Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Como ganhar dinheiro fazendo o que gosta

Estamos acostumados a pensar que, para ganhar dinheiro, é preciso estudar bastante, sair em busca de um emprego e trabalhar mais ainda – e nisso, muitos dos nossos interesses vão ficando para trás.

Mas você já pensou em ganhar dinheiro fazendo algo que realmente gosta ou que fuja dos empregos tradicionais? Este é o sonho de muitas pessoas, mas a maioria delas acaba não conseguindo tirar essa ideia do papel.

No post de hoje, você vai entender como a produção de eventos pode te ajudar a obter uma renda extra sem precisar abrir mão do seu trabalho ou dos seus interesses pessoais e profissionais. Muitos eventos aqui na Sympla nasceram assim, e tudo pode ser bem mais simples do que você está imaginando o/

Como ganhar dinheiro fazendo o que você gosta

A produção de eventos pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a sua renda – e não é preciso ser um grande produtor isso! Desde as festas mais simples até as palestras empresariais, existe uma infinidade de eventos que você pode organizar – aqui, a grande vantagem é que tudo fica à seu critério, e você pode realizar um evento de acordo com a sua necessidade e capacidade de gerenciá-lo.

Cada evento conta com suas particularidades – e cada um deles é ideal para ser realizado por quem tem afinidade com determinados temas ou eventos. Se você é professor, por exemplo, realizar palestras e cursos pode ser excelente. No entanto, partir para a organização de festas e shows pode não ser tão produtivo.

Para que você entenda melhor como funciona a dinâmica do mundo dos eventos, fizemos uma lista com os principais tipos de eventos que você pode organizar, de acordo com aquilo que você gosta. Confira:

Festas

Produzir festas é uma ótima maneira de conseguir uma renda extra! E não é preciso investir em uma super produção para isso: você pode realizar festas menores ou particulares, para um público mais segmentado ou próximo dos seus círculos sociais. Aqui vão alguns tipos de festas que você pode produzir:

Para fazer suas festas bombarem e agradarem ao público, é importante realizar tudo com muita organização e manter todos os detalhes sob controle. Fique atento a itens como quantidade de comidas e bebidas, aluguel do espaço para a festa, equipamentos de som e vídeo, contratação de serviços terceirizados (como segurança e buffet, por exemplo) e até a entrada dos participantes no evento.

Para facilitar a venda de ingressos, a dica é separá-los por lotes, realizar promoções e investir em muita divulgação! o/

Eventos esportivos

Seja para esportistas profissionais ou atletas amadores, os eventos esportivos são uma excelente alternativa para aliar a paixão por um esporte à troca de experiência com outras pessoas. Se você pratica algum esporte ou faz parte de alguma time, aproveite para reunir sua equipe e realize desde jogos simples até campeonatos completos. Você pode produzir corridas e caminhadas, campeonatos, amistosos, torneios e qualquer tipo de competição! Futebol, vôlei, basquete, ciclismo… Independentemente do esporte escolhido, você pode realizar um evento aberto ao público ou apenas para os amigos, família, colegas de trabalho ou da faculdade. Se você não é muito fã de esportes, não tem problema – também dá para realizar um campeonato de videogame!

Para envolver os participantes e garantir que o evento aconteça da melhor maneira possível, é fundamental investir na organização, planejando como cada disputa irá acontecer, as regras de cada jogo e até o prêmio final ao time (ou atleta) vencedor.

#DicaSympla: Saiba como organizar um evento esportivo

Cursos e workshops

Você é professor ou especialista em algum assunto, ou possui muita experiência trabalhando em uma área específica? Utilize seus conhecimentos a seu favor e invista na organização de cursos e workshops!

Estes dois tipos de evento estão entre os mais realizados no mundo corporativo. Como o foco é o aprendizado, os cursos e workshops são bastante populares entre pessoas que buscam qualificação profissional ou uma recolocação no mercado de trabalho.

Para ministrar um curso ou workshop, é preciso dominar um assunto e saber a melhor maneira de transmitir os conhecimentos necessários. Comece montando uma possível estrutura para o evento, com os principais temas e tópicos a serem abordados. No caso dos workshops – que são voltados para a prática – pense em exercícios e atividades que os participantes devem realizar para aplicar os habilidades adquiridas.

Algumas das áreas com maior demanda de cursos e workshops são:

No entanto, não importa qual é o seu ramo de atuação: tenha em mente que, em qualquer tema ou área profissional, existem pessoas dispostas a aprender e que precisam de profissionais experientes para obterem as competências necessárias.

Para produzir um curso ou workshop, também será preciso cuidar de itens relativos à estrutura do evento – como a definição do local, aluguel de mesas e cadeiras, equipamentos de som e vídeo, materiais necessários para as atividades, realização de um coffee break e a emissão de certificados. Para não ficar na dúvida, confira os nossos posts com tudo sobre como montar um workshop e como montar um curso a partir de suas experiências profissionais :)

Palestras

Assim como os cursos e workshops, as palestras são ideais para quem possui experiência em algum assunto e quer se tornar referência no mercado. Seja uma palestra para a equipe do trabalho ou direcionada a um público mais amplo, você pode ser palestrante em qualquer tipo de evento corporativo.

O objetivo de uma palestra não é aprofundar em um tema, mas abordá-lo de acordo com um aspecto em específico. Por isso, este tipo de evento costuma ser de curta duração e direcionado a pessoas que já possuem alguma afinidade com o assunto. O público também pode participar fazendo perguntas e emitindo sua própria opinião – portanto, esteja preparado para este momento!

#DicaSympla: Saiba como escolher o palestrante do seu evento

Eventos beneficentes

Uma das soluções mais efetivas para reunir recursos para alguma instituição social é realização de eventos beneficentes. Se você gerencia alguma organização ou deseja ajudar alguma causa, este tipo de evento ajuda a arrecadar doações de maneira mais rápida e efetiva.

Como os eventos beneficentes são bastante flexíveis, é possível realizá-los em qualquer época do ano e em qualquer formato. O que importa é garantir que as metas de arrecadação de recursos sejam alcançadas. Aqui vão alguns dos principais tipos de eventos beneficentes que você pode organizar:

Nos eventos beneficentes, é possível angariar recursos de várias formas, desde a venda dos ingressos até a arrecadação de alimentos e dinheiro. Mas para que o público faça parte do evento, é preciso sensibilizá-lo! Divulgue as atividades realizadas pela instituição e mostre como a participação de cada um pode fazer a diferença na continuidade dos trabalhos.

Também é importante preparar um evento completo, para que o público tenha várias opções para se divertir enquanto contribui para a causa beneficente. Por isso, não se esqueça de cuidar dos itens relacionados à estrutura, que podem variar de acordo com o tipo de evento sendo realizado. Para saber como organizar cada um deles, acesse o nosso post sobre como organizar um evento beneficente :)

Divulgação do evento

Para que qualquer evento seja um sucesso, é fundamental investir na divulgação e no planejamento. Assim, você consegue atingir o público certo e mantém todas as pendências e informações do evento sob controle, e evita que imprevistos e situações indesejáveis aconteçam.

Para isso, a dica é baixar a nossa planilha de planejamento estratégico gratuito para produção de eventos e conferir o post com tudo sobre como divulgar um evento :)

E então, qual é o próximo evento que você vai realizar? Conte com a Sympla!

Sair da versão mobile