Você já investe em marketing digital e tráfego pago para anunciar e vender seus eventos? Por muito tempo, as mídias tradicionais lideraram o mercado de anúncios. Hoje, no entanto, esse cenário mudou. 

De acordo com dados de um relatório de impacto econômico do Google, a plataforma Ads movimentou 104,5 bilhões de reais no Brasil em 2022. Para se ter ideia, os comerciais de televisão não chegaram a movimentar nem 1% disso. 

Nesse contexto, é interessante ter em mente que empresas de todos os setores precisam começar a investir em anúncios na internet. Mas como transpor essa realidade para o mercado de eventos? É isso que a Sympla vai abordar neste post. Confira! 

O que é marketing digital?

Philip Kotler, o maior especialista em marketing do mundo, define o conceito de marketing como uma estratégia para identificar as necessidades humanas e supri-las de forma lucrativa. 

O conceito de marketing é o mesmo, tanto para o modelo tradicional, quanto para o digital. O que muda, no entanto, são os canais utilizados para atrair o cliente e se relacionar com ele. 

Enquanto o marketing tradicional utiliza canais como anúncios em jornais e revistas ou outdoors, o marketing digital é focado em ferramentas online, como redes sociais e outras mídias de tráfego pago. 

O marketing digital tem sido cada dia mais utilizado por empreendedores de todos os setores, inclusive, no mercado de eventos. Isso se deu por uma mudança nos hábitos de consumo do público, que passou a priorizar a internet na hora de pesquisar e comprar produtos e serviços. 

Nesse cenário, investir em estratégias de marketing digital é de suma importância para os produtores de eventos que desejam alcançar uma maior audiência. E você? Já utiliza essa ferramenta? 

O que é tráfego pago?

Tráfego pago é uma estratégia de marketing digital em que as empresas investem dinheiro para promover conteúdos ou produtos em plataformas online, como Google Ads ou redes sociais. 

O objetivo é atrair a atenção do público-alvo e gerar conversões, que podem ser ações variadas, como curtir uma página, acessar um site, interagir com uma publicação ou realizar uma compra.

Na prática, a empresa paga para que seus anúncios sejam exibidos para um público-alvo específico, com base em critérios como localização, idade, interesses e comportamento online. Esses anúncios podem aparecer em diversos formatos, como banners, vídeos ou posts patrocinados, e o pagamento pode ser feito por cliques (CPC), visualizações (CPM) ou ações específicas, como conversões. 

Diversas plataformas contam com ferramentas de tráfego pago, entre elas, podemos destacar o Facebook e o Instagram Ads, Google Ads, Youtube e TikTok. 

Por que investir em tráfego pago para eventos?

O investimento em tráfego pago pode ser bastante vantajoso para os produtores de eventos. Esse tipo de marketing permite que você atinja exatamente o público que deseja, além de ser mais econômico e mensurável do que outras estratégias. 

Assim, a ferramenta contribui para o alcance de metas, atua como um diferencial na divulgação dos eventos e permite explorar novos formatos de divulgação, como vídeos e conteúdos interativos. 

O investimento em mídia paga também aumenta a visibilidade da marca, cria relevância e autoridade para o produtor de eventos e potencializa o engajamento e a interação dos participantes. Além disso, amplia o alcance de suas publicidades e garante um melhor retorno do investimento (ROI)

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Quais ferramentas de tráfego pago utilizar para promover eventos?

Como você viu, as principais redes sociais oferecem ferramentas de anúncio para tráfego pago, assim como o Google. Dessa forma, existe uma diversidade de opções para quem deseja investir nessa estratégia de marketing. 

Tendo isso em mente, como definir o melhor canal para divulgar seus eventos? O primeiro passo é entender quem é o seu público-alvo e em quais redes ele é mais ativo. 

Se o  evento é direcionado a um público mais novo, por exemplo, é válido anunciar em plataformas como Instagram, Youtube e TikTok. Isso porque, de acordo com dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, 99% dos adolescentes entre 15 e 17 anos possuem perfis nas redes sociais e essas são as mais usadas. 

Os públicos mais velhos também utilizam as mídias sociais, mas tendem a preferir plataformas mais tradicionais. De acordo com um estudo realizado pela Toluna, 88% das pessoas entre 18 e 54 anos costumam acessar as redes de forma regular. Entre os com mais de 55 anos, a porcentagem é de 89%. O Facebook é a rede que lidera entre as preferidas.

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Como utilizar anúncios pagos para promover eventos?

As campanhas de tráfego pago podem ser utilizadas para atrair tanto os participantes quanto os patrocinadores. É importante lembrar que o mercado de eventos é cíclico, portanto, é importante saber usar a sazonalidade e as tendências de mercado a seu favor. 

A seguir, você confere algumas dicas para utilizar anúncios pagos na promoção dos seus próximos eventos:

  • Utilize sua base de dados e e-mails para criar campanhas de retargeting. Dessa forma, seus anúncios vão atingir pessoas que já manifestaram interesse pelo evento;
  • Invista em ações com influenciadores em conjunto com os links patrocinados. O apoio de autoridades do nicho vai ajudar a aumentar a relevância e credibilidade do evento;
  • Crie cupons e descontos promocionais com gatilhos de escassez e urgência, como “Faltam 10 dias para esse evento inesquecível” ou “Taxa zero para ingressos adquiridos hoje”;
  • Alie os esforços de links patrocinados com outros tipos de mídia, como anúncios no rádio ou nos pontos de venda. Para isso é importante desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado com os objetivos do evento;
  • Defina as plataformas onde serão feitos os anúncios e confira vídeos e tutoriais para saber como utilizá-las. É válido, também, contar com apoio de uma agência ou profissional da área. 

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Deu para notar que uma estratégia de tráfego pago bem-feita vai garantir uma audiência mais segmentada para o seu conteúdo, fazendo com que o público certo seja atraído para participar do evento. 

O sucesso da estratégia de tráfego pago depende de diversos fatores como a segmentação precisa de público, a escolha correta de palavras-chave e plataformas, o controle do orçamento e o acompanhamento constante do desempenho das campanhas.

Além de desenvolver conteúdos valiosos. A Sympla também é a maior e melhor plataforma para você divulgar, organizar e alavancar as vendas das suas produções. Converse com um consultor e conheça todas as soluções da Sympla pra você.