Você gostaria de ser um produtor de eventos mas ainda não sabe quais tipos de eventos você pode organizar? Calma, a gente te ajuda! A boa notícia é que existe uma infinidade de eventos que você pode realizar, nos mais diferentes formatos, tamanhos e categorias. O importante é usar a sua criatividade para pensar em algo único e que chame a atenção do seu público.

Os principais tipos de eventos

Confira a seguir um guia completo com os principais tipos de eventos que você pode organizar, passando por eventos sociais, corporativos, acadêmicos, culturais e muito mais!

Eventos sociais

Os eventos sociais têm como objetivo a comemoração de algum momento marcante. Por isso, eles não possuem caráter comercial nem buscam obter lucros: aqui, a intenção é reunir família, amigos, colegas de trabalho e pessoas importantes na sua vida para festejar!

Alguns exemplos de eventos sociais são:

  • Casamentos;
  • Noivados;
  • Aniversários;
  • Happy hour;
  • Churrascos;
  • Formaturas.

#DicaSympla: Seja para organizar sua festa de aniversário, o churrasco com os amigos, o happy hour com os colegas de trabalho ou o baile de formatura com a turma da faculdade, você pode contar com a Sympla! Criando o seu evento na plataforma, você vende ingressos com facilidade, divulga o seu evento nas redes sociais e por e-mail e ainda consegue obter informações importantes para calcular a quantidade de comes e bebes para seu evento. Experimente agora! \o/

Eventos corporativos

Os eventos corporativos são realizados por uma empresa ou instituição. Podendo ser realizados nos mais diferentes formatos, esse tipo de evento é muito importante para criar uma relação próxima com clientes, funcionários, parceiros e possíveis novos usuários do serviço prestado pela empresa.

Os principais tipos de eventos corporativos são:

Feira

As feiras envolvem a exposição de produtos com objetivo comercial – ou seja, com a função de gerar vendas e novos negócios, tanto para o organizador do evento quanto para os expositores. Dependendo do tamanho e da estrutura oferecida, a feira pode ser organizada por barraquinhas ou por estandes, onde os expositores montam uma estrutura com os produtos e serviços sendo oferecidos. Alguns exemplos mais comuns são as feiras de materiais de construção, feiras de artesanato, feiras de tecnologia e feiras de profissões.

Conferência

A conferência é um evento organizado por empresas ou instituições com o objetivo de reunir pessoas para discutir um determinado assunto. As conferências possuem caráter formal e, por isso, não são permitidos debates: o público que se inscreve para o evento só participa como ouvinte, enquanto os palestrantes ou especialistas deliberam sobre o tema principal.

tipos de eventos

Reunião

As reuniões empresariais possuem o objetivo de agrupar pessoas para a discussão de um assunto principal. Dependendo do tema e da importância, as reuniões podem contar até com atas, onde todas as ideias levantadas e as definições são registradas por um participante responsável.

As reuniões podem ser internas – entre membros de uma mesma empresa ou departamento – ou externas – entre profissionais de empresas e instituições diferentes.

Encontro e Networking

Direcionado a profissionais de uma determinada área, os eventos de networking possuem como foco a troca de ideias, experiências e opiniões entre os participantes. Esse tipo de encontro é uma excelente maneira de criar comunidades de profissionais, estreitando laços e favorecendo a geração de novas parcerias e iniciativas para o mercado.

Geralmente, os encontros focados em networking contam com um coffee break na programação. Assim, os participantes fazem uma pausa para conversar, interagir e trocar informações de um jeito mais despojado e confortável.

Treinamento

Com foco na melhoria de habilidades profissionais, os treinamentos geralmente são oferecidos pelas empresas para que os colaboradores possam atingir um objetivo específico.

Os treinamentos podem envolver, por exemplo, a execução de um novo serviço, estratégias de venda, a utilização interna de softwares e a mensuração de resultados.

Eventos religiosos

Geralmente organizados por instituições religiosos ou grupos de pessoas voltadas à espiritualidade, os eventos religiosos possuem cuidado especial com o desenvolvimento pessoal dos participantes através de experiências únicas. Muitas vezes, os eventos religiosos também contam com a arrecadação de recursos para alguma causa ou instituição.

Os principais tipos de eventos religiosos são:

Retiro

Os retiros espirituais buscam reunir os participantes em algum local tranquilo e aconchegante – geralmente ao ar livre – com o objetivo de aproximá-los de suas crenças espirituais através. Podem ser realizadas dinâmicas em grupo, orações, momentos de reflexão, meditação e outras práticas que ajudem a o participante a se reconectar com suas próprias energias.

