A Páscoa é uma das datas mais tradicionais no Brasil, marcando presença nos lares e sendo amplamente explorada em campanhas de marketing e eventos. Embora cada religião atribua um significado próprio à data, o essencial é a celebração e o momento de conexão entre as pessoas. 

Se você está organizando um evento de Páscoa, não se preocupe! Reunimos dicas valiosas para garantir que sua experiência seja um sucesso.

Por que produzir um evento de Páscoa?

Mesmo diante da pressão inflacionária, as expectativas para a Páscoa de 2025 são otimistas no mercado. Segundo a projeção da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), espera-se que as vendas temáticas apresentem um aumento de 8% a 12% neste ano. 

Esse dado mostra como o brasileiro valoriza a tradição da Páscoa e faz questão de participar da celebração, mesmo diante de alguns desafios

Nesse contexto, envolver-se nas comemorações e criar produções temáticas pode ser uma estratégia valiosa para os produtores de eventos aproveitarem o período sazonal.

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Como organizar um evento de Páscoa? 10 dicas! 

Está pensando em organizar um evento de Páscoa, mas não sabe por onde começar? A Sympla reuniu dicas e estratégias para tirar o projeto do papel. 

1. Escolha o local e a data

Em 2025, a Páscoa será celebrada no dia 20 de abril, um domingo, véspera de outro feriado (Tiradentes, 21 de abril). Dessa forma, a escolha da data e do local para o evento devem ser uma prioridade. 

Caso opte por realizá-lo no próprio domingo de Páscoa, tenha em mente que será uma data concorrida e planeje com antecedência para garantir a disponibilidade do espaço. 

Além disso, certifique-se de que o local escolhido acomoda confortavelmente o número de pessoas esperado e atende às necessidades das atividades planejadas. 

2. Defina o objetivo do evento e o público

O público e o objetivo do evento também precisam ser alinhados desde o início. Vai ser uma festa com atividades voltadas para as crianças? Ou uma ativação pensada no público adulto? Ele terá um foco religioso ou de entretenimento? 

Definir essas informações-base vai ajudar você a estabelecer quais rumos precisa tomar nos próximos passos. 

3. Defina o tema

A Páscoa tem muitas tradições e símbolos que podem ser usados como tema para o seu evento. É possível explorar a parte religiosa, gastronômica ou lúdica, por exemplo. 

Assim, na hora de definir o tema, é importante levar em conta o público escolhido no passo anterior e entender como a temática pode ser adequada a ele.

4. Planeje as atividades

Quer deixar seu evento mais interessante? É só planejar algumas atividades temáticas. A seguir, você confere algumas dicas com base no público-alvo. 

Atividades para crianças:

  • Caça aos ovos: esconder ovos de chocolate ou surpresas pelo local para as crianças encontrarem;
  • Oficina de pintura de ovos: disponibilizar ovos cozidos ou de plástico para as crianças decorarem com tintas e adesivos;
  • Contação de histórias: apresentação teatral ou leitura interativa sobre a origem da Páscoa e o coelhinho;
  • Espaço “mini fazendinha”: contato com coelhinhos e outros animais fofos para uma experiência lúdica;
  • Brincadeiras temáticas: corrida do ovo na colher, pintura facial com desenhos de coelho, entre outras.

Atividades para toda a família:

  • Workshop de chocolate: aula interativa ensinando a fazer ovos de Páscoa e bombons artesanais;
  • Café da manhã ou brunch temático: mesa decorada com pratos típicos, como colombas pascais e chocolates;
  • Sessão de fotos com o Coelho da Páscoa: espaço instagramável para registros especiais;
  • Gincanas em família: atividades recreativas como montar um quebra-cabeça gigante ou caça ao tesouro;
  • Show musical ou teatral: apresentações lúdicas com músicas e personagens temáticos.

Atividades para um público mais adulto:

  • Degustação de chocolates e vinhos: harmonização de sabores para os amantes de gastronomia;
  • Workshop de decoração de Páscoa: técnicas para criar centros de mesa e lembrancinhas artesanais;
  • Oficina de culinária: receitas tradicionais de Páscoa, como bacalhau ou sobremesas especiais;
  • Feira de produtos artesanais: exposição de chocolates caseiros, doces e itens decorativos;
  • Sessão de meditação e renovação: momento de reflexão sobre o significado da Páscoa, com yoga ou mindfulness.

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5. Estabeleça uma estratégia de divulgação

A estratégia de divulgação deve estar alinhada ao público que você deseja alcançar. Se for um evento voltado para o público religioso, por exemplo, é interessante investir em materiais físicos, como cartazes, convites e informativos, além de utilizar murais de centros espirituais ou igrejas. 

Já para um público mais antenado e digital, o ideal é explorar o potencial das redes sociais e parcerias estratégicas e influenciadores.

6. Conte com bons fornecedores

Eventos de Páscoa costumam envolver comida, bebida e atrações especiais, tornando essencial a escolha de fornecedores de qualidade. 

Contar com parceiros confiáveis evita imprevistos. Mesmo assim, eles podem acontecer, então sempre tenha um plano B preparado.

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7. Prepare a decoração

Eventos de Páscoa são ótimas oportunidades para caprichar na decoração. Há diversos elementos típicos que podem ser explorados, como as famosas pegadas, ovos coloridos, cenouras e coelhinhos fofos.

O estilo da decoração deve estar alinhado ao objetivo do evento e ao público-alvo. Se for um evento voltado para crianças, vale investir em cores vibrantes, personagens lúdicos e até mesmo em um mascote para tornar a experiência ainda mais encantadora.

8. Cuidado na hora de escolher o cardápio

O cardápio é um dos pontos mais importantes de qualquer evento de Páscoa. Assim, além de trazer opções tradicionais da data, é importante pensar na diversidade alimentar do público. 

Pense em oferecer alternativas para intolerantes à lactose e ao glúten, além de opções veganas e vegetarianas. No caso dos chocolates, vale a pena incluir opções sem açúcar.

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9. Conte com uma boa ferramenta para venda de ingressos

A tecnologia pode ser uma aliada e tanto na hora de vender seus ingressos e realizar o credenciamento do público. Por isso, a dica é optar por uma boa plataforma de eventos, como a Sympla. 

Ela vai ajudar na venda das entradas, permitir um maior controle do público, além de trazer facilidades para os participantes. 

10. Organize a logística

Por fim, é importante organizar a logística do evento. Isso inclui pontos como estacionamento, contratação de equipe de segurança, montagem e desmontagem de tendas e muito mais.

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