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Como divulgar um evento: 8 dicas indispensáveis para colocar em prática

Grupo com quatro pessoas sorrindo e olhando para o celular

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Muito além da venda de ingressos, saber como divulgar um evento da maneira correta traz várias vantagens para o organizador e é crucial para o sucesso da produção. Entre elas estão a construção da identidade do evento, o reforço da marca e o reconhecimento como referência no segmento do evento, seja ele uma festa, balada, show, congresso, evento esportivo ou religioso.

Que tal aprender tudo sobre a divulgação de eventos com a Sympla? Acompanhe as nossas 8 dicas e saiba como divulgar o seu evento da maneira que ele merece :)

Como divulgar um evento

1. Conheça o público e defina a verba

Nada de sair distribuindo cupons promocionais ou criar vários anúncios e campanhas nas redes sociais: o primeiro passo para iniciar a divulgação do seu evento é conhecer o público-alvo e definir qual a verba disponível para divulgação!

Antes de criar qualquer ação para divulgar um evento, é necessário saber exatamente para quem ele é destinado. Assim, você pode estabelecer os principais meios de divulgação do evento e a linguagem mais adequada para convencer o público de que o seu evento é imperdível. Para isso, procure responder a perguntas como:

Com esses pontos esclarecidos, você pode dar início ao planejamento da sua divulgação, que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento do evento e estar alinhada à sua estratégia de branding. O plano de como o seu evento será divulgado deve englobar todos os meios de comunicação utilizados, a verba disponível para cada ação e quais serão os esforços necessários para que tudo funcione de forma conjunta.

Está achando confuso? Calma, a gente explica tudo! Confira a seguir os principais pontos que você precisa se atentar para divulgar um evento, além das principais opções que você pode utilizar para que a divulgação seja um sucesso.

2. Como divulgar um evento nas redes sociais

As redes sociais são o meio mais utilizado para divulgar eventos atualmente. E não é à toa: só o Instagram conta com mais de 110 milhões de usuários ativos no Brasil, enquanto o Tik Tok já possui mais de 80 milhões.

Mas mesmo com números tão vantajosos, é preciso ter muita atenção e capricho na hora de divulgar o seu evento em qualquer rede social. Para que o seu público seja atingido da melhor maneira, é preciso escolher os canais corretos, utilizar uma linguagem adequada ao evento e buscar interagir de um jeito original e focado no engajamento.

No Instagram, por exemplo, você pode criar, na página oficial da sua marca ou empresa, stories e peças de divulgação das principais novidades e atrações do seu evento. Com stories criativos e reels que engajem o público, todos ficarão ansiosos para acompanhar as atualizações e conferir todos os detalhes da sua produção.

#DicaSympla: Use e abuse do conteúdo gerado pelo participante de forma espontânea. Leia também sobre UGC.

Aproveite para bombar a divulgação do seu evento nas redes sociais através de ações como:

#DicaSympla: Aprenda mais dicas de como usar o Tik Tok para divulgar seu evento

Aproveite para conferir o nosso guia completo sobre como divulgar seu evento nas redes sociais, com dicas e melhores práticas para cada uma das principais plataformas!  

3. Anúncios pagos para eventos: Google, Facebook, Instagram e Tik Tok

Outra forma de divulgar o seu evento é através dos anúncios pagos, que irão aumentar o alcance da sua divulgação. A criação de anúncios pode ser uma forma eficiente de atingir o público certo do seu evento, criando uma campanha segmentada para atingir o seu público-alvo. Com isso você tem muito mais chances das pessoas impactadas pelos anúncios se interessarem pelo evento e comprarem os ingressos.

Você pode criar anúncios pagos no Facebook, no Instagram, no Google e no Tik Tok para divulgar o seu evento. Escolha uma boa imagem de divulgação, pense em uma legenda que atraia o público e direcione o anúncio para a página de compras de ingressos.

#DicaSympla: Como fazer Dark Post no Instagram e bombar sua divulgação

No Facebook Ads e Instagram Ads, você pode segmentar o anúncio de várias maneiras: por idade, geolocalização, páginas de interesse e até pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma.

Já no Google Ads, além de também poder fazer a segmentação, o seu anúncio é veiculado para pessoas que buscam por palavras-chaves e termos específicos que tenham alguma relação com o tema do seu evento.

4. Como divulgar um evento com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas para divulgar os trabalhos realizados – e você também pode utilizá-lo para divulgar o seu evento e criar uma relação mais próxima com o seu público.

