Trabalhar com eventos vai muito além daquilo que se vê. Por trás do palco, das luzes e da decoração existem várias pessoas contribuindo para que aquele momento seja especial. Não é à toa que existe um Dia do Produtor de Eventos. 

Esse é um profissional extremamente importante para o sucesso de qualquer tipo de evento. Além dos conhecimentos técnicos sobre o assunto, é ele quem terá todas as conexões e será responsável por resolver possíveis imprevistos. Entenda melhor como se tornar um produtor de sucesso. 

Quando é o Dia do Produtor de Eventos?

Dia 30 de abril é comemorado, oficialmente, o Dia Nacional do Produtor de Eventos. A iniciativa partiu do projeto de Lei 156/2017, aprovado pela Comissão de Educação em 2022. 

A data é uma forma de homenagear os profissionais da área de eventos, responsáveis por movimentar a economia e o turismo no país. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), a área de eventos envolve 52 segmentos da economia, representando mais de 3% do PIB brasileiro. A atividade movimenta, anualmente, R$ 37 bilhões, emprega quase 3 milhões de pessoas e recolhe, em impostos, R$ 4,2 bilhões.

#DicaSympla: Sympla para Produtores: por que criar eventos na maior e melhor plataforma do Brasil?

Principais características de um produtor de eventos

Trabalhar com eventos não é fácil. Muito além de curtir boas festas, esses profissionais precisam ter jogo de cintura e muita organização. Isso porque, uma produção envolve muitas etapas e pequenos processos para alcançar o seu sucesso. 

Entre as características mais importantes para quem trabalha na área, podemos destacar:

  • Criatividade: desenvolver conceitos inovadores, acompanhar tendências e criar experiências memoráveis para os participantes;
  • Organização e planejamento: gerenciar cronogramas, definir prazos e antecipar desafios, garantindo que tudo saia conforme o planejado;
  • Flexibilidade: se adaptar rapidamente a mudanças e conseguir coordenar múltiplas tarefas simultaneamente;
  • Habilidades de comunicação: saber negociar, apresentar ideias e se relacionar de forma clara e eficiente com equipes, fornecedores, clientes e público;
  • Capacidade de resolução de problemas: tomar decisões rápidas e eficazes diante de imprevistos;
  • Liderança e gestão de equipe: motivar e coordenar profissionais, garantindo que todos trabalhem alinhados com os objetivos do evento;
  • Visão estratégica: planejar eventos de forma integrada, considerando impacto, metas e público-alvo;
  • Habilidade financeira: gerenciar orçamentos, controlar custos e otimizar recursos sem comprometer a qualidade;
  • Proatividade: antecipar soluções, buscar melhorias constantes e agir antes que os problemas surjam;
  • Conhecimento técnico sobre eventos: entender logística, montagem, produção audiovisual, legislação e demais aspectos do setor;
  • Resiliência e autocontrole: manter a calma sob pressão e conseguir lidar com adversidades sem comprometer a qualidade do evento;
  • Networking: construir e manter uma rede de contatos estratégicos com fornecedores, parceiros e clientes;
  • Inteligência emocional e empatia:compreender as necessidades do público e da equipe, garantindo um ambiente colaborativo e produtivo;
  • Conhecimento em marketing e tecnologia: utilizar estratégias de divulgação e ferramentas digitais para promover o evento e engajar o público;
  • Gestão de riscos: identificar possíveis problemas e elaborar planos de contingência para minimizar impactos;
  • Senso de prioridade: saber definir o que é mais urgente e importante, garantindo foco e eficiência na execução do evento.

#DicaSympla: Mulheres que inspiram: 4 histórias de produtoras incríveis

Qual a importância do produtor de eventos?

O produtor de eventos tem um papel fundamental para o sucesso de qualquer produção, seja ela corporativa, cultural, religiosa, educacional, social ou esportiva. Sua importância vai muito além da execução prática; ele é o responsável por transformar ideias em experiências memoráveis. 

Além disso, a produção de eventos é responsável por garantir a organização, o impacto e o sucesso no alcance de objetivos estratégicos. Ela é a peça central que conecta todos os elementos de um evento.

Como se tornar um produtor de eventos em 2025?

Quer se aprofundar na área de produção de eventos, mas não sabe por onde começar? A Sympla reuniu algumas dicas valiosas abaixo. 

1. Busque capacitação e formação profissional

Estudar é sempre importante. Por isso, vale a pena buscar por formação em áreas como Produção de Eventos, Comunicação, Marketing, Relações Públicas, Turismo e Administração. 

Cursos livres e workshops de curta duração focados em planejamento, logística, captação de patrocínios, gestão financeira e produção cultural também são importantes. 

Por fim, certificados em gestão de projetos (como PMP ou CAPM) e cursos sobre eventos híbridos e digitais também são valorizados na área.

2. Desenvolva habilidades específicas

Como você viu, existem muitas habilidades que são valorizadas em profissionais de eventos. Dessa forma, vale investir no desenvolvimento de competências-chave, como comunicação, negociação, organização, planejamento, criatividade, gestão de crise, etc.

3. Se aprofunde nas ferramentas certas

Foque em se aprofundar em ferramentas de gestão de projetos, serviços de streaming e plataformas de venda de ingressos, como a Sympla. Conhecer recursos de marketing digital também é importante. 

#DicaSympla: Página do produtor: reúna seus eventos em uma só página

4. Invista em networking

Vá a feiras, congressos e workshops para se conectar com profissionais da área e participe de grupos e canais nas redes sociais. Plataformas como o LinkedIn são ótimas para trocar experiências e buscar oportunidades. 

Além disso, estabeleça parcerias com fornecedores, patrocinadores e espaços de eventos e organize seus contatos por nichos.

5. Priorize experiências práticas

As experiências práticas são muito importantes nessa área. Sendo assim, é interessante começar trabalhando em eventos como assistente ou estagiário para entender os bastidores da produção. 

Além disso, organize eventos menores e crie um portfólio. Lembre-se de registrar fotos, vídeos e depoimentos de eventos que você participou para apresentar aos clientes ou empresas.

6. Mantenha-se atualizado

Mantenha-se atualizado sobre o mundo dos eventos e suas principais tendências, como experiências imersivas, gamificação, sustentabilidade e tecnologias emergentes como IA e realidade aumentada.

7. Conheça a legislação de eventos

É importante ter conhecimento sobre a legislação no universo dos eventos. Assim, fique de olho em regulamentações locais, alvarás, normas de segurança, licenciamento e autorizações.

8. Invista na sua imagem

Crie um perfil profissional forte para você ou sua produtora nas redes sociais e divulgue seus projetos e cases de sucesso. Isso aumenta a visibilidade do seu trabalho.

9. Entenda conceitos de empreendedorismo

Por fim, se deseja atuar como freelancer ou abrir uma empresa de eventos, estude sobre gestão financeira, contratos e captação de clientes. Verifique qual opção se encaixa melhor em seus objetivos. 

#DicaSympla: Dicionário do produtor de eventos: borderô, PDV, outsourcing e mais

Deu para notar que se tornar um produtor de eventos é uma tarefa que exige muita paixão, resiliência e disposição para lidar com desafios. Assim, esteja preparado para aprender continuamente e se adaptar às mudanças. 

Conte com uma plataforma completa que reúne tudo que os produtores precisam em um só lugar. Conheça a Sympla e crie eventos na maior e melhor plataforma do Brasil.