Você sabe como vender ingressos para o seu evento? A venda de ingressos é uma etapa essencial para qualquer produtor de eventos e precisa ser conduzida com muita atenção, estratégia e planejamento. 

Pensando em ajudar você neste processo tão importante, a Sympla desenvolveu este post completo para auxiliar o produtor a maximizar as vendas de eventos de todos os portes com sustentabilidade. Confira as dicas a seguir. 

Estratégias de tráfego pago para eventos

Impulsionar postagens nas redes e anunciar no Google Ads pode ser uma forma interessante de alcançar o público certo e vender mais ingressos para um evento. 

O ideal é alocar parte do investimento de marketing em mídias pagas, tanto nas redes sociais, quanto no Google. Para que a estratégia traga bons resultados, no entanto, é essencial conhecer a fundo o público-alvo do evento. 

Entendendo quem quer atingir e quais os interesses e o comportamento dessa persona, será mais simples segmentar os anúncios e posts patrocinados e, assim, aumentar o número de ingressos vendidos. 

A seguir, a Sympla explica um pouco melhor as possibilidades de tráfego pago que podem ser utilizadas na campanha de um evento. 

Posts patrocinados

Os posts patrocinados são publicações promovidas dentro de uma rede social. Elas podem ser feitas em diversas redes como o Facebook, Instagram, Youtube e TikTok. A publicação pode conter texto, imagem ou vídeo e aparecerá para um público selecionado previamente, mesmo que essas pessoas não sigam o perfil da marca. 

Esse é um modelo de anúncio significativamente barato e com um potencial poderoso de alcance e viralização. Por isso, vale a pena incluí-lo na estratégia de venda de ingressos.

Google Ads

O Google também oferece uma ferramenta de publicidade paga, o Google Ads. Com ela, é possível exibir anúncios no topo dos resultados da página de pesquisa, além de anunciar pela rede de display, com imagens em sites e blogs. 

Os anúncios são segmentados de acordo com a palavra-chave escolhida pelo anunciante e aparecem para os usuários conforme os termos pesquisados nas buscas. Além disso, também é possível criar campanhas de remarketing, impactando usuários que já visitaram o site anteriormente. 

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A utilização de dados para impulsionar vendas

Outra estratégia que pode ajudar o produtor a impulsionar sua venda de ingressos é a coleta e a análise de dados. Saber interpretar e cruzar informações é essencial para realizar análises preditivas e traçar planejamentos mais assertivos. 

Com uma análise aprofundada, o produtor consegue descobrir, por exemplo, quais fatores levaram a um evento com baixo público e quais ações não deram certo. Além disso, é possível traçar um perfil do público-alvo e entender o seu comportamento. 

A partir dos insights levantados, será mais simples para o produtor personalizar suas estratégias de marketing e pensar em eventos de sucesso. 

Quer um exemplo? Imagine que o organizador realiza eventos voltados para profissionais de determinada área. Com base nos dados levantados em outras edições, ele pode verificar, por exemplo, quais dias da semana são mais interessantes para garantir uma boa aderência desse público e quais brindes e palestrantes são mais atrativos. 

O acompanhamento de dados ajuda ainda na identificação de problemas com antecedência, na criação de diferenciais de mercado, na execução das etapas da gestão de eventos e na tomada de decisões. 

O ideal, portanto, é utilizar plataformas de gestão como a Sympla, que possibilitam a integração com ferramentas de marketing digital que trazem boas métricas, como o Google Analytics e o RD Station. 

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Promoções e descontos inteligentes

As promoções e descontos também são bons impulsionadores na venda de ingressos de eventos. No entanto, elas devem ser pensadas com estratégia, para não prejudicarem a rentabilidade da empresa. A seguir, o produtor pode conferir algumas estratégias para criar promoções eficazes. 

Pré-venda

Na pré-venda, os ingressos são disponibilizados antecipadamente por um valor especial. Essa estratégia é interessante para gerar fluxo de caixa e ajudar o produtor a ter uma maior previsibilidade de receita. 

Além de descontos, a pré-venda pode envolver também a entrega de brindes para quem realizar a compra. Isso gera mais interesse nas pessoas que ainda não garantiram o ingresso e proporciona ao produtor um capital de investimento que pode ser utilizado em novas atrações para o público. 

Venda de ingressos em lote

Definir lotes e datas de venda é outra forma de aumentar as vendas. Essa estratégia desperta o desejo de urgência e incentiva aqueles clientes que ainda estão em dúvida sobre a compra. 

