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Como usar o Facebook para divulgar seu evento

O número de pessoas que busca saber como usar o Facebook para divulgar seu evento cresce diariamente, uma vez que, cada vez mais, os organizadores percebem a importância dessa ferramenta no cenário das redes sociais para alcançar o sucesso de seus eventos.

Há pouco tempo, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de pessoas ativas em sua plataforma. E, sem dúvidas, ele se tornou um espaço de descoberta, informação, encontros e reencontros. Um lugar onde as pessoas se conectam com amigos e familiares, compartilham momentos e buscam por conteúdos de seus interesses.

Contudo, a grande maioria dos organizadores de eventos acredita que o gerenciamento de uma página no Facebook é algo parecido com o gerenciamento de um perfil pessoal. E é aí que está o grande erro. Ficou interessado? Então continue lendo este post!

Pensando nisso, listamos abaixo algumas das principais dicas de como usar o Facebook para divulgar seu evento da forma correta e obter resultados extraordinários com essa rede social.  

#DicaSympla: confira também o artigo em que mostramos como alavancar o seu evento através das redes sociais!

Defina a sua estratégia de marketing no Facebook

Ter uma estratégia de marketing bem definida é essencial para quem deseja usar o Facebook para divulgar seu evento e obter bons resultados com essa ferramenta.

O primeiro passo na hora de definir a estratégia de marketing é determinar com quais recursos você poderá contar. Por isso, sempre leve em consideração essas três perguntas:

  1. Qual a disponibilidade de tempo que a sua equipe terá para essa ferramenta?
  2. Sua equipe está tecnicamente preparada para isso?
  3. Qual é sua verba mensal para essa ferramenta?

Pronto! Com essas questões definidas, você pode partir para o próximo passo.

#DicaSympla: ficou na dúvida de como elaborar um orçamento para o seu evento? Então dê uma olhada neste artigo sobre como e porquê fazer o orçamento do seu evento!

Conheça o público-alvo do seu evento

O segundo passo é conhecer detalhadamente o público que seu evento desejar atingir no Facebook, para poder extrair o máximo dos recursos envolvidos.

Conhecer de perto quem você deseja alcançar nesta rede social é fundamental para a divulgação do seu evento. Portanto, se você achou que o Facebook funciona como uma ferramenta de divulgação em massa, esqueça. Este não é o caso!

Uma das principais qualidades dessa rede social é a facilidade em saber exatamente como direcionar o seu conteúdo ou anúncio para o público que você deseja impactar.

Por isso, não deixe de criar a persona do público-alvo do seu evento. Somente assim, você desenvolverá ações e campanhas mais assertivas e que trarão mais resultados positivos para seu evento.

Saiba onde criar a página do seu evento no Facebook

Atualmente, há duas maneiras de criar uma página de evento no Facebook: a partir do perfil pessoal ou de uma Fanpage (página) institucional. Portanto, o primeiro passo é definir qual a estratégia será utilizada.

Sempre recomendamos que um evento deve ser criado a partir da página da empresa organizadora e nunca pelo perfil de alguém da equipe. Caso seu evento seja consolidado e possua uma marca reconhecida, por que não ganhar uma própria página?

É importante lembrar que os eventos criados a partir do perfil pessoal são limitados e que algumas ferramentas de divulgação, métricas e monitoramento não estão disponíveis neste formato.

Além disso, criar uma página do evento a partir do perfil pessoal pode violar algumas regras de uso da rede social. Então, a melhor dica é evitar!

(Facebook/Divulgação)

Utilizamos o passo a passo da Central de Ajuda do Facebook para ajudá-lo a criar um evento público. Veja abaixo como é simples!

  1. No Feed de Notícias, clique em Eventos no menu do lado esquerdo.

  2. Clique em + Criar evento no lado esquerdo.

  3. Clique para escolher entre um evento público ou privado. Não é possível alterar as configurações de privacidade do evento depois de criá-lo.

  4. Preencha o nome, detalhes, local, data e hora do evento. Se você estiver criando um evento público, poderá:

    – Adicionar várias datas e horários;
    – Selecionar uma categoria para o evento;
    – Adicionar palavras-chave sobre o evento;
    – Adicionar um link para o site de vendas de ingressos do evento.

      5) Clique em Criar.

Você será redirecionado para o evento e poderá convidar pessoas, carregar fotos, adicionar uma foto ou vídeo na capa, compartilhar publicações e editar detalhes do evento.

#DicaSympla: dê uma olhada no post em que falamos sobre os erros que você não deve cometer na divulgação do seu evento!

Saiba como escolher corretamente a foto de capa da sua página

Agora que você já sabe como criar uma página para o seu evento no Facebook, você precisa escolher a foto de capa da sua página. A capa será o principal elemento visual da sua página. Portanto, escolha com cuidado!

A identidade visual do seu evento é um elemento importantíssimo para a divulgação no Facebook. Isso pois o público-alvo precisa reconhecer, logo de cara, a marca do seu evento naquela rede social.

Sua página precisa casar com a comunicação visual do seu evento. A paleta de cores, fontes e, principalmente, o conteúdo, precisam ter a mesma linguagem do seu site, fanpage institucional e do seu material gráfico.

Outra dica muito importante é que a capa do seu evento precisa provocar alguma ação, estratégia conhecida como call to action (CTA). Sempre peça ao seu público para realizar alguma interação como conferir o local, o horário ou até mesmo adquirir o ingresso pela sua página.  

#DicaSympla: se você já criou seu evento na Sympla, veja também como publicar seu evento no Facebook. É simples e rápido!

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