O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo. Ele possibilita que pessoas compartilhem momentos através de fotos e vídeos, e se tornou muito importante nas estratégias de marketing e divulgação de empresas. Por isso, uma tendência tem ganhado força nos eventos: os ambientes instagramáveis!

Se você nunca ouviu falar desse termo ou não sabe como produzir um ambiente desses, não se preocupe. Vamos te explicar tudo que você precisa saber e ainda te dar 4 dicas de como criar um espaço instagramável para o seu evento. Confira:

O que é um ambiente instagramável?

Ambientes instagramáveis LOL BHZ | divulgação

Hoje em dia, o Instagram é uma ferramenta essencial de marketing digital, mas não só para divulgar ou vender um produto. As marcas estão criando experiências “instagramáveis” para os seus consumidores, ou seja, ideias que atraiam a atenção das pessoas a ponto de elas quererem tirar uma foto ou filmar e compartilhar o produto ou momento na rede social.

Foi a partir disso e de uma demanda dos próprios usuários do Instagram– a de querer deixar o feed de fotos mais visualmente bonito e organizado – que surgiram os ambientes instragramáveis. Essa tendência consiste em criar um espaço interativo e muito bem decorado que desperte o interesse das pessoas em tirar uma foto ou vídeo ali e compartilhar este momento no Instagram.

Mas essa não é a única vantagem dos espaços instagramáveis: além das fotos nesses ambientes deixarem a composição estética do feed mais bonita, elas também podem proporcionar uma ótima interação entre os  usuários e seguidores da marca através dos likes e comentários no post.

#DicaSympla: Saiba como otimizar um post para o Instagram do seu evento

Por que criar um ambiente instagramável no meu evento?

Esses espaços podem ser montados em eventos, lojas, empresas e festas. Se foram bem pensados e executados, podem ser uma ótima forma de divulgação orgânica da sua marca. A ideia é fazer com que as pessoas compartilhem as suas experiências com o seus seguidores, fazendo com o que seu evento alcance ainda mais pessoas e conquiste um novo público. 

Ou seja: essa é uma ferramenta simples que faz com que o cliente seja um divulgador espontâneo do seu evento :)

Agora que você já sabe o que é uma espaço instagramável e por que ele é importante, confira nossas dicas para você criar um ambiente incrível no seu evento:

1. Inspire-se

Se você nunca fez um ambiente instagramável no seu evento antes, o primeiro passo é pesquisar inspirações, ver o que tem feito sucesso e também o que não deu muito certo. 

Separamos alguns exemplos de espaços que investem em ambientes instagramáveis:

Museum of Ice Cream

Museum of Ice Cream | divulgação

 

O Museum of Ice Cream (Museu do Sorvete), nos Estados Unidos, é uma sorveteria e loja de doces que conta com vários ambientes instagramáveis. Os espaços são todos decorados com estruturas criativas, que têm como objetivo despertar a imaginação e os sentidos para inspirar os visitantes a se divertir e compartilhar as fotos no Instagram.

FunCast

Ambientes instagramáveis FunCast | divulgação

A exposição FunCast, que já passou pela cidade de São Paulo, conta com 25 cenários para fazer fotos para compartilhar nas redes sociais. Os ambientes são interativos, inusitados e assinados por influenciadores e artistas.

29Rooms

Ambientes instagramáveis 29Rooms | divulgação

A 29Rooms é uma exposição imersiva em Nova York. Como o próprio nome diz, são 29 quartos, cada um  com uma estética e produzido em colaboração com um artista diferente. Os cenários estimulam a imaginação e criatividade dos participantes :) 

2. Invista na decoração do ambiente

O ambiente instagramável deve ser visualmente instigante e diferente de tudo que se vê no dia a dia. Por isso, a decoração precisa ser pensada com cuidado e deve levar em consideração o tipo de evento que você está organizando e o público-alvo.

Por exemplo, se você está organizando uma festa para um público mais jovem, colocar placas com frases divertidas, letreiros de neon ou esculturas pode ser uma boa ideia. Um lounge instagramável também é uma boa opção: nele, você pode aplicar cores e objetos que dialogam com o tema do evento e com o público. 

Ambientes instagramáveis FunCast | divulgação

Pensar em ambientes com uma decoração criativa e pinturas na parede também são opções simples, mas efetivas para criar ambiente que estimule os participantes do evento a compartilhar as fotos no Instagram.

Ambientes instagramáveis FunCast | divulgação

Porém, não pense que os ambientes insagramáveis estão limitados a festas e shows. Eles também podem ser feitos em eventos corporativos. Se você está organizando um congresso, por exemplo, você pode colocar painéis nas paredes que valorizam a estética do ambiente, a temática do evento ou fazer um backdrop com a marca do evento e dos patrocinadores.

3. Uma boa iluminação é fundamental

Ambientes instagramáveis LOL BHZ | divulgação

Um ambiente instagramável é aquele que oferece uma foto atrativa, por isso, uma boa  iluminação é essencial. Ela pode garantir o sucesso das fotos ou estragar o ambiente que você planejou. Afinal, não adianta criar um super espaço criativo e as fotos do público  ficarem mal iluminadas e não valorizarem todo o trabalho.

Na hora de criar o seu espaço, pense em um local do evento que seja aconchegante, mas não escuro. A ideia mais simples é usar a luz natural do ambiente, mas se isso não for possível, invista em uma iluminação artificial.

O próprio cenário pode ser usado para criar efeitos de luz nas fotos. Para isso, você pode usar luzes de LED ou painéis de neon :)

4. Aposte em espaços dinâmicos e interativos

Os espaços instagramáveis são uma oportunidade de criar experiências únicas, mas também podem ser usados como oportunidade para ações de ativação de marca. 

Como já falamos, investir na decoração do ambiente é importante, já que ela é fundamental para valorizar sua marca no espaço. Você pode pensar em cenários dinâmicos que geram fotos divertidas, mas que também valorizem e expressem de forma criativa a identidade do seu evento. Invista em espaços instagramáveis interativos, que produzam fotos divertidas acima de tudo.

Ambientes instagramáveis: 4 dicas para criar um no seu evento Museum of Ice Cream | divulgação

Para ampliar ainda mais a interatividade, crie uma hashtag específica para o seu evento que pode ser usada pelos participantes na hora de compartilhar as fotos. Assim, você pode aumentar o alcance da divulgação da sua produção. 

Para isso, você pode criar campanhas dentro do próprio evento que estimulem os participantes a compartilharem as fotos. Por exemplo, você pode dar brindes para quem mostrar que postou a foto no Instagram usando a hashtag e marcou as redes sociais do seu evento.

Agora que você já sabe como criar um ambiente instagramável para o seu evento, que tal colocar nossas dicas em prática? Aproveite e conte com a Sympla para vender seus ingressos e simplificar a sua vida como produtor de eventos :)