Será que vale a pena produzir um evento de Dia dos Pais? Esse é um questionamento que pode ser comum para os produtores do mercado. A data é a quarta mais importante do comércio e, logo, representa uma boa oportunidade para conquistar público e vender ingressos.

Para o ano de 2022, é esperado um faturamento de R$ 6,03 bilhões de reais em volume de vendas no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O segredo está em adaptar os projetos, incorporando atrações de interesse desse público, que é formado pelos pais e seus filhos. O organizador ainda pode oferecer promoções e brindes especiais, entre outros artifícios, para se destacar.

Continue a leitura e veja como aproveitar o Dia dos Pais e alavancar as vendas!

Evento de Dia dos Pais: veja como adaptar a sua produção à data!

Planejar uma produção do zero é uma tarefa e tanto, especialmente quando se tratam de datas especiais que carregam um apelo emocional maior e, portanto, necessitam de atenção redobrada aos detalhes.

Mas, muitas vezes, é possível adaptar um projeto já existente e que vai render público por muito mais tempo, não se limitando a uma data ou época específica.

O organizador que não quer perder a chance de lucrar com um evento de Dia dos Pais, por exemplo, pode seguir algumas dicas para tornar uma produção em que ele trabalha atrativa para esse público.

Algumas das atividades que podem interessar para a data são:

  • degustação de cervejas — para pais e filhos maiores de idade;
  • eventos esportivos — como corridas e jogos de futebol;
  • exposições artísticas;
  • eventos gastronômicos;
  • passeios ao ar livre — uma boa opção para os papais com filhos menores;
  • peças de teatro;
  • shows de stand up comedy;
  • entre outros.

Para atingir o público da data com essas e outras programações, existem algumas ações que o organizador pode realizar para lucrar com o seu evento de Dia dos Pais. Confira o passo a passo!

1. Entender o perfil do público do evento

Conhecer bem o público é sempre fundamental para garantir estratégias de sucesso. Para transformar uma produção recorrente em um evento de de Dia dos Pais, o organizador precisa fazer um novo estudo dos participantes que costuma atrair.

Isso porque existem diferentes tipos de pais:

  • os de primeira viagem;
  • com filhos pequenos;
  • mais velhos, com filhos adultos;
  • entre outros.

Todos eles vão querer comemorar e, sabendo qual perfil de pai deseja atrair, o produtor deve avaliar se a festa atende às necessidades desse público, de fato.

Para descobrir quem são os potenciais participantes da produção, o organizador deve fazer uma pesquisa, buscando identificar fatores comportamentais e demográficos, como:

  • gênero;
  • idade;
  • localização;
  • renda;
  • hábitos de consumo.

Outra dica é tentar extrair informações de público da concorrência, com o intuito de identificar qual o perfil de cliente de outros projetos semelhantes. As redes sociais são um bom canal para iniciar essa tarefa.

Com apoio de soluções digitais especializadas na produção de eventos, isso pode se tornar ainda mais fácil.

Esse é o caso da Sympla. A plataforma, além de permitir fazer a gestão dos participantes, ainda reúne dados demográficos e de interesse do público da produção para acessar em tempo real e tirar insights valiosos!

2. Oferecer vantagens e promoções especiais

Outro atrativo é oferecer vantagens e promoções especiais aos papais e seus filhos nesta data tão especial. Essa é uma forma do produtor criar novidades e chamar atenção dos clientes que estão sempre atualizados com o seu conteúdo.

O organizador pode oferecer brindes especiais, como:

  • drinks;
  • abridor de cerveja;
  • chaveiros;
  • kit churrasco;
  • canecas;
  • camisas com frases comemorativas;
  • entre outros.

Outra ideia para engajar a produção antes do grande dia é promover sorteios e competições em que o vencedor ganha algum benefício exclusivo para participar do evento, que pode ser um par de ingressos gratuitos, por exemplo.

3. Trabalhar a temática na decoração

A decoração influencia o clima do evento e impacta diretamente na experiência do público. Portanto, ela não deve ser descartada. O organizador precisa rever a decoração do local da produção, buscando inserir elementos que criem uma narrativa e inspirem afeto para a data.

Não é nada mal ter um espaço instagramável para que as famílias, em especial os pais com seus filhos, possam tirar fotos e registrar esse momento especial.

Alguns artigos decorativos que podem ser incorporados nesta produção são:

  • painéis com dizeres afetivos relacionados à data;
  • balões;
  • gravatinhas;
  • corações;
  • entre outros.

4. Adaptar a estrutura do local do evento

O organizador também deve rever a estrutura do local do evento se quiser envelopar a produção para o dia dos Dia dos Pais, se atentando sempre ao perfil do seu público.