A lógica deve ser os ingressos aumentarem conforme a proximidade do evento. Dessa forma, os primeiros lotes são vendidos mais barato do que os últimos. Sempre que a data de finalização de um lote estiver chegando, a dica é intensificar a divulgação, deixando claro que essa é a última oportunidade de pagar aquele preço. 

Disponibilização de códigos promocionais

Os códigos promocionais são uma boa estratégia para quando o evento está próximo, mas ainda não vendeu ingressos suficientes. Nesses casos, é possível pensar em valores promocionais para garantir uma maior aderência

Outra dica é pensar em parcerias com influenciadores do nicho, oferecendo cupons para que eles ajudem na divulgação. Nesse caso, o produtor deve buscar por perfis que falam com o público-alvo do evento. 

Acompanhamento e projeção de vendas

As vendas de ingressos devem ser monitoradas de perto pelo produtor, para que ele consiga verificar se elas estão dentro da projeção e como está a atratividade do evento. 

Monitorar os números constantemente possibilita que a organização realize adaptações nas divulgações para alcançar mais público e pense em promoções estratégicas para incentivar um aumento nas vendas. 

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Estratégias de marketing de conteúdo para vendas de ingressos

O produtor que não sabe como vender ingressos, também pode incluir o marketing de conteúdo em sua estratégia. Essa é uma forma de chamar a atenção do público para a produção e gerar interesse. 

Os conteúdos podem ser produzidos para diferentes redes como mídias sociais, canais no Youtube e blogs. Essas ferramentas ajudam no tráfego orgânico e podem aumentar significativamente a relevância da produção. 

Uma forma interessante de atrair e envolver potenciais compradores de ingressos é por meio dos conteúdos produzidos por participantes. Esse tipo de publicação funciona como uma prova social, refletindo experiências confiáveis de pessoas comuns e incentivando o interesse de vivenciar a mesma experiência. 

Além disso, é possível pensar em conteúdos informativos em diferentes formatos, como vídeos, podcasts, entrevistas com convidados especiais, bastidores e muitos outros.  

Na hora de produzir seus conteúdos é importante estruturar a estratégia respondendo a quatro perguntas:

  • Qual é o objetivo do conteúdo?
  • Quem é a persona?
  • Qual tipo de conteúdo será produzido?
  • Quais canais de divulgação serão utilizados. 

A estratégia do material deve estar alinhada com a programação do evento, trazendo temas relevantes para que o espectador sinta vontade de participar. Além disso, é válido utilizar estratégias de copyright, pensando sempre em contar boas histórias. 

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O papel das redes sociais na venda de ingressos

As redes sociais também são ferramentas importantes para ajudar o produtor a vender ingressos online. Isso porque, elas têm um grande potencial de engajamento, trazendo mais proximidade e conexão com o público. A seguir, o produtor pode conferir algumas dicas para criar campanhas eficazes. 

Defina quais redes utilizar

O número de redes sociais só aumenta e cada uma delas tem uma linguagem e uma proposta diferente. Sendo assim, é preciso que o produto conheça as diferentes possibilidades e encontre aquelas que mais combinam com o seu evento. 

O LinkedIn, por exemplo, é uma excelente opção quando falamos de eventos voltados para o universo corporativo. Já o TikTok é uma boa ferramenta para se comunicar com o público mais jovem. 

Crie um calendário editorial envolvente

Com base nas particularidades das redes escolhidas e no tom de voz da marca, é hora de definir um calendário editorial, estabelecendo um cronograma de postagens

O produtor deve pensar em conteúdos que envolvam os usuários e os incentivem a comentar e compartilhar. Além disso, é preciso manter uma constância nas publicações. Lembre-se de que “quem não é visto não é lembrado”

Rastreie o desempenho das campanhas

A última dica é monitorar o desempenho das campanhas nas redes, verificando não só o engajamento, mas também a conversão que as postagens estão gerando. 

Se o foco é a venda de ingressos, o produtor precisa mapear as publicações para identificar quais vendas estão vindo das redes, isso pode ser feito utilizando links UTM. Essa é uma forma de verificar quais tipos de conteúdo apresentam melhores resultados. 

#DicaSympla: Mídias sociais para eventos: tudo que o produtor precisa saber

Neste post, a Sympla trouxe algumas dicas importantes de como vender ingressos e garantir mais rentabilidade ao evento. As estratégias de marketing digital são extremamente benéficas para esse tipo de produção e devem ser utilizadas com inteligência e muito planejamento. 

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