O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo. Ele possibilita que pessoas compartilhem momentos por meio de fotos e vídeos, e se tornou muito importante nas estratégias de marketing e divulgação de empresas. Por isso, uma tendência tem ganhado força nos eventos: o espaço instagramavel!

Quem nunca ouviu falar desse termo ou não sabe como produzir um ambiente desses, não precisa se preocupar. Neste post é explicado tudo que o produtor de eventos precisa saber e ainda dá 4 dicas de como criar um espaço instagramável para o evento. Confira:

O que é um espaço instagramavel?

Hoje em dia, o Instagram é uma ferramenta essencial de marketing digital, mas não só para divulgar ou vender um produto. As marcas estão criando experiências “instagramáveis” para os seus consumidores, ou seja, ideias que atraiam a atenção das pessoas a ponto de elas quererem tirar uma foto ou filmar e compartilhar o produto ou momento na rede social.

Foi a partir disso e de uma demanda dos próprios usuários do Instagram– a de querer deixar o feed de fotos mais visualmente bonito – que surgiu o espaço instagramavel. Essa tendência consiste em criar um espaço interativo e muito bem decorado que desperte o interesse das pessoas em tirar uma foto ou vídeo ali e compartilhar esse momento no Instagram.

Mas essa não é a única vantagem dos espaços instagramáveis: além das fotos nesses ambientes deixarem a composição estética do feed mais bonita, elas também podem proporcionar uma ótima interação entre os usuários e seguidores da marca através dos likes e comentários no post.

Em um evento, esses espaços devem ser chamativos e inusitados, serem pensados para o seu público e é interessante que contenham a logo da produção. Assim, quando o público divulgar a foto nesse ambiente, estará fazendo uma divulgação orgânica e espontânea da sua marca.

Além disso, uma boa dica é incentivar que as pessoas divulguem a foto utilizando uma hashtag específica, aumentando o alcance da estratégia.

Lembre-se que essa ação só vai funcionar se o espaço realmente oferecer uma experiência nova e positiva para os visitantes.

espaço instagramavel sympla

#DicaSympla: Saiba como otimizar um post para o Instagram do seu evento

Por que criar um espaço instagramavel no seu evento?

Esses espaços podem ser montados em eventos, lojas, empresas e festas. Se forem bem pensados e executados, podem ser uma ótima forma de divulgação orgânica da sua marca. A ideia é fazer com que as pessoas compartilhem as suas experiências com o seus seguidores, fazendo com o que seu evento alcance ainda mais pessoas e conquiste um novo público.

Ou seja: essa é uma ferramenta simples que faz com que o cliente seja um divulgador espontâneo do seu evento!

Ter um participante fazendo essa divulgação, tem muito mais impacto do que se a página oficial do evento o fizesse. Isso porque, as pessoas tendem a confiar mais na opinião e experiência de outros clientes do que da própria empresa responsável.

Portanto, essa é uma ótima estratégia para divulgar o evento, fortalecer sua imagem como produtor e conquistar novos participantes em eventos futuros.

Por que o Instagram?

O Instagram é uma rede social que conquistou grande popularidade em todo o mundo. As suas publicações são de fácil consumo e compartilhamento, tendo foco em fotos e vídeos curtos. Em pesquisa realizada, foi constatado que o Insta está entre o Top 10 sites mais acessados do mundo, com mais de 1,2 bilhões de usuários por mês. Confira outras métricas levantadas:

  • Instagram é o segundo aplicativo mais baixado no mundo;
  • é a rede social favorita da geração Z;
  • a maior parte dos usuários tem entre 18 e 34 anos;
  • 58% dos usuários se interessam mais por uma marca após vê-la nos Stories;

Agora que você já sabe o que é uma espaço instagramável e por que ele é importante, confira nossas dicas para criar um ambiente incrível no seu evento.

Como criar um espaço instagramavel

1. Inspire-se

Para quem nunca fez um espaço instagramável no evento antes, o primeiro passo é pesquisar inspirações, ver o que tem feito sucesso e também o que não deu muito certo.

Procure por referências que possam agradar o público-alvo. É fundamental que esse espaço seja pensado especialmente para as pessoas que seu evento deseja alcançar.

