As redes sociais são um ótimo canal orgânico de divulgação dos eventos e interação com o público, mas você sabia que é possível usá-las também para fazer publicidade paga? 

O post patrocinado é uma estratégia bastante interessante para aumentar o alcance de suas publicações e garantir uma audiência segmentada. Neste post, a Sympla explica melhor como isso funciona e como fazer um post patrocinado eficiente. Confira na leitura!

O que é post patrocinado? 

Os posts patrocinados são publicações promovidas nas redes sociais de forma paga, para divulgar determinado produto ou serviço. Eles podem ser feitos em diversas redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube e TikTok. 

Esse tipo de post funciona a partir de uma publicação comum, com vídeo, imagem ou texto. No entanto, em vez de alcançar apenas os usuários que seguem o perfil da marca, ele será impulsionado para um público escolhido previamente. 

Esse modelo de publicidade paga é extremamente importante para bons resultados de marketing e ajuda o produtor a divulgar o seu evento com muito mais assertividade. Isso porque, é possível atingir um número maior de pessoas rapidamente e segmentar a entrega de acordo com as características do seu público-alvo. 

Em relação aos custos de mídia, esse tipo de estratégia também é vantajosa, uma vez que o produtor pode fazer um baixo investimento e, ainda assim, alcançar um grande número de pessoas. 

Como fazer um post patrocinado eficiente?

Para que a campanha de posts patrocinados do seu evento alcance os resultados desejados, é fundamental ter planejamento e seguir algumas boas práticas. A seguir, listamos dicas de como impulsionar posts com eficiência.

Tenha em mente os objetivos da campanha

Nem todas as campanhas de posts patrocinados têm um mesmo objetivo. É comum que o produtor acredite que esse tipo de estratégia deva ser utilizada sempre pensando em conversão. No entanto, ela é bastante eficiente também nos outros estágios do funil de vendas. 

Assim, ela podem ser utilizados para alcançar diversos objetivos distintos:

  • Reconhecimento: busca alcançar as pessoas com mais probabilidade de prestar atenção aos anúncios;
  • Alcance: exibe a publicidade para o maior número de pessoas possível;
  • Tráfego: tem o objetivo de enviar o público para um site, blog ou landing page;
  • Envolvimento: busca aumentar o engajamento, compartilhamento, comentários e curtidas nas redes;
  • Geração de cadastros: tem o objetivo de coletar dados dos usuários, por meio de landing pages;
  • Conversões: foca em vender, efetivamente, ingressos e entradas para os eventos. 

Definir o estágio do funil em que os posts patrocinados serão utilizados vai ajudar o produtor a entender qual a linguagem de cada publicação e qual chamada de ação utilizar. 

Entenda a proposta de cada rede social

Selecionar qual canal que será utilizado também é uma etapa importante na estratégia de posts patrocinados. Isso porque, cada uma das redes tem um foco e uma linguagem diferente. 

Um anúncio no TikTok, por exemplo, vai ser muito diferente de uma postagem paga no LinkedIn. Dessa forma, é importante estudar onde está o seu público de interesse e qual é o tipo de conteúdo que faz sentido na rede escolhida.

Foque na segmentação

O segredo para o sucesso de um post patrocinado é a segmentação de público. Vamos imaginar que o produtor está tentando divulgar um evento que acontecerá em Belo Horizonte, mas por falta de atenção, esquece de restringir a postagem para a cidade certa. 

Esse post acabará atingindo um público extremamente amplo que, muito provavelmente, não ficará interessado no que está vendo. Nesse caso, todo o esforço em criar uma mensagem atrativa, terá sido em vão. 

A dica na hora de segmentar, portanto, é ser o mais específico possível, definindo a localidade do público-alvo, faixa etária, interesses, entre outros pontos. Também é possível criar segmentações a partir de listas de e-mails, públicos semelhantes e pessoas que visitaram o site do evento. 

Crie conteúdos esteticamente agradáveis

A qualidade do conteúdo criado para as publicações também é muito importante. É essencial utilizar imagens e vídeos em boa qualidade para passar uma imagem de credibilidade e ilustrar de maneira adequada o evento. 

Além da escolha das imagens e da composição em si, vale a pena conferir as dimensões específicas de cada rede social, já que elas podem variar. 

Acompanhe o desempenho das campanhas

Depois que a publicação é impulsionada, cabe ao produtor de eventos monitorar a postagem em tempo real para entender se ela está gerando os resultados esperados ou se é preciso realizar modificações nas legendas, por exemplo. 

As métricas e indicadores ajudam o empresário a extrair informações valiosas, comparando dados como números de cliques no link e conversões, por exemplo. 

Concluindo, o post patrocinado é uma ferramenta interessante para aumentar o alcance de suas publicações nas redes sociais e, consequentemente, o número de vendas de um evento. Assim, vale a pena estudar como funciona o gerenciador de anúncios de cada rede e começar a fazer alguns testes. 

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