Pré-venda, primeiro, segundo e terceiro lote… Quem produz eventos já se acostumou com essas nomenclaturas quando o assunto é a venda de ingressos, né? Mas é preciso ir além: serão quantos bilhetes por lote? O que determinará o fim de um e o início do próximo lote? Será a data ou a quantidade de ingressos? Neste texto, você fica por dentro da resposta para essas perguntas e descobre como fazer ingresso por lote na Sympla. Vamos criar?
O que é uma estratégia por lote?
Os produtores já sabem: os lotes de ingressos permitem que tickets sejam vendidos a preços diferentes e em momentos distintos. O que talvez ainda não esteja claro é que existe uma estratégia por trás de tudo isso! O objetivo? São vários:
- Antecipar um percentual da previsão de ingressos vendidos;
- Ter maior previsibilidade de vendas;
- Gerar senso de urgência no público;
- Ter insumos para anúncios e divulgação;
- Alcançar o sold out.
A Sympla conversou com o produtor de eventos Pedro Guimarães, fundador da agência de brand experience e produção de eventos TAJ Rio, e com Nágila Santiago, produtora de eventos do time de Operação Local da Sympla, sobre venda e precificação de ingressos. Continue a leitura!
Qual deve ser a sua estratégia de lotes?
No universo dos eventos, não há receita mágica para vender ingressos. Mas, com uma boa gestão e uma estratégia eficaz de ingressos por lote, fica mais fácil chegar no tão sonhado sold out. Nágila Santiago explica que “a venda por lote torna o evento mais atrativo, cobiçado, diferenciado, com isso, aguça a vontade de compra do participante”.
Para Guimarães, da TAJ Rio, no entanto, é preciso conhecer o público do evento em primeiro lugar. “Esgotar lotes rapidamente pode gerar desejo nos clientes e dar a percepção de sucesso. Mas talvez isso não funcione com todos os públicos”, conta.
Saiba mais sobre essa estratégia a seguir:
Pré-venda
Essa é a oportunidade de abrir venda mesmo se o line-up não estiver completo, se o cardápio do open bar não estiver definido ou mesmo se não for possível divulgar o local exato do evento. Aqui, os participantes topam adquirir os ingressos com antecedência e sem todas as informações por um preço um pouco menor.
Para o produtor Pedro Guimarães, no entanto, o período da pré-venda pode ser explorado de outra forma, como uma oportunidade de capturar leads e estreitar laços com aqueles clientes mais próximos, assíduos. Ainda segundo ele, é hora de reter esse público cativo “ através de benefícios e ações pré-evento”.
Virada de lote
“Muitas vezes, as viradas de lote são o impulsionamento perfeito para gerar mais vendas”, explica Guimarães. Para ele, trata-se de uma oportunidade de explorar gatilhos mentais de urgência e escassez.
A troca de lotes de ingressos pode ser explorada em ferramentas e canais de marketing digital, como:
- email marketing;
- mídias sociais;
- anúncios;
- SMS e WhatsApp etc.
Nágila Santiago, da Sympla, explica que, para o sucesso da virada de lote, é importante que os organizadores se atenham àquela estratégia de venda, sem criar descontos ou condições especiais que tirem o foco da troca de lotes. Como fazer ingressos por lote na Sympla?
Na plataforma da Sympla, quem produz eventos pode configurar ingressos em lote de acordo com a sua estratégia. Funciona assim:
Criando o primeiro ingresso
1. Comece criando os ingressos normalmente. Você deve escolher o botão Ingresso pago.
2. Em seguida, é hora de preencher todas as informações do primeiro ingresso. Lembre-se: só será possível criar lotes depois de concluir essa etapa. Comece incluindo título, quantidade de ingressos disponíveis e preço.
? Pense bem no número de ingressos disponibilizados no primeiro lote. Quanto maior a quantidade, mais tempo vai levar para a virada de lote.
Ainda nessa fase, será possível clicar na opção de Criar meia-entrada para este ingresso.
3. Defina, agora, o período das vendas deste ingresso, adicionando data e hora para o início e fim das vendas. Calma! Ainda não é hora de marcar Por lote. Antes disso, é preciso concluir a criação do primeiro ingresso.
4. Depois de definir a disponibilidade do ingresso e a quantidade permitida por compra, é hora de salvar. Prontinho!
Criando ingressos por lote
Sucesso! Agora, será possível criar outros ingressos pagos, tendo como gatilho para início das vendas o fim do ingresso anterior.
O processo é o mesmo, mas, chegou a hora de marcar a opção Por lote.
Depois de preencher tudo e salvar, você terá uma visão de todos os ingressos criados.
#DicaSympla: você sabia que é possível adicionar uma descrição ao seu ingresso? Além de definir o título de acordo com a sua criatividade para cada lote, os produtores podem incluir informações adicionais, como “Esse ingresso dá direito a um copo”. Legal, né?
Para entender o processo de criar ingressos na íntegra, é só dar o play no vídeo Como cadastrar eventos, no nosso canal do YouTube. Confira:
Por dentro da maior plataforma do Brasil
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