O mercado de eventos conta com uma infinidade de possibilidades para explorar públicos diversos e garantir a fidelização deles. Uma boa ideia para quem deseja alcançar nichos específicos é organizar um meetup.
Você já ouviu falar nesse tipo de evento? Neste post, a Sympla explica melhor o que é meetup, como funciona e dicas para você organizar o seu. Confira tudo sobre o tema.
O que é meetup?
O meetup é um encontro informal e descontraído que reúne pessoas com interesses em comum para discutir um tema, fazer networking e obter insights por meio de debates e conversas.
O conceito surgiu nos fóruns de discussão online com o objetivo de reunir pessoas com um mesmo gosto e criar contatos. Com o passar do tempo, esses encontros acabaram se tornando eventos maiores, focados em networking e no relacionamento entre os participantes.
Hoje, a ideia de meetup pode ser explorada em todos os nichos e organizada por diferentes grupos, por exemplo, empresas que desejam ver seu time mais entrosado, participantes de fóruns e produtores de eventos, que enxergam em determinado tema uma possibilidade de negócio.
#DicaSympla: Tendências da indústria de eventos: o que esperar de 2024?
Quais as vantagens de organizar um meetup?
Os meetups são eventos interessantes para o público e possibilitam oportunidades de networking, além de novas perspectivas sobre determinado assunto. Esse tipo de evento também traz vantagens para o organizador, como:
- Construção de credibilidade na comunidade;
- Oportunidade de educar o público para vender novos eventos e produtos no futuro;
- Aumento da visibilidade da marca;
- Maior conhecimento sobre o público-alvo;
- Identificação de potenciais parceiros de negócio;
- Conhecimento sobre tendências e inovações da área.
Como organizar um meetup?
Entendendo o que é um meetup e as vantagens de organizá-lo, é hora de descobrir como colocar essa ideia em prática para produzir o seu primeiro evento neste estilo.
Defina o tema
O primeiro passo é identificar qual será o tema abordado no evento. Isso vai ajudar você a identificar o público-alvo, os palestrantes e mediadores mais interessantes e outros fatores importantes para o planejamento e a divulgação do encontro.
Escolha o local ideal
Se o evento for presencial, é preciso encontrar um local adequado, em que todos os participantes consigam se acomodar confortavelmente e que forneça a infraestrutura necessária.
Já se a ideia for um meetup online, defina uma plataforma para a reunião e faça testes com antecedência para verificar a qualidade da conexão e as ferramentas disponíveis.
Defina e convide os palestrantes
A escolha dos palestrantes pode ser decisiva para atrair o público de um evento como esse. Por isso, é importante fazer uma pesquisa aprofundada para entender quem são os nomes mais relevantes no nicho. Os palestrantes devem ser mencionados em todos os meios de divulgação, para fortalecer o argumento de venda e agregar valor à produção.
Além dos palestrantes principais, é válido convidar outras pessoas que possam contribuir com as discussões e debates, para enriquecer ainda mais as conversas.
Faça a lista de convidados ou estruture a página de vendas do evento
O evento pode ser fechado para um público específico, por exemplo, colaboradores de uma empresa. Nesse caso, é importante criar a lista de participantes e enviar os convites com antecedência, para que todos possam se programar.
Caso o evento seja aberto ao público, crie uma página de vendas bem estruturada, com todas as informações necessárias e inclua um botão para que os interessados possam se inscrever.
Organize todos detalhes do meetup
Além dos participantes e do local, é preciso considerar outros detalhes e tarefas importantes para o sucesso do evento. Aqui, é válido criar um checklist com tudo o que deve ser organizado para a produção, por exemplo:
- Dia e horário do evento;
- Decoração do espaço;
- Valores dos ingressos;
- Mesas, cadeiras e outras estruturas necessárias;
- Equipamento de som e vídeo;
- Programação e ordem de palestras e debates;
- Estratégia de divulgação;
- Logística de fornecedores;
- Entre outros pontos.
#DicaSympla: 5 planilhas prontas gratuitas para produção de eventos
Ofereça um bom coffee break
O coffee break não é obrigatório nos meetups, mas pode ser oferecido para agregar ainda mais valor ao evento e garantir aos participantes um momento a mais, para que eles possam trocar ideias e confraternizar.
Ideias para o seu meetup
Por fim, aqui vão algumas dicas e ideias para tornar o seu meetup ainda mais interessante e atrativo:
- Explore temas atuais como inteligência artificial, empreendedorismo, tendências de tecnologia, inovação na saúde, moda sustentável e cultura pop;
- Experimente outros formatos, como um meetup digital;
- Forneça brindes criativos para reforçar a sua marca;
- Convide patrocinadores e parceiros para enriquecer a experiência do público;
- Faça registros visuais do encontro para alimentar as redes e garantir divulgação espontânea;
- Foque em criar um senso de comunidade;
- Colha feedbacks dos participantes após o evento.
Já tinha considerado o meetup como uma possibilidade na produção de eventos? Esse tipo de encontro pode atrair um público fiel e gerar excelentes oportunidades para o organizador. Então que tal colocar a mão na massa? Crie seu evento na Sympla e conte com as melhores soluções e ferramentas.