Oferecer boas experiências para o público é fundamental para garantir que um evento seja lembrado com carinho. Além de ajudarem a criar uma imagem positiva, essas experiências podem ser ainda mais impactantes quando saem do comum e se apresentam de maneira inusitada, como as ideias de instalações de arte que separamos para inspirar seu próximo evento.

Os grandes festivais já sacaram que as instalações de arte são responsáveis por fazerem seus eventos se perpetuarem organicamente pelas redes sociais. Uma maneira diferente e muito criativa de impactar um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Uma dica é optar por instalações grandes, que instiguem a curiosidade das pessoas, mexa com suas imaginações e, principalmente, com seus sentidos. Não esqueça de pensar em projetos que tenham potencial para virar boas fotos ou stories no Instagram. :)

Separamos 5 ideias de instalações de arte de festivais que sabem com maestria como chamar a atenção de seu público com criações interessantes. Confira!

Instalações de arte no Coachella: Os balões e personagens gigantes 

Instalações de arte: Balloon Chain Coachella 2017 Divulgaçao

(Foto/divulgação: Coachella 2017)

A instalação Balloon Chain é um clássico do festival americano Coachella: balões de gás hélio amarrados em cordões que percorrem todo o terreno do festival. Durante o dia, eles são vistos com facilidade, e à noite ganham ainda mais charme iluminando o céu.

Também podemos conferir instalações cenográficas gigantescas espalhadas por todo festival. São uma marca registrada do evento.

Todos os anos, diferentes artistas criam obras enormes, que além de tomarem um bom tempo do público para as apreciá-las, ainda tem a vantagem de se tornarem ótimos pontos de encontro dentro do festival.

Em 2015, o grupo de artistas Poetic Kinetics, de Los Angeles, criou uma lagarta gigante. Listrada de amarelo e preto, a criação chamou demais a atenção do público durante todos os dias do festival. O mais legal, porém, ainda estava por vir, já que no último dia do Coachella, a lagarta se abriu e virou uma borboleta com asas multicoloridas que se movimentava para baixo e para cima.

(Foto/divulgação: Coachella 2015)

Tudo o que o Burning Man oferece

Se o Coachella é famoso por suas instalações artísticas, o Burning Man basicamente “vive disso”. O Burning Man não se declara como festival, mesmo mesclando arte e música. Ele acontece no Black Rock Desert, em Nevada, sendo uma espécie de “cidade temporária”, construída somente para o festival.

As instalações de arte colocadas ali a cada ano são pensadas com cuidado. Nada está à toa! Por isso mesmo, fica muito difícil destacar uma ou outra instalação: tudo no Burning Man é uma grande instalação de arte!

Instalações de arte: The Temple Burning Man 2016 Divulgaçao

(Foto/divulgação: The Temple Burning Man 2016)

Mas, para ter uma ideia de tudo isso, destacamos a instalação “The Temple”, da edição de 2016 do BM. Feita pelos artistas David Best e The Temple Crew, o espaço recriava um templo oriental, o que combinou demais com a aura de “culto” do Burning Man.

A história das instalações do Burning Man é tão importante que ganhou uma exposição dessas artes na galeria Renwick Gallery, em Washington, a fim de mostrar o movimento artístico e cultural que elas representam.

Live Art Installations do Ultra Music

O Ultra Music Festival, em Miami, apresentou pela 1ª vez em 2018 um espaço dedicado a artistas visuais do mundo todo. O festival realmente oferece uma tela em branco altamente estilizada que permite que equipes de produção de arte visual criem projeções que acompanharão as apresentações de Djs.

Tudo é transmitido ao vivo e, muitas vezes, criado na hora mesmo.

A iniciativa é única, e além de abrir espaço para artistas mostrarem o seu potencial, dá às instalações um papel de protagonista no evento.

(Foto/divulgação: Live Art Installations Ultra Music 2017)

O “SXSW Art Program” do South by Southwest

Desde 2017, o SXSW – South by Southwest – tem o “SXSW Art Program”, um espaço criado em colaboração com o “SXSW Art Team” e um conselho de curadoria externa, que traz um grande número de artistas internacionais, suas instalações temporárias e algumas permanentes.

As instalações são das mais variadas, sendo muitas delas com grande pegada tecnológica, como o Infinity Room, projeto de Refik Anadol que faz parte de suas pesquisas sobre o estado de imersão e consciência do ser humano.

 

(Foto/divulgação: Infinity Room SXSW 2017)

A instalação criava uma percepção de presença em um mundo não físico, transformando a projeção plana do cinema em um espaço arquitetônico em 3D. Pode parecer complicado, mas, na verdade, a grande sacada dessa instalação era algo muito simples: jogo de luzes.

As transformações em Las Vegas do Life Is Beautiful

(Foto/divulgação: Life is Beatiful Las Vegas)

O Life is Beatiful acontece em Las Vegas e é conhecido por transformar os arredores da área da Fremont Street em um cenário de obras semipermanentes, com muita street art e instalações de artistas conceituados do mundo todo.

Um exemplo é o Container Park, um espaço já existente na cidade e feito de containers antigos, mas que durante o festival foi transformado em área de lazer, comércio e praça de alimentação com restaurantes de chefs renomados.

Transformar e recriar espaços já existentes, dando novas funções a eles também pode ser extremamente bem-vindo.


#DicaSympla: você produz eventos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça a Sympla!

Gostou das dicas? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais :)