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GA4 e Sympla: tudo que você deve saber para analisar os dados do seu evento

Pessoa faz análises frente a um notebook.

Se você já tem o costume de se orientar por dados para tomar decisões estratégicas na gestão de eventos, provavelmente já está sabendo que o Universal Analytics deu lugar ao GA4, a nova ferramenta de análise do Google. Para quem usa a Sympla como plataforma de gestão de suas produções, a notícia é boa: já é possível integrar os sistemas em poucos passos.

Neste texto, você descobre como usar Sympla e o GA4 para acompanhar a jornada do seu cliente de ponta a ponta, ter insights valiosos sobre seu público-alvo para trabalhar de forma estratégica e otimizar suas campanhas de marketing, economizando recursos. Além disso, você confere a experiência de quem já está usando a integração para processar e analisar os dados de seus eventos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é o GA4 e como ele funciona? 

Como o próprio nome sugere, o GA4 é a quarta versão do Google Analytics. Lançada em 2020, a ferramenta substitui o Universal Google Analytics oficialmente em julho de 2023, trazendo uma interface repensada e uma nova forma de coleta de dados que abre um leque de possibilidades para o usuário.

Quando o assunto é análise de dados, a palavra evento ganha um outro significado. Se, antes, o GA se baseava em pageviews, hoje, a ferramenta gira em torno de uma ampla gama de interações executadas em sites em apps – os chamados eventos.

De acordo com o Head of Data Intelligence da Sympla, Henrique Corrêa, esse cenário permite que o usuário tenha um “maior conhecimento do comportamento do seu público-alvo”. Isso acontece, segundo ele, uma vez que é possível analisar informações que, antes, não eram computadas. Entre as interações que o GA4 disponibiliza por padrão, estão:

Ainda de acordo com Côrrea, a nova versão favorece um olhar multicanal do negócio, já que o GA4 foi desenvolvido para computar dados de páginas da web e aplicativos.

GA4 e Sympla para Produtores: entendendo a integração

As propriedades do Universal Google Analytics deixaram de processar dados no dia primeiro de julho, ao passo que a versão paga da ferramenta – Universal Analytics 360 – deixará de fazê-lo em julho de 2024. Em ambos os casos, é preciso fazer a migração para garantir a continuidade do monitoramento de dados.

Os eventos publicados na Sympla e integrados via Universal Analytics devem ser migrados para o GA4, de modo que os acessos à página da sua produção possam ser contabilizados. Fazer a integração é simples, basta conferir passo a passo na nossa Central e seguir as etapas.

#DicaSympla: saiba como migrar para o GA4 na nossa Central de Ajuda.

De acordo com Ana Carolina Carneiro, Gerente de Produtos da companhia, a integração é uma forma de equipar os produtores com dados relevantes para o seu negócio.  “A Sympla é uma plataforma de gestão de eventos e atua como facilitadora. O que nós queremos é apoiar nossos organizadores, fornecendo insights para uma decisão informada”, explica.

Benefícios da integração

À frente da área de Inteligência de Dados da Sympla, Henrique Corrêa, aponta para a importância do GA4 para a divulgação dos eventos. É que as informações computadas pela ferramenta te ajudarão a investir de forma inteligente em suas campanhas de marketing. Entenda o porquê a partir dos principais benefícios:

Com essas informações, você será capaz de otimizar seu orçamento de marketing, priorizando os investimentos voltados para usuários mais propensos a converter, por exemplo. Henrique Côrrea ilustra esse cenário: “É como se, em vez de gastar 100 reais para trazer 10 mil participantes, eu gastasse apenas 50 para trazer o mesmo público”, exemplifica.

Lucas Rocha, Analista de Mídias Digitais do Vivo Rio, explica que já fez a integração e tem analisado os números das páginas por meio do GA4. O objetivo, no entanto, é justamente utilizar a ferramenta nas campanhas de marketing digital da casa de shows: “A intenção é usar os dados mais pra frente e construir públicos otimizados nas campanhas do ads”, conta. 

GA4 e eventos com lugares marcados 

As produções que contam com assentos marcados em diferentes setores, muitas vezes, recebem públicos distintos. Pensando nisso, a integração entre Sympla e GA4 permite que você analise o comportamento da audiência de acordo com o tipo de pedido.

Com informações como canal, horário, dispositivo e pedido ou ingresso, você é capaz de se comunicar de forma personalizada, falando com cada audiência. Henrique Côrrea explica: “o produtor consegue falar com o camarote de uma maneira e com o VIP de outra, por exemplo”. 

Colocando a estratégia em prática! 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a ferramenta de análises do Google, que tal fazer a migração e aproveitar todas as possibilidades dos dados disponíveis?

Quer sair do achômetro de uma vez por todas, conhecer seu público de verdade e otimizar suas campanhas para vender mais e gastar menos, acesse a Área do Produtor e crie novos eventos de forma ainda mais estratégica. Se joga! ?

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