Março é o mês em que o produtor deve se perguntar: quais promoções do Dia do Consumidor devo oferecer ao público? Como posso aproveitar essa data para gerar mais visitas e resultados positivos para minhas produções?
Afinal, essa é uma oportunidade para planejar as estratégias que serão utilizadas nos eventos para divulgar os descontos, chamar a atenção das pessoas e, finalmente, vender mais ingressos!
Neste artigo, veja mais sobre:
- quando é o dia do consumidor;
- o que é a Semana do Consumidor;
- qual é o papel do produtor no Dia do Consumidor;
- como oferecer promoções de Dia do Consumidor que sejam irresistíveis;
- clientes satisfeitos e faturamento maior!
Quando é o Dia do Consumidor?
Há 60 anos, no dia 15 de março de 1962, o ex-presidente dos EUA John F. Kennedy apresentava no congresso americano um discurso — conhecido como Consumer Bill of Rights — sobre os direitos dos consumidores à segurança, informação, escolha e de ser ouvido. Desde então, a data passou a ser celebrada como o Dia do Consumidor.
No Brasil, as discussões sobre direitos dos consumidores ganharam força nos anos 1990, quando o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor. Com a lei, há um amparo legal maior para a população, que pode procurar ajuda em órgãos como o Procon.
Nos últimos anos, porém, a data tem sido cada vez mais lembrada pelo volume de compras e promoções oferecidas ao público, assim como em outras campanhas promocionais como a Black Friday, que ocorre em novembro.
Imagens bem características de eventos como a Black Friday são: lojas animadas e preparadas para um grande volume de pessoas. Estas estão esperando ansiosamente para entrar e aproveitar as promoções. Com o Dia do Consumidor, o objetivo é o mesmo!
Isso significa que é fundamental estar preparado para receber todo o público e oferecer a melhor experiência possível tanto nos preços quanto no evento em si.
O que é a Semana do Consumidor?
Os varejistas estão bem familiarizados com as promoções do Dia do Consumidor, afinal, precisam oferecer descontos específicos para impulsionar as vendas nesta data.
Não é à toa que surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor. Ou seja, além do dia 15 ter muitas promoções do Dia do Consumidor, recentemente, as lojas (físicas e virtuais) passaram a oferecer uma semana inteira de descontos, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.
Muitas empresas aproveitam esse momento para procurar locais para realizar produções de divulgação de seus produtos e serviços, para assim gerar ainda mais vendas durante toda a semana. Por isso é muito importante que eles contem com a expertise de um produtor de eventos para organizar tudo.
Qual é o papel do produtor de eventos no Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor é uma grande oportunidade para produtores divulgarem seus próprios eventos, oferecendo descontos exclusivos e, consequentemente, vendendo mais ingressos. Este será o momento ideal, já que o público estará buscando por valores em condições especiais.
Uma tática para atrair mais compradores é gerar um buzz sobre o evento por meio da divulgação em canais pagos e próprios. O produtor pode investir em anúncios e patrocinar posts sobre as promoções. Também vale dar uma atenção especial ao orgânico, explorando as redes sociais e blogs, se existirem. As comunicações devem incentivar o compartilhamento por parte dos usuários, e é possível, inclusive, presentear os seguidores com códigos promocionais.
No setor de eventos, o boca a boca é rei! Afinal, estamos falando de experiências que são coletivas. Por isso, um bom caminho é apostar em descontos progressivos, aqueles em que há aumento na redução do preço de acordo atrelado ao número de ingressos.
Como usar o Dia do Consumidor nas suas produções
O organizador de eventos pode lançar mão de uma série de estratégias para assegurar que o Dia do Consumidor seja um grande sucesso. Afinal, abaixar alguns preços não é suficiente! O público precisa enxergar a data como uma oportunidade única de viver experiências a preços bem mais baixos do que de costume. Trata-se ainda de um movimento coletivo: quanto maior for o número de consumidores aproveitando o Dia ou a Semana do Consumidor, mais pessoas vão querer fazer o mesmo!
Veja algumas dicas:
- crie escassez: por ser uma semana — ou um único dia — de promoções exclusivas, sempre reforce o gatilho da escassez e urgência. Essa é uma das táticas mais importantes que você pode usar para impulsionar as vendas;
- fale sobre a quantidade de ingressos: não precisa especificar em números, mas é importante ressaltar que será uma quantidade limitada de assentos, pacotes VIP ou experiências complementares, por exemplo.
- divulgue a venda de ingressos antecipados limitados;
- mostre quantos tickets já foram comprados;
- use a tática do FOMO (Fear of Missing Out, em português “medo de estar perdendo algo”) – isso faz as pessoas se convencerem de que vão perder uma grande oportunidade se não aderirem a alguma situação;
- em compras online, exiba cronômetros na página de checkout (para o cliente saber quanto tempo falta para comprar o ingresso) ou indique claramente a data/hora de término das vendas.
Como oferecer promoções de Dia do Consumidor que sejam irresistíveis
O produtor de eventos também pode oferecer seus serviços para empresas do setor de varejo nessa data. Afinal, trata-se de um momento em que a demanda cresce consideravelmente! Os organizadores podem atuar em lojas, feiras, lives de compras e até promover eventos em shoppings e outros centros de comércio.
De acordo com os dados do Movimento Compre & Confie (Confi), o número de pedidos de compras da Semana do Consumidor chegou a 7,1 milhões em 2021, o que representou um aumento de 88% em comparação com a mesma semana do ano anterior.