Os retiros costumam acontecer em lugares afastados das cidades, como sítios, chácaras e casas de retiros, e podem durar vários dias.

Evento beneficente

Os eventos beneficentes não possuem fins lucrativos: todos os recursos arrecadados são doados para alguma instituição ou causa. Os tipos de eventos beneficentes mais realizados são jantares, shows, bazares e feiras, e tudo aquilo arrecadado com a realização do evento – como a venda de ingressos, de produtos e a doação de alimentos – é direcionado para alguma organização que atue em prol de algum segmento da sociedade.

Encontro espiritual

Com objetivo semelhante ao do retiro, os encontros espirituais são um pouco mais enxutos, focando em um tema específico voltado para a espiritualidade. Este tipo de evento também costuma ser mais curto e durar apenas um dia.

Em encontros espirituais podem ser realizados momentos de oração e introspecção, rodas de conversa sobre um determinado assunto e o compartilhamento de experiências.

Eventos acadêmicos e educacionais

Nos eventos acadêmicos e educacionais, o grande objetivo é proporcionar aprendizado aos participantes. Eles podem ser voltados a estudantes, profissionais ou pessoas leigas interessadas em obter capacitação em algum assunto ou área. Um diferencial deste tipo de evento é a emissão de certificados aos participantes e aos palestrantes: assim, eles podem comprovar que adquiriram novas habilidades ou conhecimentos nos espaços acadêmicos e profissionais que frequentam.

Os principais tipos de eventos acadêmicos e educacionais são:

Simpósio

Com caráter mais científico, o objetivo do simpósio é realizar um debate acerca das novidades em uma área ou sobre os resultados obtidos em pesquisas e experimentos. Ao contrário da conferência, os simpósios permitem a participação dos ouvintes, que realizam perguntas aos expositores – que podem ser pesquisadores, professores e especialistas no tema em questão – e contribuem ativamente para o direcionamento do evento.

Palestra

Nas palestras, um especialista realiza uma apresentação sobre um determinado assunto. Geralmente, as palestras são direcionadas a pessoas que já possuem conhecimento sobre o tema abordado e desejam obter mais informações.

Como o objetivo não é ser um evento aprofundado, as palestras costumam ser de curta duração. Muitas vezes, as palestras contam com um momento de perguntas dos participantes, onde o público pode tirar suas dúvidas a respeito do tema apresentado e conhecer a opinião do especialista em questões específicas.

Seminário

O objetivo dos seminários é instigar a discussão sobre um determinado tema, suscitando novas opiniões e percepções. Como o objetivo é promover o debate, não há apresentação de conclusões ou resultados definitivos: o orador do seminário expõe as informações necessárias e, depois disso, abre o encontro para a discussão.

Curso

Voltados para o aprendizado de um tema ou habilidade específica, os cursos contam com um ou mais especialistas empenhados em transmitir seus conhecimentos aos participantes.

Ao preparar um curso, é importante ir além do assunto a ser ensinado e definir também os subtemas e tópicos relacionados – ou seja, tudo aquilo que é necessário para que o público aprenda de maneira completa.

O foco está mais na teoria do que na prática, mas isso não exclui a realização de dinâmicas e exercícios pelos participantes. Os cursos podem ser presenciais ou à distância (online), e podem envolvem os mais variados formatos de conteúdo, desde filmes, apresentações, livros e uso de softwares específicos. Aqui, como o foco é a capacitação, é fundamental emitir um certificado para cada participante ao final do curso! Afinal, eles podem precisar de uma maneira oficial de comprovar a nova habilidade adquirida.

Workshop

O objetivo dos workshops é possibilitar o aprendizado através da prática! Assim, além da discussão sobre algum tema e da exposição de novas ideias, o diferencial deste tipo de evento está na demonstração prática de tudo aquilo que foi aprendido.

Vários tipos de atividades podem ser realizadas, desde exercícios individuais até trabalhos em grupo. Assim, os participantes adquirem conhecimento de forma funcional e completa.

Congresso

O congresso é um evento especial que reúne grandes especialistas em determinada área para a discussão de um tema, através da apresentação de pesquisas, estudos e trabalhos científicos. Geralmente, os congressos são eventos com caráter oficial e são realizados por instituições que representam profissionais de um setor ou áreas de atuação como um todo.

Como este tipo de evento é bastante técnico e conta com vários painéis e reuniões, os congressos podem durar alguns dias e a realização costuma ser anual ou semestral. O debate entre os presentes é permitido e, ao final do evento, as deliberações são registradas em um documento oficial.

