Um dos grandes desafios de qualquer empresa é construir autoridade no mercado que está inserida. Existem muitas formas de tentar alcançar isso, mas só existe uma coisa em comum entre elas: dão trabalho. Saiba como um evento pode reforçar a marca da sua empresa com essas dicas.
A primeira e mais óbvia é desenvolver o melhor serviço possível. Isso, provavelmente, é o objetivo de qualquer empresa: ser a melhor. Mas não é o bastante. De que adianta ter um serviço incrível, se as pessoas não sabem o que você faz e qual valor entrega para a sociedade?
Por isso, o marketing é tão importante. Ele serve para convencer o seu potencial cliente de que você realmente entende daquilo que você está falando. Para isso, é essencial utilizar canais para a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo como forma de educar o mercado. Na Superlógica, o blog e o podcast são os principais canais.
Entretanto, desde 2017, o Superlógica Xperience, evento sobre a economia da recorrência, é aposta mais alta da empresa. Isso vem mostrando que eventos são uma fonte importante de reconhecimento e reforço de marca.
Por que fazer um evento sobre o seu mercado?
O evento é uma maneira de educar o mercado e compartilhar conhecimento sobre o tema que queremos nos colocar como referência. O que isso gera? Parcerias, negócios e fortalecimento do ecossistema brasileiro. Ele fomenta o mercado de atuação e faz com que aqueles que não estão inseridos nele possam acabar percebendo uma oportunidade de negócio ali.
Em um evento, o contato é muito mais dinâmico e assertivo. A possibilidade de você conhecer alguém pessoalmente e não apenas por telefone ou online traz maior confiabilidade. O que você levaria dias e semanas para convencer com seu pitch pode ser resolvido em poucas horas ou minutos.
Mas a grande pergunta é: como fazer isso dar certo?
Defina o conteúdo mais relevante para o seu público
O que você acredita que o participante ideal do seu evento quer consumir? Tendo os temas principais que serão abordado no evento, você consegue limitá-los um pouco mais e definir assuntos que serão mais importantes para o seu participante ideal. Dessa forma, você tem um escopo de como funcionará o evento.
O Superlógica Xperience define que o empreendedor ou gestor que deseja estar inserido na economia da recorrência quer aprender sobre gestão, precificação, marketing, UX, customer success, investimentos, desenvolvimento, cultura organizacional, setor financeiro e ser inspirado por casos que deram certo no mercado.
Procure os melhores palestrantes
Sempre que você imagina uma temática para uma palestra, alguma pessoa ideal vem à cabeça para assumir o posto de tocar esse conteúdo. Não tenha medo e aborde. Bons palestrantes querem estar em bons eventos para continuar divulgando a marca pessoal deles.
Não se esqueça também de colocar algumas pessoas da sua empresa para palestrar no evento. Isso vai mostrar que, dentro da sua companhia, estão os melhores funcionários e experts daquele mercado. É uma forma interessante de mostrar que você realmente entende daquilo que está vendendo.
Divulgue nos canais em que seu público está
Depois de definidos os temas do evento, é importante ir para onde o seu público está. Existem vários canais de divulgação que podem ser explorados nesse caso: SEO, Adwords, redes sociais, social ads, conteúdo, e-mail marketing, assessoria de imprensa, etc.
Nunca atue em apenas um deles. Atue em vários! Quanto mais e melhor você conseguir combiná-los, mais efetiva será a divulgação e propagação do seu evento. No Superlógica Xperience, os anúncios nas redes sociais funcionaram muito bem. Não só com vendas diretas, mas aumentando o conhecimento através do público do evento.
É bom pedir sempre para a sua equipe curtir, comentar e compartilhar as postagens. Isso ajuda muito no alcance orgânico e faz com que você consiga atingir resultados melhores. Mas a gente sabe que, às vezes, sua força sozinha não é o bastante. Por isso…
Faça parcerias de divulgação!
Para colocar sua marca na boca do seu público-alvo, é importante que ela esteja na boca de quem os influencia. É extremamente importante fazer parcerias com essas pessoas e instituições.
Podem ser veículos de imprensa, com associações empresariais, com instituições educacionais, aceleradoras, incubadoras, entre outros. Sabe os canais que falei lá em cima? Então, agora você tem o poder de divulgação seu somado ao deles. É um público muito maior!
Uma coisa que deu certo para a Superlógica foi entrar em contato com influenciadores digitais. O foco, como era um evento empresarial, foi o LinkedIn. Foram escolhidos alguns perfis que falavam para um público parecido com o da empresa e bolaram estratégias de divulgação, através de artigos e posts na timeline. É uma boa ideia, pois são pessoas falando para pessoas.
Outra boa maneira é acionar as redes dos seus palestrantes e patrocinadores do seu evento. Os palestrantes querem mais gente no evento para consumirem a palestra (e aumentar a chance de serem chamados a outros eventos no futuro). Os patrocinadores também têm essa intenção pois quanto mais participantes, mais chance de fechar negócios.
Produza conteúdo para seu evento
Conteúdo é uma forma eficiente de criar autoridade para seu evento e sua marca. Isso é aplicado para eventos também! Por isso, use e abuse dos seus palestrantes e patrocinadores.
No caso dos palestrantes, pode-se fazer uma série de podcasts em formato de bate-papo com 1, 2 ou 3 palestrantes em cada um deles. O bacana é que isso dá a oportunidade do participante já conhecer um pouco do palestrante antes de comparecer ao evento.
Com patrocinadores, pode-se utilizar guests posts. Assim, eles ajudam a popular nosso blog com conteúdo rico e ainda tinham a oportunidade de aumentar a exposição da marca deles.
Outra forma que pode ser empregada é o reaproveitamento de palestras do ano anterior, transformando-os em artigos. Isso dá uma mostra de como serão as palestras da nova edição.
Promova um espaço no evento para networking e parcerias
Assim, é possível que seus patrocinadores exponham as soluções e consigam firmar parcerias. Crie horários estratégicos para isso acontecer como coffee breaks ou happy hours. Também tenha salas em que os participantes consigam agendar algumas reuniões.
Mas, qualquer que seja o seu plano, foque seus esforços em ter uma grande feira de negócios! É dessa forma que você vai definir se o seu evento vai ter sucesso ou não.
Saiba que o investimento demora para retornar
Não é do dia para a noite que a sua empresa vai colher os frutos de um evento. Eles demoram a aparecer. Assim como um blog ou portal demora para conseguir autoridade, um evento também!
Por isso, segure a ansiedade, porque quando o retorno vier, ele será de extrema qualidade. A sua empresa está preparada para aumentar ainda mais a reputação? Comece agora a preparar o seu evento.
Texto escrito por Heitor Facini, redator do blog da Superlógica.