Por exemplo, é válido investir em um espaço de jogos e brincadeiras para distrair as crianças, se a ocasião for mais destinada aos papais com filhos pequenos.

É importante também lembrar da proposta da ação e verificar pontos como:

  • conforto — é essencial garantir que todo o público do evento de Dia dos Pais será bem acomodado, disponibilizando lugares para sentar, pontos para fazer refeições e lanches em família e até mesmo banheiro adaptado para troca de fraldas, pensando nos pais com crianças de colo;
  • segurança — a atenção deve ser redobrada nas produções que podem oferecer mais risco aos participantes, como eventos esportivos, trilhas e de aventura;
  • acessibilidade do local do evento — a produção deve ter estrutura preparada para receber bem todos os papais, jovens e mais velhos;
  • entretenimento — é importante oferecer atrações para toda a família, ainda que seja um evento de Dia dos Pais. Se a festa for direcionada aos pais com crianças pequenas e tiver, sobretudo, uma programação infantil, com música e teatro, por exemplo, vale inserir referências de personagens e brincadeiras que possam ser captadas pelos adultos também. Outra ideia é promover jogos e competições que envolvam pais e filhos.

5. Investir em divulgação

A divulgação é outra peça chave para atrair público para o evento de Dia dos Pais. Vale promover a ação especial no site e nas redes sociais da marca para que aqueles que já são frequentadores e acompanham as atualizações da produção tomem conhecimento da novidade.

Mas o organizador não precisa se restringir a esses canais, ele pode investir em:

  • assessoria de imprensa — para divulgar a festa na mídia tradicional;
  • mídia paga — especialmente se a divulgação do evento começar em cima da hora;
  • contar com o apoio dos artistas contratados para atrair um público realmente interessado;
  • parceria com algum influenciador digital.

Além disso, é importante ter atenção a alguns aspectos que vão tornar a divulgação mais certeira. Nesta fase, é extremamente importante que o produtor já tenha o seu público definido.

Se houver uma persona, é ainda melhor. Ela é a representação do cliente ideal do evento, com todas as suas características e necessidades principais.

Com base nisso, o organizador poderá elaborar melhor as estratégias de comunicação para cada rede e canal em que o seu público está presente, sejam eles online ou offline.

Outra forma de tornar a produção mais conhecida e acessível é publicá-la em plataformas especializadas em eventos que disponibilizam espaço para a venda de ingressos online, como a Symplareferência no Brasil!

Além disso, com a Sympla, o organizador pode integrar as principais ferramentas de marketing para divulgar e impulsionar o seu evento de Dia dos Pais e muitos outros. Algumas delas são:

  • Google Analytics;
  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • RD Station;
  • entre outras.

6. Diversidade nas formas de pagamento

Para o evento de Dia dos Pais atrair ainda mais público, é preciso oferecer diferentes formas de pagamento. Assim, o organizador torna a produção mais acessível.

Trazer facilidades é sempre uma boa estratégia, já que a falta de opção pode gerar desistências. Por isso, é possível disponibilizar compras:

  • à vista no cartão;
  • parcelada;
  • pagamento por boleto;
  • Pix;
  • entre outros.

Além disso, é importante não se limitar a pontos físicos de venda e apostar também na compra de ingressos online. Uma boa pedida é considerar anunciar em plataformas especializadas e que já são de confiança do público, como a Sympla.

Com a Sympla, a adaptação do evento de Dia dos Pais fica muito mais fácil!

Organizar um evento de Dia dos Pais ou qualquer outro fica bem mais fácil quando o produtor pode contar com o apoio de quem realmente entende do assunto.

A Sympla, plataforma online de eventos líder do Brasil, além de dar mais visibilidade à ação, oferecendo página de venda de ingressos de forma virtual, ainda entrega uma série de soluções que otimizam o trabalho do organizador desde o momento do planejamento da produção até o pós-evento.

Ela já ajudou a tornar real mais de 1,4 milhões de projetos e ajudou na venda de mais de 85 milhões de ingressos!

Seja para um evento online, híbrido ou presencial, o produtor pode:

  • fazer a gestão dos participantes em tempo real;
  • verificar dados demográficos e de interesse do público;
  • integrar as principais ferramentas de marketing digital para impulsionar a divulgação da produção;
  • ter total autonomia para cadastrar, gerenciar e acompanhar as informações do evento;
  • programar a virada de lotes automática;
  • criar um mailing exclusivo e pessoal do público;
  • integrar dados financeiros;
  • contar com o apoio e suporte de especialistas em gestão de eventos;
  • entre outras vantagens!

Saiba mais sobre as soluções da Sympla e conquiste um número maior de participantes com a produção de eventos fantásticos em qualquer época do ano!