Mesa redonda

A mesa redonda é uma reunião em estilo clássico, na qual todos os presentes participam igualmente. A reunião é conduzida por um moderador, que orienta a discussão em torno de um assunto de interesse em comum ou artigo definido anteriormente.  Normalmente, a mesa redonda está inserida na programação de eventos maiores, não sendo um evento independente em si.

O evento pode ser realizado para discutir os mais variados temas, como cinema, cultura, questões políticas, assuntos financeiros ou ligados à medicina. O importante é contar com a presença de especialistas naquele assunto, que podem compartilhar seus pensamentos e experiências livremente e enriquecer o debate de forma harmônica.

Webinar

O Webinar é qualquer evento realizado e transmitido pela internet – pode ser uma reunião, palestra, conferência… Aqui, a principal diferença é que os participantes acompanham o evento virtualmente.

Nos webinars, o público pode interagir diretamente com os palestrantes através de um chat. Assim,ao final do evento, os participantes podem enviar suas perguntas e contribuir para as discussões abordadas. Aproveite e confira o nosso post com tudo sobre webinars e aprenda a organizar o seu! :)

Eventos culturais e de entretenimento

Nos eventos culturais, o objetivo é levar diversão e entretenimento ao público, seja através de apresentações musicais, arte, gastronomia, fotografia e muito mais. Aqui, o que vale é a criatividade do produtor de eventos para gerar experiências únicas aos participantes!

Os principais tipos de eventos culturais e de entretenimento são:

Festival musical

Os festivais musicais contam com uma grade de apresentações musicais previamente selecionadas (o famoso line up). Como a variedade de atrações pode ser grande, os festivais podem acontecer em apenas um dia ou em vários – como o Rock In Rio, por exemplo \o/

A ideia de um festival é proporcionar uma experiência completa ao público, que pode, conferir, as apresentações de diversas bandas e cantores em um único lugar.

Show

O foco de um show é a apresentação musical mais “compacta” de uma ou mais bandas e cantores. Geralmente, os shows acontecem em casas específicas para o estilo musical dos artistas que irão tocar, mas também podem acontecer em parques, praças e outros locais ao ar livre.

Exposições artísticas

As exposições artísticas envolvem a exibição de diversos produtos culturais, que podem ser quadros, esculturas, pinturas e objetos. Este tipo de evento é geralmente organizado por um curador e ocorre em locais como museus, centros de cultura e também ao ar livre. O objetivo das exposições não é vender ou ser comercial, mas sim levar cultura e conhecimento a públicos variados.

Sarau

O sarau é um evento mais intimista, onde um grupo de pessoas se reúne para se expressar culturalmente através da música, da literatura, da dança e da pintura. Este tipo de reunião geralmente ocorre à noite ou no final da tarde e pode envolver apresentações musicais, performances artísticas, rodas de leitura e serestas. O importante é celebrar a arte de maneira livre e poética!

Eventos esportivos

Nos eventos esportivos, a temática principal é relacionada à prática de esportes e exercícios físicos. Podem contar com a realização de provas, competições, torneios, lutas e jogos – o principal é se movimentar e gastar muita energia!

Corrida

A corrida é uma competição de velocidade ou resistência, na qual o público – que pode ser composto por atletas profissionais ou amadores – disputa quem chegará primeiro ao ponto final do percurso.

Os organizadores da corrida definem o trajeto e a distância a ser percorrida e os participantes precisam ir preparados com algum uniforme ou roupas próprias para a prática esportiva. Em muitos casos, este tipo de evento também conta com a entrega de kits, que podem conter garrafas d’água, camiseta oficial, mochila e crachá com número de identificação. Ao final, os primeiros colocados na corrida são premiados com medalhas e até recompensas em dinheiro ou produtos especiais.

Campeonato

Os campeonatos envolvem provas de diversas modalidades em um tipo de esporte. Geralmente, este tipo de evento é mais robusto e os competidores são atletas e equipes profissionais.

Ao final, não existe um único vencedor, mas sim vencedores para cada uma das modalidades disputadas no campeonato. Nos campeonatos de esportes coletivos – como futebol, vôlei e handebol – todos os atletas do time campeão são premiados.

Jogos

Os jogos são competições – geralmente entre times – que acontecem em campeonatos, Olimpíadas e eventos esportivos de grande porte. Para eleger o melhor time de basquete de uma cidade, por exemplo, é necessário realizar diferentes jogos entre todos os times inscritos, até que, por eliminação, restem apenas dois para a disputa final.


Viu só quantos tipos de eventos você pode organizar? Independentemente da sua escolha final, conte com a Sympla para organizar seu evento, vender ingressos online e fazer a gestão de todas as informações. Comece agora!