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Como divulgar um evento: 8 dicas indispensáveis para colocar em prática

Muito além da venda de ingressos, saber como divulgar um evento da maneira correta traz várias vantagens para o organizador e até para o mercado. Entre elas estão a construção da identidade do evento, o reforço da marca e o reconhecimento como referência no segmento do evento, seja ele uma festa, balada, show, congresso, evento esportivo ou religioso.

Que tal aprender tudo sobre a divulgação de eventos com a Sympla? Acompanhe as nossas 8 dicas e saiba como divulgar o seu evento da maneira que ele merece :)

Como divulgar um evento

1. Conheça o público e defina a verba

Nada de sair distribuindo cupons promocionais ou criar vários anúncios e campanhas no Facebook: o primeiro passo para iniciar a divulgação do seu evento é conhecer o público-alvo e definir qual a verba disponível para divulgação!

Antes de criar qualquer ação para divulgar um evento, é necessário saber exatamente para quem ele é destinado. Assim, você pode estabelecer os principais meios de divulgação do evento e a linguagem mais adequada para convencer o público de que o seu evento é imperdível. Para isso, procure responder a perguntas como:

Com esses pontos esclarecidos, você pode dar início ao planejamento da sua divulgação, que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento do evento. O plano de como o seu evento será divulgado deve englobar todos os meios de comunicação utilizados, a verba disponível para cada ação e quais serão os esforços necessários para que tudo funcione de forma conjunta.

Está achando confuso? Calma, a gente explica tudo! Confira a seguir os principais pontos que você precisa se atentar para divulgar um evento, além das principais opções que você pode utilizar para que a divulgação seja um sucesso :)

2. Como divulgar um evento nas Redes Sociais

As redes sociais talvez sejam o meio mais utilizado para divulgar eventos atualmente. E não é à toa: só o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, enquanto o Instagram possui mais de 800 milhões.

Mas mesmo com números tão vantajosos, é preciso ter muita atenção e capricho na hora de divulgar o seu evento em qualquer rede social. Para que o seu público seja atingido da melhor maneira, é preciso escolher os canais corretos, utilizar uma linguagem adequada ao evento e buscar interagir de um jeito original e focado no engajamento.

No Facebook, por exemplo, além de uma página oficial da sua marca ou empresa, você também pode criar um evento para divulgar as principais novidades e atrações do seu evento. A partir dele, o seu público pode acompanhar as atualizações e conferir todos os detalhes e informações. 

Aproveite para bombar a divulgação do seu evento nas redes sociais através de ações como:

#DicaSympla: Aprenda mais dicas de como usar o Facebook para divulgar seu evento

Aproveite para conferir o nosso guia completo sobre como divulgar seu evento nas redes sociais, com dicas e melhores práticas para cada uma das principais plataformas!  

3. Anúncios pagos para eventos: Google, Facebook e Instagram

Outra forma de divulgar o seu evento é através dos anúncios pagos, que irão aumentar o alcance da sua divulgação. A criação de anúncios pode ser uma forma eficiente de atingir o público certo do seu evento, criando uma campanha segmentada para atingir o seu público-alvo. Com isso você tem muito mais chances das pessoas impactadas pelos anúncios se interessarem pelo evento e comprarem os ingressos.

Você pode criar anúncios pagos no Facebook, no Instagram e no Google para divulgar o seu evento. Escolha uma boa imagem de divulgação, pense em uma legenda que atraia o público e direcione o anúncio para a página de compras de ingressos.

No Facebook Ads e Instagram Ads você pode segmentar o anúncio de várias maneiras: por idade, localização, páginas de interesse e até pessoas que já interagiram com a sua marca de alguma forma.

Já no Google Ads, além de também poder fazer a segmentação, o seu anúncio é veiculado para pessoas que buscam por palavras-chaves e termos específicos que tenham alguma relação com o tema do seu evento.

4. Como divulgar um evento com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas para divulgar os trabalhos sendo realizados – e você também pode utilizá-lo para divulgar o seu evento e criar uma relação mais próxima com o seu público.

Use as campanhas de e-mail para manter contato com as pessoas que já interagiram de alguma maneira com a sua marca ou demonstraram interesse em participar do seu evento. Aqui, o objetivo é criar uma comunicação estreita, para mostrar a elas todas as vantagens e benefícios de participarem do seu evento.

Uma grande vantagem do e-mail marketing é que você pode iniciar as estratégias para divulgar o evento bem antes dele acontecer. Alguns meses antes, por exemplo, você pode adicionar um formulário para que as pessoas interessadas se cadastrem e passem a receber e-mails com as atualizações do seu evento.

Aqui vão algumas sugestões de como usar o e-mail marketing para eventos:

Com a Sympla, você consegue criar sua própria lista de e-mail marketing com os endereços eletrônicos dos participantes do seu evento. Assim, você pode criar e enviar e-mails personalizados para quem já adquiriu ingressos e ainda enviar convites para quem participou de eventos passados. Veja aqui como é fácil :)

#DicaSympla: 5 estratégias de engajamento para eventos em 2020

5. Utilizando revistas e jornais para divulgar seu evento

Dependendo do segmento e formato do seu evento e do perfil do público-alvo, pode ser interessante divulgá-lo em jornais e revistas. Geralmente, para públicos mais tradicionais ou que não estão muito presentes na internet, essa é uma maneira interessante de conquistá-los.

Você pode preparar um texto de divulgação sobre o seu evento com as principais atrações e objetivos, além de informações como preços, ingressos e datas. Os jornais e revistas podem preparar uma pequena matéria para divulgar e trazer visibilidade ao seu evento, ou você mesmo pode fornecer uma imagem de divulgação com essas informações.

Aqui, é importante pensar em quais meios de comunicação você gostaria de divulgá-los: jornais de circulação local, revistas voltadas para segmentos específicos… Pense nos mais importantes e nos mais populares entre o seu público e divulgue o seu evento!

6. Produzindo materiais de divulgação para eventos

A internet é uma poderosa ferramenta de divulgação para qualquer tipo de evento. No entanto, o boca a boca e a divulgação offline não devem ser deixados de lado na hora de saber como divulgar um evento.

Conte com o trabalho de um designer para a criação de panfletos, folders e outros materiais promocionais para divulgar o seu evento de forma criativa e distribua-os em locais estratégicos.

Para festas e baladas, por exemplo, você pode distribuí-los em bares e espaços que o seu público frequenta para se divertir. No caso de eventos corporativos – como cursos, palestras e workshops – é interessante divulgar o material em faculdades, universidades e espaços de coworking, além de empresas parceiras que desenvolvam um trabalho condizente com o seu evento. O segredo é marcar presença nos mesmos locais que o seu público!

Independentemente do tipo do seu evento, não se esqueça de destacar no material informações importantes sobre a realização do evento, tais como data, local, principais atrações e dados sobre a venda de ingressos :)

#DicaSympla: Como fazer um plano de comunicação

7. Realizando ações promocionais para eventos

As ações promocionais são excelentes opções para divulgar um evento e ampliar o seu alcance ao público desejado. Mas antes de colocar uma ação no ar, é preciso preparar uma estratégia que responda às seguintes perguntas:

Depois de tudo estruturado e sob controle, você pode dar início às ações promocionais que deseja fazer. Não se esqueça de acompanhar os resultados diários de cada ação – assim, se você notar que o desempenho não está sendo satisfatório, pode modificar a estratégia ou alterar a quantidade de recursos sendo investidos nela.

#DicaSympla: para acompanhar os resultados que o seu evento está trazendo, que tal centralizar todas as informações em um único lugar? Aproveite para fazer o download do cronograma gratuito para produção de eventos que criamos! \o/

8. Venda de ingressos online

Sim! A venda de ingressos online também funciona como uma forte estratégia para divulgar o seu evento :)

Além de permitir o acompanhamento do sucesso do evento e o retorno financeiro dos seus esforços em tempo real, a venda online é um atrativo extra para que o público adquira os ingressos. Maior segurança, agilidade na compra e a praticidade de não precisar sair de casa são apenas algumas das vantagens para os participantes.

Ao vender ingressos pela Sympla, por exemplo, o seu evento se transforma em um hotsite no qual você pode adicionar informações, links e imagens de divulgação, além de compartilhá-lo diretamente nas redes sociais, enviá-lo como um convite por e-mail e incorporá-lo com um grid de ingressos em qualquer site.

Dessa forma, a divulgação do seu evento fica muito mais profissional e organizada! \o/

Pronto para colocar as dicas em prática e divulgar o seu evento? Aproveite para fazer o seu evento com a Sympla!

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