Se você já tem o costume de se orientar por dados para tomar decisões estratégicas na gestão de eventos, provavelmente já está sabendo que o Universal Analytics deu lugar ao GA4, a nova ferramenta de análise do Google. Para quem usa a Sympla como plataforma de gestão de suas produções, a notícia é boa: já é possível integrar os sistemas em poucos passos.
Neste texto, você descobre como usar Sympla e o GA4 para acompanhar a jornada do seu cliente de ponta a ponta, ter insights valiosos sobre seu público-alvo para trabalhar de forma estratégica e otimizar suas campanhas de marketing, economizando recursos. Além disso, você confere a experiência de quem já está usando a integração para processar e analisar os dados de seus eventos.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é o GA4 e como ele funciona?
Como o próprio nome sugere, o GA4 é a quarta versão do Google Analytics. Lançada em 2020, a ferramenta substitui o Universal Google Analytics oficialmente em julho de 2023, trazendo uma interface repensada e uma nova forma de coleta de dados que abre um leque de possibilidades para o usuário.
Quando o assunto é análise de dados, a palavra evento ganha um outro significado. Se, antes, o GA se baseava em pageviews, hoje, a ferramenta gira em torno de uma ampla gama de interações executadas em sites em apps – os chamados eventos.
De acordo com o Head of Data Intelligence da Sympla, Henrique Corrêa, esse cenário permite que o usuário tenha um “maior conhecimento do comportamento do seu público-alvo”. Isso acontece, segundo ele, uma vez que é possível analisar informações que, antes, não eram computadas. Entre as interações que o GA4 disponibiliza por padrão, estão:
- visualizações da página;
- usuários engajados;
- início de sessão;
- primeira visita;
- scroll (até onde o usuário rolou a página);
- cliques;
- downloads de arquivo;
- keyframes de vídeos.
Ainda de acordo com Côrrea, a nova versão favorece um olhar multicanal do negócio, já que o GA4 foi desenvolvido para computar dados de páginas da web e aplicativos.
GA4 e Sympla para Produtores: entendendo a integração
As propriedades do Universal Google Analytics deixaram de processar dados no dia primeiro de julho, ao passo que a versão paga da ferramenta – Universal Analytics 360 – deixará de fazê-lo em julho de 2024. Em ambos os casos, é preciso fazer a migração para garantir a continuidade do monitoramento de dados.
Os eventos publicados na Sympla e integrados via Universal Analytics devem ser migrados para o GA4, de modo que os acessos à página da sua produção possam ser contabilizados. Fazer a integração é simples, basta conferir passo a passo na nossa Central e seguir as etapas.
#DicaSympla: saiba como migrar para o GA4 na nossa Central de Ajuda.
De acordo com Ana Carolina Carneiro, Gerente de Produtos da companhia, a integração é uma forma de equipar os produtores com dados relevantes para o seu negócio. “A Sympla é uma plataforma de gestão de eventos e atua como facilitadora. O que nós queremos é apoiar nossos organizadores, fornecendo insights para uma decisão informada”, explica.
Benefícios da integração
À frente da área de Inteligência de Dados da Sympla, Henrique Corrêa, aponta para a importância do GA4 para a divulgação dos eventos. É que as informações computadas pela ferramenta te ajudarão a investir de forma inteligente em suas campanhas de marketing. Entenda o porquê a partir dos principais benefícios:
- Acompanhar a conversão: a ferramenta permite que você tenha clareza em relação à origem daquela conversão, cruzando informações como dispositivo utilizado e até o horário.
- Analisar o funil: é possível acompanhar a jornada de compra de ponta a ponta, conhecendo os caminhos e navegação, as origens de tráfego e o comportamento dos usuários.
- Segmentar os usuários: o GA4 permite a aplicação de segmentos e filtros com base em localização, comportamento e interações. Assim, você pode identificar os usuários mais engajados.
- Otimizar campanhas: a partir de todos os dados disponíveis no GA4, você será capaz de se planejar para melhorar a performance das campanhas. Será possível perceber, por exemplo, quais horários têm menos conversão ou, ainda, identificar qual praça tem um melhor volume de conversões.
Com essas informações, você será capaz de otimizar seu orçamento de marketing, priorizando os investimentos voltados para usuários mais propensos a converter, por exemplo. Henrique Côrrea ilustra esse cenário: “É como se, em vez de gastar 100 reais para trazer 10 mil participantes, eu gastasse apenas 50 para trazer o mesmo público”, exemplifica.
Lucas Rocha, Analista de Mídias Digitais do Vivo Rio, explica que já fez a integração e tem analisado os números das páginas por meio do GA4. O objetivo, no entanto, é justamente utilizar a ferramenta nas campanhas de marketing digital da casa de shows: “A intenção é usar os dados mais pra frente e construir públicos otimizados nas campanhas do ads”, conta.
GA4 e eventos com lugares marcados
As produções que contam com assentos marcados em diferentes setores, muitas vezes, recebem públicos distintos. Pensando nisso, a integração entre Sympla e GA4 permite que você analise o comportamento da audiência de acordo com o tipo de pedido.
Com informações como canal, horário, dispositivo e pedido ou ingresso, você é capaz de se comunicar de forma personalizada, falando com cada audiência. Henrique Côrrea explica: “o produtor consegue falar com o camarote de uma maneira e com o VIP de outra, por exemplo”.
Colocando a estratégia em prática!
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a ferramenta de análises do Google, que tal fazer a migração e aproveitar todas as possibilidades dos dados disponíveis?
Quer sair do achômetro de uma vez por todas, conhecer seu público de verdade e otimizar suas campanhas para vender mais e gastar menos, acesse a Área do Produtor e crie novos eventos de forma ainda mais estratégica. Se joga! ?