dicas.

O que é a Black Friday e como surgiu?

Quem nunca ficou chocado com as enormes filas de espera em frente às lojas nos Estados Unidos. A Black Friday, dia especial de descontos, acontece por lá sempre depois do Dia de Ação de Graças, na última sexta-feira do mês de novembro.

A data surgiu na Filadélfia nos anos 1960. Na ocasião, a cidade começava a se encher de pessoas em busca de presentes de Natal. Os comerciantes, então, aproveitavam esse movimento para oferecer descontos e atrair novos clientes.

Mas se antes os consumidores dormiam nas filas para conseguir os melhores preços, hoje, cada vez mais o hábito de compra tem se voltado para a internet. No Brasil, a moda só pegou em 2010, com as lojas online aderindo com mais força ao movimento

Desde então, cada vez mais lojistas e mercados oferecem descontos especiais para os consumidores.

Participar ativamente da Black Friday ajuda uma marca a atingir novos consumidores. Além disso, se trata de um importante momento no qual os consumidores estão mais propensos a buscar por ofertas e, efetivamente, comprar os produtos. 

Você já pensou em aderir à Black Friday para promover um evento e vender ingressos? Acredite: a presença desse “feriado” em campanhas promocionais de fim de ano têm crescido e essa é uma daquelas ondas em que vale a pena surfar.

Por que sua marca deve participar da Black Friday 2024?

Nos últimos anos, as campanhas de Black Friday expandiram globalmente, alcançando muita popularidade em diversos países, inclusive no Brasil. 

Dados da pesquisa Panorama do Consumo 2° Semestre 2024 da Globo, mostram que quase 50% dos brasileiros começam a pesquisar com um mês ou mais de antecedência para planejar suas compras da Black Friday. A projeção é um gasto médio de R$ 500 por consumidor neste ano. 

Essa Black Friday, no entanto, apresenta uma diferença das campanhas passadas. Isso porque, houve um aumento de interesse por experiências e eventos, em vez de bens materiais. 

Essa mudança de consumo é reflexo do período de isolamento, causado pela pandemia. Só nos EUA, foi registrado um aumento de 30% em gastos com viagens internacionais e shows ao vivo no último ano. 

Dessa forma, a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade não só para os lojistas, mas também para os produtores de eventos. Investir em campanhas promocionais nessa época do ano é extremamente vantajoso, possibilitando um aumento nas receitas, a atração de novos clientes e a fidelização dos antigos.

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10 dicas de como vender ingressos na Black Friday

Realizar um evento que chame a atenção é uma das principais regras para ter sucesso na venda de ingressos. Mas, além disso, ser transparente é fundamental. Essa regra se aplica com mais força ainda durante uma campanha de Black Friday. 

A seguir, compartilhamos algumas dicas para vender mais nesse período:

1. Participe ativamente da onda

Essa nem parece uma dica. Afinal, se você chegou até aqui, está pensando em fazer parte da Black Friday. Porém, sabemos que a data, embora popular no calendário de e-commerces e varejos, nem sempre é explorada pelo setor de eventos ou cursos online. 

Por isso, reforçamos a importância de dar uma chance para esse momento. Vale, inclusive, extrapolar o dia da Black Friday e criar ofertas para a semana toda

Faça o teste e avalie os resultados. Se já realizou essa ação em anos anteriores, olhe para seus números e extraia aprendizados que possam ser aplicados nas ações do próximo ano. 

Decidido a aproveitar essa tendência? Então é hora de começar a planejar seus descontos.

2. Planeje as campanhas com antecedência

A primeira tarefa depois de decidir participar da campanha, é começar a planejá-la. É importante criar um plano de ação com antecedência, definindo quais produtos ou serviços vão ser oferecidos com desconto. 

Lembre-se de avaliar detalhadamente o seu orçamento e fazer cálculos, para garantir que os descontos possam ser oferecidos, sem que haja prejuízo para a empresa. 

Também é importante definir metas e objetivos, treinar sua equipe para prestar um atendimento ágil e definir quais canais de divulgação serão utilizados na campanha de Black Friday. 