A seguir, alguns exemplos de espaços que investem em ambientes instagramáveis:

Museum of Ice Cream

O Museum of Ice Cream (Museu do Sorvete), nos Estados Unidos, é uma sorveteria e loja de doces que conta com vários espaços instagramáveis. Os ambientes são todos decorados com estruturas criativas, que têm como objetivo despertar a imaginação e os sentidos para inspirar os visitantes a se divertir e compartilhar as fotos no Instagram.

FunCast

Ambientes instagramáveis FunCast | divulgação

A exposição FunCast, que já passou pela cidade de São Paulo, conta com 25 cenários para fazer fotos para compartilhar nas redes sociais. Os ambientes são interativos, inusitados e assinados por influenciadores e artistas.

29Rooms

A 29Rooms é uma exposição imersiva em Nova York. Como o próprio nome diz, são 29 quartos, cada um com uma estética e produzido em colaboração com um artista diferente. Os cenários estimulam a imaginação e criatividade dos participantes :)

2. Invista na decoração do ambiente

O espaço instagramável deve ser visualmente instigante e diferente de tudo que se vê no dia a dia. Por isso, a decoração precisa ser pensada com cuidado e deve levar em consideração o tipo de evento que está sendo organizado e o público-alvo.

Por exemplo, se está sendo organizado uma festa para um público mais jovem, colocar placas com frases divertidas, letreiros de neon ou esculturas pode ser uma boa ideia. Um lounge instagramável também é uma boa opção: nele, podem ser aplicadas cores e objetos que dialogam com o tema do evento e com o público.

Ambientes instagramáveis FunCast | divulgação

Pensar em ambientes com uma decoração criativa e pinturas na parede também são opções simples, mas efetivas para criar espaço que estimule os participantes do evento a compartilhar as fotos no Instagram.

Ambientes instagramáveis FunCast | divulgação

Porém, não pense que o espaço instagramavel está limitados a festas e shows. Eles também podem ser feitos em eventos corporativos. Se você está organizando um congresso, por exemplo, podem ser colocados painéis nas paredes que valorizem a estética do ambiente, a temática do evento ou fazer um backdrop com a marca do evento e dos patrocinadores.

3. Uma boa iluminação é fundamental

Um espaço instagramável é aquele que oferece uma foto atrativa, por isso, uma boa iluminação é essencial. Ela pode garantir o sucesso das fotos ou estragar o ambiente que planejado. Afinal, não adianta criar um super espaço criativo e as fotos do público ficarem mal iluminadas e não valorizarem todo o trabalho.

Na hora de criar o seu espaço, pense em um local do evento que seja aconchegante, mas não escuro. A ideia mais simples é usar a luz natural do ambiente, mas, se isso não for possível, invista em uma iluminação artificial.

O próprio cenário pode ser usado para criar efeitos de luz nas fotos. Para isso, uma boa pedida é usar luzes de LED ou painéis de neon.

Ambientes instagramáveis LOL BHZ | divulgação

4. Aposte em espaços dinâmicos e interativos

Os espaços instagramáveis são uma oportunidade de criar experiências únicas, mas também podem ser usados como oportunidade para ações de ativação de marca.

Como já falamos, investir na decoração do ambiente é importante, já que ela é fundamental para valorizar sua marca no espaço. O produtor pode pensar em cenários dinâmicos que geram fotos divertidas, mas que também valorizem e expressem de forma criativa a identidade do seu evento. Invista em espaços instagramáveis interativos, que produzam fotos divertidas acima de tudo.

No exemplo da imagem abaixo, foi instalado em uma das edições do Festival Sarará, um espaço para fotos e distribuição de fitinhas. Nele, o público poderia escolher fitinhas com textos como paz, amor, diversidade e cultura, além de ter acesso ao QR Code com o mapa do evento.

Foto do espaço instagramavel no Festival Sarará

Para ampliar ainda mais a interatividade, é interessante criar uma hashtag específica para o seu evento. Como já foi dito, ela pode ser usada pelos participantes na hora de compartilhar as fotos. Assim, é possível aumentar o alcance da divulgação da sua produção.

Para isso, vale criar campanhas dentro do próprio evento que estimulem os participantes a compartilharem as fotos. Por exemplo, podem ser distribuídos brindes para quem mostrar que postou a foto no Instagram usando a hashtag e marcou as redes sociais do evento.

Agora que você já sabe como criar um espaço instagramável para o seu evento, que tal colocar nossas dicas em prática? Aproveite e conte com a Sympla para vender seus ingressos e simplificar a sua vida como produtor de eventos :)