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Como explorar a tendência dos micro eventos?

O que são micro eventos e como explorar essa tendência

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Em um cenário onde os eventos grandiosos, que atraem milhares de pessoas, se tornam cada dia mais fortes, surge uma nova demanda de mercado, o micro evento, produção intimista pensada para um público seleto. 

Já pensou em explorar as possibilidades desse tipo de evento de pequeno porte? Neste post, a Sympla traz algumas informações relevantes e dicas para você organizar o seu. Confira tudo na leitura a seguir.  

O que é um micro evento?

Micro eventos são produções de pequena escala, cuidadosamente planejadas para oferecer uma experiência íntima e personalizada a um grupo restrito de pessoas. Normalmente, são eventos mais curtos e com um tema muito específico. 

Eventos desse modelo têm se tornado uma tendência e podem ser boas opções para o produtor que deseja oferecer uma experiência exclusiva aos participantes, permitindo um momento de desconexão com o mundo virtual e fortalecendo laços de proximidade.  

Essas produções também podem ser organizadas de forma híbrida. Ou seja, enquanto parte dos participantes vivenciam um evento presencial exclusivo, o restante pode assistí-lo remotamente, por meio de uma cobertura ao vivo.

Por que explorar a tendência dos micro eventos?

Os micro eventos têm se mostrado cada vez mais populares entre participantes e organizadores. Isso porque, oferecem uma sensação de exclusividade ao público, além de outros benefícios para o produtor, como veremos a seguir. 

Facilidade de organização

Os micro eventos são produções de menor dimensão, por isso, exigem menos trabalho e planejamento dos organizadores. A logística é mais simples, assim como a necessidade de recursos.

O espaço necessário para a produção também se torna mais versátil e o evento pode ser organizado em locais como espaços de coworking, hóteis, restaurantes, galerias de arte e até na própria empresa, no caso de eventos corporativos.

Redução de custos

Os custos envolvidos também são mais enxutos, já que é possível economizar com serviços como catering, animação e equipe de apoio. 

Dessa forma, por serem mais gerenciáveis e econômicos, os micro eventos se tornam mais acessíveis para patrocinadores e parceiros regionais, que dispõem de um orçamento restrito.  

Fortalecimento da comunidade

Grupos menores possibilitam um evento mais intimista, onde os participantes conseguem interagir, fazer novas conexões e desfrutar de um ambiente mais agradável. Esse tipo de experiência fortalece a comunidade nichada, além de aumentar a credibilidade e a reputação do produtor dentro da área. 

Formatos adaptáveis ​​e criativos 

Por serem produções de menor escala, os micro eventos também possibilitam formatos mais diferenciados e criativos, como mesas de discussões, pocket shows, jantares de networking e muito mais. 

São inúmeras possibilidades para explorar, desde locais não convencionais, até experiências diferenciadas e únicas. 

Adaptação para públicos de nicho

O porte mais enxuto desse tipo de evento também abre a possibilidade de trabalhar públicos super nichados, oferecendo experiências inéditas e personalizadas. 

É possível focar, por exemplo, em públicos neurodiversos ou participantes com necessidades especiais, coisa que não seria possível em eventos de grande porte, onde a necessidade de atrair público acaba se sobressaindo.

Foco em sustentabilidade

Por fim, os micro eventos também oferecem uma alternativa mais ecológica e sustentável do que produções de grande escala. Isso porque, eles geram uma menor pegada de carbono, menos consumo de energia e desperdício de alimentos. 

O fator sustentável é uma bandeira cada dia mais importante no mercado e, além de ser bom para o planeta, também atrai um público ambientalmente consciente. 

Como produzir um micro evento

Mesmo sendo um evento de menor porte, é essencial que o produtor tenha um planejamento cuidadoso na hora da organização. Para ajudá-lo, a Sympla listou um passo a passo a seguir:

#DicaSympla: Como organizar um evento de sucesso? Um passo a passo da organização 

Exemplos de micro eventos

Existem diversas possibilidades de formatos para explorar com os micro eventos. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para promover uma marca ou produto, em cursos e workshops sobre temas específicos e muito mais. 

A seguir, você confere algumas ideias para aplicar esse tipo de produção na prática:

Criando seu micro evento com a Sympla

Se a ideia é produzir um micro evento, a Sympla tem as soluções perfeitas, pensadas sob medida para você. A maior plataforma de eventos do Brasil vende 105 ingressos por minuto e conta com inúmeras funcionalidades que podem ajudar o produtor na hora de criar, divulgar e vender suas produções.

Na Sympla, você consegue criar páginas de vendas personalizadas de acordo com a sua necessidade, integrar diversas ferramentas de marketing digital, dados e CRM e ainda vender seus ingressos de forma facilitada, permitindo que o público utilize diversos métodos de pagamento. 

Além disso, a plataforma oferece todo o suporte de credenciamento mobile e controle de entrada dos participantes através do app, conecta você com uma rede de fornecedores homologados e traz um painel financeiro em tempo real. 

Deu pra notar que a maior e melhor plataforma de eventos do Brasil é o local perfeito para você criar e gerenciar seus próximos micro eventos, não é? Então acesse o site e confira todas as soluções pensadas especialmente para produtores de cursos e workshops

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