Já pensou em organizar e produzir eventos universitários? Desde palestras e feiras de carreira até festas e jogos, esse mercado oferece uma gama muito interessante de possibilidades. 

Neste post, a Sympla explica um pouco mais das vantagens de trabalhar com esse público e lista 13 opções interessantes para quem quer entrar no mundo dos eventos acadêmicos. É o seu caso? Então confira a leitura na íntegra. 

Quais as vantagens de produzir eventos universitários?

Os eventos universitários são uma alternativa bastante interessante para produtores que desejam aumentar a lucratividade e o sucesso de suas produções. Ao organizar esse tipo de evento, é possível explorar o espaço do campus, aproveitar o engajamento estudantil e criar um melhor networking para garantir eventos futuros. 

Eventos estudantis são uma parte importante da vida dos estudantes. É através deles que eles vão socializar, fazer networking e adquirir conhecimentos tanto prático quanto teóricos.

Vale lembrar que os universitários são um público em constante mudança, já que os cursos duram em média de 4 a 5 anos e o público se renova. Esse contexto proporciona novas oportunidades para organizar eventos e engajar diferentes gerações de estudantes.

Dessa forma, os eventos universitários são uma excelente maneira de impactar diretamente um público jovem, dinâmico e em constante evolução. Por isso, é válido explorar todo esse potencial para planejar experiências incríveis e inesquecíveis. 

13 tipos de eventos universitários

O universo acadêmico é muito diverso, por isso, ele proporciona uma infinidade de possibilidades de eventos focados nesse público. A seguir, listamos algumas ideias para o produtor. 

1. Festivais culturais de inverno e de verão

Os festivais culturais são boas opções de eventos para instituições de ensino. Dá para realizar, pelo menos, duas edições por ano, uma no inverno e outra no verão. A programação pode incluir uma feira de profissões, palestras, apresentações de projetos de extensão, lançamentos de livros, mostras de cinema e até shows com atrações musicais. 

Uma dica interessante é realizar um sarau ou show de talentos, onde os estudantes poderão expor e apresentar suas produções artísticas e culturais. O foco do evento pode variar de acordo com os cursos de cada campus. Por exemplo, trazendo mostras de ciências, tecnologia ou artes. 

2. Shows e apresentações musicais

Shows e apresentações também são boas opções de programação para festas universitárias. Eles podem ser organizados tanto no próprio campus, quanto em clubes e casas de shows. 

O foco desse tipo de evento é o entretenimento, ajudando os estudantes a se divertirem e se desconectarem da rotina exaustiva de estudos. Assim, dá pra criar um calendário de eventos regulares, explorando, por exemplo, o período após provas e exames.  

Ao planejar esse tipo de evento, é importante que o produtor fique atento às regras e regulamentos de segurança, assim como às leis e regulamentos sobre venda de bebidas alcoólicas. 

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3. Feiras de carreira e desenvolvimento

Esse é um tipo de evento onde a universidade recebe empresas e organizações para que elas compartilhem informações sobre oportunidades de trabalho e estágios. As feiras de carreira são eventos frequentes no mundo acadêmico e ocorrem algumas vezes ao ano.

O ideal ao programá-las é convidar empresas de diferentes portes e ramos de atividade, desde multinacionais e startups até pequenos negócios e organizações sem fins lucrativos. Dessa forma, os estudantes terão acesso a diversas informações e perspectivas, tirando dúvidas e se candidatando para oportunidades em aberto. 

4. Palestras, seminários e conferências

Outro tipo de evento comum nas universidades são as palestras, seminários e conferências. Nesses eventos, os estudantes conseguem ter uma proximidade maior com especialistas de diversas áreas e podem ouvir sobre tópicos de interesse acadêmico ou profissional. 

As palestras são apresentações pontuais de curta duração sobre temas específicos. Já os seminários têm o objetivo de incentivar debates, propondo que o auditório debata ideias junto ao orador. As conferências, por sua vez, geralmente são eventos maiores, que podem durar vários dias e reunir diversos palestrantes.

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5. Eventos solidários

As campanhas solidárias também são boas opções de eventos universitários. A mais conhecida delas é o trote solidário, que celebra o início da carreira universitária de forma positiva. 

Por seu histórico de violência, os trotes universitários tradicionais acabaram sendo proibidos em diversas instituições públicas e privadas do país. Assim, a escolha do trote solidário foi uma alternativa pensada para manter o caráter simbólico da festa, agregando uma participação social e solidária. 

Esse tipo de evento pode incluir diversas ações como doação de sangue, arrecadação de roupas e alimentos e visitas a asilos, hospitais e orfanatos. 

Além do trote, outros tipos de produções também podem ter esse caráter solidário, como shows e jogos esportivos. Nesses casos, é válido pensar em uma entrada social, que reverta parte dos lucros para doações. 

6. Congressos e simpósios

Congressos e simpósios também são boas oportunidades de eventos acadêmicos, voltados para a pesquisa científica. Ambas as modalidades envolvem mesas redondas para que pesquisadores e profissionais possam debater um tema específico. 

A diferença, no entanto, é que o congresso é um evento de grande porte, enquanto o simpósio tem uma abrangência menor. Além disso, o congresso aborda um espectro mais amplo de temas, já o simpósio foca em um tema mais específico. 