Use as campanhas de e-mail para manter contato com as pessoas que já interagiram de alguma maneira com a sua marca ou demonstraram interesse em participar do seu evento. Aqui, o objetivo é criar uma comunicação estreita, para mostrar a elas todas as vantagens e benefícios de participarem do seu evento.

Uma grande vantagem do e-mail marketing é que você pode iniciar as estratégias para divulgar o evento bem antes dele acontecer. Alguns meses antes, por exemplo, você pode adicionar um formulário para que as pessoas interessadas se cadastrem e passem a receber e-mails com as atualizações do seu evento.

Aqui vão algumas sugestões de como usar o e-mail marketing para eventos:

Com a Sympla, você consegue criar sua própria lista de e-mail marketing com os endereços eletrônicos dos participantes do seu evento. Assim, você pode criar e enviar e-mails personalizados para quem já adquiriu ingressos e ainda enviar convites para quem participou de eventos passados. Veja aqui como é fácil!

#DicaSympla: 5 estratégias de engajamento para eventos

5. Produzindo materiais de divulgação para eventos

A internet é uma poderosa ferramenta de divulgação para qualquer tipo de evento. No entanto, o boca a boca e a divulgação offline não devem ser deixados de lado na hora de saber como divulgar um evento.

Conte com o trabalho de um designer para a criação de panfletos, folders e outros materiais promocionais para divulgar o seu evento de forma criativa e distribua-os em locais estratégicos.

Para festas e baladas, por exemplo, você pode distribuí-los em bares e espaços que o seu público frequenta para se divertir. No caso de eventos corporativos – como cursos, palestras e workshops – é interessante divulgar o material em faculdades, universidades e espaços de coworking, além de empresas parceiras que desenvolvam um trabalho condizente com o seu evento. O segredo é marcar presença nos mesmos locais que o seu público!

Independentemente do tipo do seu evento, não se esqueça de destacar no material informações importantes sobre a realização do evento, tais como data, local, principais atrações e dados sobre a venda de ingressos.

#DicaSympla: Como fazer um plano de comunicação

6. Realizando ações promocionais para eventos

As ações promocionais são excelentes opções para divulgar um evento e ampliar o seu alcance ao público desejado. Mas antes de colocar uma ação no ar, é preciso preparar uma estratégia que responda às seguintes perguntas:

Depois de tudo estruturado e sob controle, você pode dar início às ações promocionais que deseja fazer. Não se esqueça de acompanhar os resultados diários de cada ação – assim, se você notar que o desempenho não está sendo satisfatório, pode modificar a estratégia ou alterar a quantidade de recursos sendo investidos nela.

#DicaSympla: para acompanhar os resultados que o seu evento está trazendo, que tal centralizar todas as informações em um único lugar? Aproveite para fazer o download do cronograma gratuito para produção de eventos que criamos! 

7. Venda de ingressos online

Sim! A venda de ingressos online também funciona como uma forte estratégia para divulgar o seu evento :)

Além de permitir o acompanhamento do sucesso do evento e o retorno financeiro dos seus esforços em tempo real, a venda online é um atrativo extra para que o público adquira os ingressos. Maior segurança, agilidade na compra e a praticidade de não precisar sair de casa são apenas algumas das vantagens para os participantes.

Ao vender ingressos pela Sympla, por exemplo, o seu evento se transforma em um hotsite no qual você pode adicionar informações, links e imagens de divulgação, além de compartilhá-lo diretamente nas redes sociais, enviá-lo como um convite por e-mail e incorporá-lo com um grid de ingressos em qualquer site.

8. Use dados para monitorar os resultados

Mas, como saber se minha campanha está tendo resultados? Eventos data driven utilizam dados como métricas para monitorar o desempenho de campanhas de divulgação. Esses dados podem ser coletados de diferentes maneiras e fontes, mas o principal recurso para obtê-los são as UTMs (links parametrizados). Com elas, você acompanha toda a jornada do cliente, desde o acesso até o momento da compra e, assim, pode conhecer ainda mais seu público.

Além dessa ferramenta, integrar sua página de vendas ao Google Analytics 4 (GA4) fornecerá dashboards completos e dados suficientes para comparar seus resultados e adotar novas estratégias, caso necessário. Com a Sympla, você consegue otimizar suas campanhas de marketing integrando seus eventos ao GA4 e podendo baixar uma planilha personalizada com dados de UTM.

#DicaSympla: Saiba como usar mídia OOH para alcançar mais clientes com a divulgação em massa

Transforme seus eventos com a Sympla 

Com essas dicas, a divulgação do seu evento ficará muito mais profissional e organizada! Pronto para colocar as dicas em prática e divulgar o seu evento? Aproveite para criar um evento na Sympla

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