O ano de 2024, sem dúvidas, guarda uma série de oportunidades para os organizadores de eventos em todo o mundo. Mas os próximos meses também podem trazer desafios importantes para o setor. É por isso que é fundamental conhecer as tendências da indústria de eventos e se antecipar em relação aos temas que estarão em pauta em 2024.

Entenda o que vem por aí e saiba como incorporar esses assuntos à sua rotina neste ano com a ajuda da Sympla, a maior plataforma de eventos do país. Continue a leitura! 

1. O presencial segue com tudo! 

O 2024 Global Meetings and Events Forecast, realizado pela American Express, mostrou que o número de eventos presenciais continua crescendo a nível global. Cerca de 60% dos organizadores entrevistados disseram que a maioria de seus eventos será presencial neste ano. As produções híbridas vêm logo em seguida e, por último, os eventos inteiramente virtuais. 

O cenário é reflexo da busca do público por mais conexão. De acordo com Vem na Trend 2024, realizado pela Meta em parceria com a WGSN, a Geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024. Para isso, nada melhor do que ficar cara a cara com os amigos em um evento presencial, não é?

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2. A tendência do brand experience 

Em 2024, o branding ganha ainda mais força, e os anunciantes irão recorrer aos eventos e ativações para promover suas marcas, produtos e serviços. É o que sugere ‘Marketing Insights 2024’, relatório produzido pela GoAd Media em parceria com a Uol

O conceito de brand experience visa proporcionar experiências ao público, promovendo uma conexão mais profunda entre a marca e seus consumidores, sua comunidade. Para quem organiza eventos, isso pode representar, por exemplo, a oportunidade de associar a sua produção à empresas e projetos por meio de patrocínios e parcerias.

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3. A era da hiperpersonalização

“Cada vez mais, nós temos a tecnologia e as estratégias para nos adaptarmos a uma sociedade que deseja ser tratada de forma individual”, aponta o IBTM World 2024 Trends Report. De acordo com a organização, a Inteligência Artificial vem permitindo que se conheça os padrões comportamentais dos consumidores. E, assim, que se forneça uma experiência customizada com base nas necessidades do comprador.

A hiperpersonalização nada mais é do que a coleta, registro e análise de dados com o objetivo de oferecer uma experiência personalizada ao consumidor. Aqui, vale avaliar o histórico de participação em eventos anteriores, preferências alimentares, interesses em relação a conteúdos… Depois, é importante criar experiências customizadas: que tal um aplicativo que desenvolve uma agenda de palestras para cada participante? 

4. Vamos falar de acessibilidade?

Com a força dos eventos presenciais, o tema da acessibilidade também estará em pauta em 2024. Quando o assunto são as tendências da indústria de eventos, será esperado que produtores promovam práticas inclusivas na organização de eventos.

De acordo com o Guia de Acessibilidade para Eventos do Sebrae, há mais de 15 milhões de pessoas com uma deficiência severa no país, e é fundamental fazer com que elas se sintam bem-vindas na sua produção. O primeiro passo, segundo o material, é enxergar o planejamento com um olhar inclusivo. Conhecer as nomenclaturas corretas, incluir os custos em torno da acessibilidade e escolher a locação com isso em mente será mais urgente do que nunca em 2024. 

5. Sustentabilidade em pauta

Essa temática marca presença na lista de tendências a cada ano. Não é à toa: falar sobre o futuro é falar sobre sustentabilidade. De acordo com o relatório Top Global Consumer Trends 2024, cerca de 60% dos consumidores buscaram gerar um impacto positivo no meio ambiente no ano que passou. E essa será, sem dúvidas, uma demanda do participante de eventos em 2024. 

Isso significa que o produtor deverá se atentar, por exemplo, para a gestão responsável dos resíduos de seus eventos e para o impacto social gerado, com um olhar atento para a diversidade e inclusão.

Planejando os eventos de 2024 de olho nas tendências

Agora que você já conhece alguns dos assuntos que estarão em voga neste ano, que tal planejar suas próximas produções com um olhar renovado? Comece escolhendo uma plataforma completa para publicação e gestão, com o maior número de soluções inovadoras para o seu evento. 

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