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7. Oficinas e workshops

As oficinas e workshops são eventos mais práticos, onde os participantes podem aprender habilidades ou técnicas específicas em sua área de interesse. Esse modelo é ótimo para complementar cursos mais teóricos, ajudando os estudantes a desenvolverem competências e experimentarem seus conhecimentos na prática.  

O ideal é buscar por professores e instrutores que sejam referência no assunto e propor temas diferenciados, cuja prática não seja abordada na grade curricular do curso. 

8. Semanas acadêmicas

A semana acadêmica é um evento mais longo, que reúne profissionais atuantes da área para passar conhecimentos e experiências aos estudantes. Esse tipo de evento dura, normalmente, cinco dias e envolve alunos, professores e convidados para tirar dúvidas, trocar experiências e fazer networking. 

Ao longo da semana, podem ser realizadas palestras, mesas redondas, minicursos, paineis e concursos, além de momentos de confraternização e descontração.  

9. Hackathons e competições acadêmicas

A palavra hackathon vem do inglês e é uma união dos termos hack (a expertise dentro da área de programação) e marathon (as corridas de longa duração). O conceito surgiu dentro da área de tecnologia, mas não se limita a ela. 

Hoje em dia, os hackathons são eventos com duração de um ou mais dias, em que os participantes precisam usar a criatividade e o conhecimento para explorar soluções inovadoras

Um dos modelos mais usados atualmente são competições de criação de startups e empreendedorismo, onde os grupos propõem ideias diferentes de negócios e apresentam para uma banca avaliadora. 

10. Encontros e networking

Esse tipo de evento é focado em estabelecer conexões entre estudantes, ex-alunos e profissionais de uma área específica, criando oportunidades de colaboração e desenvolvimento profissional.

O ideal é que eles sejam organizados por curso, buscando nomes importantes da área para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer e trocar experiências com profissionais relevantes do mercado. 

11. Jogos universitários

Os jogos universitários visam incentivar a atividade física, o espírito de equipe e a interação entre os estudantes de diferentes cursos através de torneios esportivos variados, como de futebol, vôlei, basquete, entre outros esportes. 

Normalmente, os jogos acontecem durante o dia e à noite são realizadas grandes festas. Esse tipo de evento reúne milhares de pessoas e são excelentes oportunidades para marcas patrocinadoras. Alguns dos jogos universitários mais conhecidos são o Tusca (Taça Universitária de São Carlos) e a Copa Inter Atléticas (CIA). 

12. Simulações e modelos acadêmicos

As simulações e modelos acadêmicos são atividades que reproduzem situações reais de determinada área, permitindo que os estudantes aprendam de forma dinâmica e estimulem o pensamento estratégico, a negociação, a oratória e a resolução de problemas.

A ideia é recriar experiências que seriam impossíveis de vivenciar em primeira mão. Um exemplo é o Modelo das Nações Unidas (MUN), onde os alunos assumem o papel de delegados, defendendo as posições de diferentes países em comitês específicos.

13. Calouradas

Por fim, a calourada é uma festa que acontece no início do semestre para receber os recém-aprovados no vestibular. Essa é uma das festas preferidas dos jovens universitários e costuma atrair um público significativo. 

Na maioria das vezes, é tradicional que a calourada seja organizada pelos próprios estudantes veteranos, atléticas ou comissões de formatura. A festa pode durar um ou mais dias.

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Dicas para produzir eventos universitários

Deu para notar que existe uma gama bem grande de possibilidades quando o assunto é eventos universitários, não é? Mas como garantir o sucesso desse tipo de produção? Para isso, é importante seguir algumas dicas:

  • Conheça bem o seu público e entenda o que é importante para ele e como se comunicar de forma efetiva;
  • Defina os objetivos e a programação do evento, incluindo convidados e palestrantes;
  • Escolha a data e o local. Considere a realização em um local próximo das universidades ou dentro delas;
  • Defina um orçamento e entenda quais itens terão prioridade nos gastos;
  • Invista em logística e segurança, contratando bons fornecedores e uma equipe de apoio capacitada;
  • Planeje espaços de descanso e descompressão para os participantes, principalmente em eventos com foco educativo;
  • Utilize uma plataforma de eventos para garantir a venda online de ingressos;
  • Crie um plano de marketing e divulgue o eventos nas redes sociais, canais de comunicação da universidade e outras mídias; 
  • Aposte no poder dos influenciadores para aumentar a visibilidade do evento e atingir um público segmentado;
  • Planeje espaços instagramáveis para garantir mais interação dos participantes e auxiliar no marketing boca-a-boca;
  • Busque patrocinadores e parceiros para viabilizar o evento e aumentar o alcance da divulgação.

Com essas dicas, você conseguirá produzir eventos universitários de forma muito mais organizada e estruturada, garantindo mais atratividade e interesse por parte dos estudantes. 

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Concluindo, os eventos universitários são excelentes oportunidades para quem deseja explorar novas produções e atingir o público jovem. Vale lembrar que esse público valoriza muito os certificados, uma vez que podem utilizá-los como horas complementares no curso. Assim, esse é um diferencial importante para tornar os eventos ainda mais atrativos. 

Vender ingressos para o público mais jovem é pensar no digital e na divulgação. A Sympla conversa com esse público e tem ferramentas que facilitam a venda e a gestão de participantes, além da divulgação. Para produzir festivais, festas e shows, acesse nossa página do produtor. 

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