Há quem não pratique nenhum tipo de atividade física, mas não faltam pessoas aficionadas pelo esporte! E é por essa razão que organizar um evento esportivo pode ser tão dinâmico e vibrante: os esportes têm o poder de mexer com a paixão das pessoas!
A regra número um para produzir qualquer tipo de evento é o planejamento. O primeiro passo para se organizar é pesquisar bastante e fazer um checklist. Depois, é a hora de colocar a mão na massa!
Veja algumas dicas que foram preparadas para quem quer produzir um evento esportivo incrível. A torcida da Sympla é pelo sucesso do seu evento!
1. Escolha o local adequado
Ofereça aos atletas um local que possua as condições necessárias para que a prática possa ser realizada plenamente e com segurança. Além disso, garanta a boa visibilidade e segurança para os espectadores.
Lugares muito apertados também não são legais. É muito importante que você leve em consideração um local que permita a mobilidade confortável do seu público.
Imagine se for um evento de ciclismo: o ideal seria um lugar com uma pista adequada, em vez de fazer uma adaptação em um espaço que não tenha as melhores condições.
2. Corra atrás de patrocinadores
Para o produtor que quer realizar um bom evento, mas que não tem verba suficiente, é importante separar a lista de contatos, ir a luta e vender patrocínios! Para enfrentar esse desafio, aqui vão algumas dicas:
- conversar com várias empresas e propor diferentes tipos de patrocínio;
- gerar identificação dos patrocinadores com o evento produzido;
- mostrar como o evento ajudaria o possível patrocinador.
#DicaSympla: para entender tudo sobre esse tema que é uma dor de todo produtor, acesse o Kit completo de patrocínio para eventos da Sympla
3. Tenha um bom controle financeiro
É fundamental que o produtor esteja consciente de como regularizar legalmente o seu evento para evitar surpresas desagradáveis de última hora. Alguns dos erros comuns da contabilidade para eventos são:
- a falta de emissão de recibo e nota fiscal;
- não fazer o detalhamento do contrato;
- não se atualizar em relação às alterações legislativas.
Além disso, é importante garantir um bom custo benefício na contratação dos fornecedores. Uma boa ideia é fazer um orçamento com cada uma das suas opções e, para cada segmento, escolher aqueles que passarem maior segurança e tiverem bom preço. Nem sempre o mais barato é o pior e o mais caro, o melhor.
4. Divulgue corretamente
Divulgar de maneira eficiente significa ir de encontro ao público-alvo. Caso o evento seja uma corrida, uma boa dica é anunciar o evento em TVs de publicidade localizadas em academias!
É sempre fundamental comunicar nos sites e blogs com temas ligados ao evento esportivo que está sendo produzido, principalmente se for para o público jovem. Em eventos para idosos, a divulgação por meios impressos nos bairros certos pode gerar grande resultado.
Saber tudo sobre o público-alvo, entender seus hábitos de consumo e como acessá-los: uma regra básica que todo produtor deve saber :)
5. Venda os ingressos pela internet
Vender ingressos na internet é muito prático, fácil e cômodo, tanto para quem produz quanto para quem compra
A venda online dispensa um ponto de venda e reduz o deslocamento. Os participantes podem comprar os ingressos sem precisar enfrentar filas ou ter que sair de casa. Ofereça praticidade a quem está interessado em comparecer!
#DicaSympla: aprenda como criar uma boa página de vendas na Sympla
6. Distribua brindes
É interessante combinar com os patrocinadores a distribuição de brindes para o público durante o evento. É uma ótima ideia fazê-los de forma que tenham a ver com o universo do esporte, como:
- bonés;
- camisetas;
- squeezes;
- toalhinhas personalizadas;
- barrinhas de cereais.
#DicaSympla: confira como realizar a entrega de kits para eventos esportivos
7. Atenção com a segurança
Até mesmo em eventos grandes, como as Olimpíadas, existem falhas nesse quesito. Quem não se lembra do caso do maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi prejudicado por um invasor nos momentos finais da prova? Esse tipo de incidente é lamentável e poderia ser evitado.
Pensando nisso, é importante contratar uma boa equipe de segurança, bem treinada, que possa agir com eficácia e rapidez no caso de algum imprevisto.
Além da segurança dos atletas, é fundamental priorizar também a segurança dos espectadores! Algumas coisas importantes para serem checadas:
- o estado das arquibancadas;
- a capacidade de lotação;
- as saídas de emergência;
- as condições dos materiais utilizados;
- a limpeza dos banheiros e/ou vestiários;
- separação de torcidas, em caso de rivalidades;
- serviços médicos para casos de emergências.
8. Venda de bebidas e alimentos
Qualquer que seja o esporte praticado, dificilmente o evento terminará rápido. Portanto, é interessante permitir a venda e consumo de alimentos e bebidas durante o evento.
É possível contratar uma empresa que realize o serviço ou até mesmo conseguir através de um patrocinador. Esse tipo de serviço faz com que as pessoas fiquem mais dispostas e não abandonem o evento em busca de comida.
9. Busque referências nos maiores eventos esportivos do mundo
Por fim, é importante que o produtor se mantenha sempre atualizado em relação às tendências do mercado. Pensando nisso, você sabe qual o maior evento esportivo do mundo?
O maior, em número de audiência, é a Tour de France, centenária competição de ciclismo, que tem uma audiência anual de 3.5 bilhões por todo o mundo. Mas, para além dela, existem outros eventos que podem ser interessantes:
- Super Bowl;
- Copa do Mundo de Futebol;
- Copa do Mundo de Críquete;
- Jogos Olímpicos de Verão;
- Jogos Olímpicos de Inverno.
Crie o seu evento esportivo!
São muitas as possibilidades e oportunidades dentro do mercado de produção de eventos esportivos. Você pode contar com a gente ao longo de todo esse processo, seja tirando dúvidas, conferindo os insights disponíveis no Blog Sympla, ou criando o seu evento na maior plataforma do Brasil.
Com as soluções Sympla, é possível criar sua própria página de vendas online, acompanhar os resultados em tempo real, ter acesso a um painel financeiro e de controle de participantes, e muito mais. Vamos lá? Criar evento esportivo!