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3. Explore diferentes canais para a divulgação

A divulgação é parte essencial para o sucesso de uma campanha de Black Friday. Por isso, explore todos os seus canais, para que seu público fique sabendo sobre as ofertas que serão disponibilizadas.

No universo de eventos, o mailling de uma empresa pode ser o maior tesouro na hora de conversar com o público. Por isso, crie campanhas de e-mail marketing que gerem expectativa e despertem gatilhos mentais para a conclusão da compra. Outras dicas importantes para aplicar na estratégia de envio de e-mails são:

  • Crie benefícios diferenciados para quem se cadastrar na sua newsletter;
  • Pense nos títulos dos e-mails com atenção. Afinal, será preciso competir com um grande volume de mensagens com objetivos semelhantes;
  • Trabalhe mensagens que dão um senso de urgência como “últimas vagas”, “lote promocional limitado”, “somente nesta semana”, etc. 
  • Inicie a campanha com antecedência, repetindo a mensagem em seus canais de divulgação para gerar expectativa no seu público.

Além do e-mail, crie campanhas nas redes sociais da sua marca. Da mesma forma, inicie a divulgação com antecedência para criar expectativa e atrair compradores mais racionais, que se planejam antes de concluir a compra. 

Uma boa ideia é criar uma contagem regressiva nesses canais. Ou aquelas barras que mostram que os ingressos ou vagas estão acabando.

O WhatsApp pode ser outro canal de grande valor para a divulgação. Mas, nesse caso, tome cuidado com a invasão de privacidade. Spam, não, né? Só envie mensagens se tiver autorização para isso. Combinado?

Por fim, invista em mídia paga, tanto nas redes sociais, como no Google. O remarketing pode ser um caminho importante para recuperar pessoas que já acessaram o seu site e, dessa forma, já conhecem o que sua empresa tem a oferecer. 

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4. Invista em descontos reais

A reputação da sua marca depois da Black Friday estará diretamente relacionada com os descontos oferecidos. Por isso, seja ousado e agressivo na estratégia de preços. Uma boa solução é oferecer valores promocionais de primeiro lote. 

Além disso, você pode oferecer descontos mais atrativos ao vender em quantidades maiores. Aquele esquema “leve 3, pague 1”, sabe? O consumidor ganha ao comprar com descontos ainda maiores e você, produtor, vê o volume de vendas aumentar.

5. Crie descontos progressivos durante a Black Friday

Para ajudar a fechar mais vendas, você pode implementar a estratégia de descontos progressivos. Por exemplo, dando 10% de desconto na compra de um ingresso, 15% na compra de dois, e por aí vai. 

Essa é uma estratégia interessante, tanto para impulsionar a venda de ingressos de uma próxima edição do evento, quanto para garantir um maior volume de participantes para a edição atual. 

6. Ofereça cupons de desconto

Um dos principais hábitos de consumo durante a Black Friday é a busca por cupons de desconto. Essa estratégia, além de ser muito atrativa para o consumidor, pode ser um caminho importante para fidelizá-lo à sua marca. 

Ao oferecer cupons – ou códigos – de descontos para a próxima compra, você incentiva que ele volte e participe de outras experiências oferecidas pela sua empresa. No fim das contas, o consumidor aproveita descontos imediatos da campanha de Black Friday e tem a oportunidade de comprar outros ingressos ou inscrições com descontos. 

Ao oferecer esse benefício, fique atento: o regulamento para o uso do cupom deve ser bem claro. Mais uma vez, reforçamos que a transparência é essencial.

7. Anuncie a principal novidade do evento

Além de trazer descontos agressivos, o período de Black Friday também pode ser utilizado para aumentar o interesse no seu evento e torná-lo uma oportunidade única. Para isso, aproveite o mês de novembro para divulgar novos palestrantes ou atrações confirmadas. 

Lembre-se de que para otimizar ainda mais seus resultados na Black Friday, você precisa entregar para o público algo a mais. Assim, além do preço promocional, é importante ter um outro diferencial atrativo. 

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8. Crie um senso de urgência

O senso de urgência é um dos principais gatilhos mentais do marketing digital. Ele traz a ideia de escassez e faz com que os consumidores tomem a decisão de compra de forma muito mais ágil. 

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para gerar essa expectativa. Algumas delas são:

  • Contadores de tempo regressivo;
  • Quantidade de ingressos disponíveis;
  • Cupons com tempo limitado;
  • Ofertas relâmpago;
  • Preços promocionais de 1º lote;
  • Entre outros. 

É importante, no entanto, que essas informações sejam verdadeiras, para não fazerem com que o consumidor se sinta enganado. Assim, se você divulgou que o desconto vai somente até o final do domingo, ele precisa cumprir essa regra. 

9. Tenha um excelente atendimento ao cliente

Atender bem os seus clientes é algo que precisa ser feito durante todo o ano. Mas quando o assunto é Black Friday, é preciso ter ainda mais cuidado. Isso porque, durante os períodos promocionais, as chances de confusões e erros são bem mais frequentes. 

Muitas dúvidas surgem e é preciso saná-las rapidamente para que as vendas corram bem. Além disso, é fundamental ficar de olho nas suas redes sociais e outros canais de atendimento, além dos principais. 

Tenha em mente que a forma como seu cliente é tratado durante esse período pode influenciar diretamente a reputação e a credibilidade da empresa e de suas produções. 

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10. Faça parcerias com outras marcas

Pensar em parcerias com outras marcas é uma forma de tornar suas campanhas mais atrativas e diferenciadas. Aqui, você pode incluir, por exemplo, um brinde de algum parceiro ou patrocinador do evento para os clientes que comprarem ingressos durante a Black Friday. 

É interessante, também, contar com plataformas parceiras, como a Sympla, para ajudar na venda e na gestão dos ingressos. Ao utilizar as soluções da Sympla, você garante um controle mais eficiente do evento, além de facilitar a compra oferecendo diversos métodos de pagamento aos consumidores. 

Dica extra: aproveite a Black Friday para coletar dados

A Black Friday pode ser a oportunidade perfeita para entender os hábitos de consumo dos seus clientes e desenvolver soluções personalizadas. Para isso, é válido pensar em estratégias eficientes para coletar dados ao longo do período. 

Além de avaliar os dados e históricos de compras, é possível, por exemplo, criar formulários de antecipação para os clientes interessados em participar das campanhas. Nesses formulários, você pode solicitar dados como e-mail, nome e telefone, e utilizar as informações coletadas para enviar promoções exclusivas, de acordo com o perfil do cliente. 

Lembre-se de incluir no formulário uma opção selecionável onde o cliente possa marcar que aceita o recebimento de conteúdos promocionais

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O que não fazer na Black Friday? 

Você, provavelmente, já ouviu o boato de que, no Brasil, os descontos da Black Friday representam a “metade do dobro”. Isso porque, quando a campanha começou a se popularizar por aqui, muitas empresas usaram a má fé, aumentando preços um pouco antes de novembro para, depois, oferecer descontos.

Por isso, se pretende anunciar a sua participação na Black Friday, prepare-se para oferecer descontos e benefícios reais. Dessa forma, você garante uma experiência positiva dos consumidores com sua marca.

Além disso, não tente abraçar o mundo. Ofereça descontos possíveis e viáveis de serem cumpridos. É comum vermos pessoas dando descontos grandes, para depois se arrependerem com custos não previstos como a manipulação de embalagens e envios pelos Correios. 

Se as ofertas são em ingressos para um evento presencial, por exemplo, deixe claro a quantidade de ingressos disponíveis na campanha. 

Por fim, prepare-se para atender bem o seu público. Um erro muito comum na Black Friday é a falta de preparo para o possível aumento de dúvidas e interações. Por isso, reforce sua equipe de atendimento e boas vendas!

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Com as soluções oferecidas pela Sympla, você consegue planejar sua política de preços e descontos em um só lugar, além de ter todo o suporte necessário para gerir e vender seus ingressos. Fale com um consultor e confira as condições especiais para os produtores.