Em relação ao faturamento, os dados mostraram que as vendas chegaram a R$ 3,2 bilhões, 103% a mais, ou seja, maior que o dobro do período de promoções de 2020. Além disso, os clientes desembolsaram valores maiores, pois o ticket médio ficou em R$ 454.
Se o potencial de vendas é tão grande no digital, o Dia do Consumidor precisa ser um grande evento presencial também. Para isso, o produtor responsável deve estar preparado para criar um ambiente propício para que os clientes conheçam os produtos e serviços à venda.
Ou seja, o trabalho do organizador de eventos neste dia é garantir que os consumidores tenham a melhor experiência e que isso resulte em mais vendas para o seu cliente. Mas como fazer tudo isso?
Para te ajudar no planejamento das estratégias de promoção do Dia do Consumidor, preparamos uma lista de como vender mais nessa data. Veja abaixo.
1. Promoções verdadeiramente atrativas
Essa dica inicial pode parecer óbvia, mas a verdade é que há muitas promoções de Dia do Consumidor que não levam isso em consideração.
Alguns descontos são ínfimos e, quando o público percebe isso, em vez de comprarem mais, acabam criticando a empresa e evitando fazer futuras compras no local.
Ou seja, só ofereça promoções de Dia do Consumidor que realmente sejam vantajosas para seus clientes. Dessa forma, será fácil conquistar os consumidores e gerar mais conversões.
Já pensou se, durante o evento, um consumidor percebe que um produto que ele já havia pesquisado antes está com uma promoção “pela metade do dobro”? Ou seja, o valor aumentou dias antes para durante a promoção de Dia do Consumidor o preço “baixar” para o quanto estava antes.
Além de gerar má fama para a marca, esse tipo de situação pode gerar conflitos durante o evento — e até ações judiciais.
2. Escolha dos produtos
Qual produto escolher para oferecer os descontos? Afinal, a empresa também precisa lucrar. Para oferecer boas promoções e garantir a lucratividade da empresa, escolha itens como:
- produtos que são tendência;
- produtos com maior giro no estoque;
- kits de produtos.
Se o organizador quiser aproveitar a data para vender seus próprios ingressos, um caminho é adaptar essas táticas para a sua venda. Ou seja, qual de seus eventos alcançam um maior número de participantes? Qual é o tipo de ingresso mais atrativo? Nesse caso, vale aplicar um desconto especial ao setor de open bar em detrimento da pista, por exemplo.
É essencial fazer a análise de dados dos preços praticados pela concorrência, mas também seguir uma estratégia de ofertas que estejam de acordo com o negócio.
Sendo assim, é preciso levar em consideração a margem de lucro, os custos de cada produto e outros gastos da organização. Só assim o percentual de desconto terá o efeito desejado para ambos os lados.
Além de descontos, ofereça também:
- condições de pagamento especiais;
- brindes;
- sorteios;
- promoções relâmpago;
- cashback.
Se, durante o evento, houver uma forma dos clientes provarem alguns produtos, melhor ainda.Essa é uma ação promocional que pode convencer os consumidores a levarem o item por conta da sua qualidade comprovada e do gatilho de prova social. Afinal, com certeza outras pessoas vão parar para experimentar e dar opinião sobre o produto.
3. Experiência do consumidor
O valor das promoções do Dia do Consumidor é o carro-chefe dessa data. Afinal, a maioria dos clientes estão esperando para comprar por conta do preço baixo dos produtos.
Entretanto, existe um outro fator muito importante para a conversão, que é a experiência do visitante no local de divulgação.
Não adianta ter um preço incrível se o consumidor não consegue comprar. Portanto, prepare um atendimento personalizado e eficiente. Nesses eventos, é comum que os consumidores estejam ansiosos para comprar e para obter respostas.
Sendo assim, é essencial preparar o comércio para ter um atendimento efetivo durante os dias de maior movimentação. Essa experiência positiva vai garantir mais vendas devido a eficiência no atendimento.
É normal que os consumidores tenham dúvidas sobre as promoções de Dia do Consumidor. Por isso, o evento precisa disponibilizar a eles uma forma prática para a comunicação. O simples fato da pessoa não conseguir tirar uma dúvida pode fazê-la desistir da compra.
O evento pode contar tanto com um canal digital para resolver essas questões, como um FAQ online ou uma plataforma de eventos, quanto com uma equipe de atendimento no local que irá se encarregar de responder quaisquer dúvidas dos clientes.
Outro fator necessário é garantir a acessibilidade do evento. Ele deve ser inclusivo para todos, portanto garanta que o espaço esteja apto para receber pessoas com deficiência, desde o estacionamento, locomoção na loja, banheiros, sinalização, comunicação, etc.
Em eventos online, também é possível garantir a acessibilidade por meio de:
- legenda na transmissão;
- intérprete de libras;
- descrições visuais faladas.
Clientes satisfeitos e faturamento maior!
Com as estratégias corretas e planejamento é possível agradar os clientes fornecendo promoções do Dia do Consumidor que sejam realmente atrativas e que também gerem lucro para o produtor de eventos ou para a empresa que o contrata. Se a campanha der certo, além do faturamento, o negócio provavelmente vai fidelizar os clientes.
A Sympla dá aos produtores de eventos total autonomia para cadastrar, gerenciar e acompanhar todas as informações de eventos e conteúdos digitais, inclusive de datas como essa do Dia do Consumidor.
Além disso, organizadores de eventos podem contar com o suporte da nossa equipe de especialistas para evento híbrido ou presencial.
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