Pré-venda, primeiro, segundo e terceiro lote… Quem produz eventos já se acostumou com essas nomenclaturas quando o assunto é a venda de ingressos, né? Mas é preciso ir além: serão quantos bilhetes por lote? O que determinará o fim de um e o início do próximo lote? Será a data ou a quantidade de ingressos? Neste texto, você fica por dentro da resposta para essas perguntas e descobre como fazer ingresso por lote na Sympla. Vamos criar? 

O que é uma estratégia por lote? 

Os produtores já sabem: os lotes de ingressos permitem que tickets sejam vendidos a preços diferentes e em momentos distintos. O que talvez ainda não esteja claro é que existe uma estratégia por trás de tudo isso! O objetivo? São vários:

  • Antecipar um percentual da previsão de ingressos vendidos;
  • Ter maior previsibilidade de vendas;
  • Gerar senso de urgência no público;
  • Ter insumos para anúncios e divulgação;
  • Alcançar o sold out.

A Sympla conversou com o produtor de eventos Pedro Guimarães, fundador da agência de brand experience e produção de eventos TAJ Rio, e com Nágila Santiago, produtora de eventos do time de Operação Local da Sympla, sobre venda e precificação de ingressos. Continue a leitura! 

Qual deve ser a sua estratégia de lotes?

No universo dos eventos, não há receita mágica para vender ingressos. Mas, com uma boa gestão e uma estratégia eficaz de ingressos por lote, fica mais fácil chegar no tão sonhado sold out. Nágila Santiago explica que “a venda por lote torna o evento mais atrativo, cobiçado, diferenciado, com isso, aguça a vontade de compra do participante”.

Para Guimarães, da TAJ Rio, no entanto, é preciso conhecer o público do evento em primeiro lugar. “Esgotar lotes rapidamente pode gerar desejo nos clientes e dar a percepção de sucesso. Mas talvez isso não funcione com todos os públicos”, conta. 

Saiba mais sobre essa estratégia a seguir:

Pré-venda 

Essa é a oportunidade de abrir venda mesmo se o line-up não estiver completo, se o cardápio do open bar não estiver definido ou mesmo se não for possível divulgar o local exato do evento. Aqui, os participantes topam adquirir os ingressos com antecedência e sem todas as informações por um preço um pouco menor.

Para o produtor Pedro Guimarães, no entanto, o período da pré-venda pode ser explorado de outra forma, como uma oportunidade de capturar leads e estreitar laços com aqueles clientes mais próximos, assíduos. Ainda segundo ele, é hora de reter esse público cativo “ através de benefícios e ações pré-evento”.

Virada de lote

“Muitas vezes, as viradas de lote são o impulsionamento perfeito para gerar mais vendas”, explica Guimarães. Para ele, trata-se de uma oportunidade de explorar gatilhos mentais de urgência e escassez.

A troca de lotes de ingressos pode ser explorada em ferramentas e canais de marketing digital, como:

Nágila Santiago, da Sympla, explica que, para o sucesso da virada de lote, é importante que os organizadores se atenham àquela estratégia de venda, sem criar descontos ou condições especiais que tirem o foco da troca de lotes.  Como fazer ingressos por lote na Sympla?

Na plataforma da Sympla, quem produz eventos pode configurar ingressos em lote de acordo com a sua estratégia. Funciona assim:

Criando o primeiro ingresso

1. Comece criando os ingressos normalmente. Você deve escolher o botão Ingresso pago.

Imagem da plataforma da Sympla: selecione ingresso pago ou gratuito.

2. Em seguida, é hora de preencher todas as informações do primeiro ingresso. Lembre-se: só será possível criar lotes depois de concluir essa etapa. Comece incluindo título, quantidade de ingressos disponíveis e preço

? Pense bem no número de ingressos disponibilizados no primeiro lote. Quanto maior a quantidade, mais tempo vai levar para a virada de lote.

Ainda nessa fase, será possível clicar na opção de Criar meia-entrada para este ingresso.

A imagem é um print da plataforma da Sympla, que mostra os campos de configuração do primeiro ingresso: data de início e fim das vendas de ingressos.3. Defina, agora, o período das vendas deste ingresso, adicionando data e hora para o início e fim das vendas. Calma! Ainda não é hora de marcar Por lote. Antes disso, é preciso concluir a criação do primeiro ingresso.

4. Depois de definir a disponibilidade do ingresso e a quantidade permitida por compra, é hora de salvar. Prontinho!


Criando ingressos por lote

Sucesso! Agora, será possível criar outros ingressos pagos, tendo como gatilho para início das vendas o fim do ingresso anterior.

O processo é o mesmo, mas, chegou a hora de marcar a opção Por lote

Aviso: as vendas desse ingresso se iniciam quando o anterior esgotar ou quando as vendas dele se encerrarem.

Depois de preencher tudo e salvar, você terá uma visão de todos os ingressos criados. 

#DicaSympla: você sabia que é possível adicionar uma descrição ao seu ingresso? Além de definir o título de acordo com a sua criatividade para cada lote, os produtores podem incluir informações adicionais, como “Esse ingresso dá direito a um copo”. Legal, né?

Para entender o processo de criar ingressos na íntegra, é só dar o play no vídeo Como cadastrar eventos, no nosso canal do YouTube. Confira: 

Por dentro da maior plataforma do Brasil

Agora que você parou para pensar na sua estratégia de ingressos por lote na Sympla, que tal aprender a extrair ainda mais valor da plataforma? 

O curso Eventos Presenciais, do Sympla Academy, traz mais de vinte vídeo aulas rápidas e objetivas sobre tudo que a nossa tecnologia oferece. Você ficará por dentro dos temas: 

  • validação de ingressos;
  • credenciamento de participantes;
  • políticas para compradores;
  • acesso à portaria;
  • ferramentas de check-in.

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