Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Marketing digital para eventos: tudo que você precisa saber

Você está em busca de uma estratégia online para impulsionar as vendas do seu evento? O marketing digital para eventos pode ser a solução ideal! Em tempos de redes sociais, fotos, vídeos e notícias transmitidos de forma simultânea, é preciso estar atento para fazer parte do fluxo e não ficar de fora.

O marketing digital é a principal estratégia dos principais eventos do mundo para garantir o sucesso com o público e atraírem cada vez mais pessoas a cada ano, desde os grandes festivais de música até os eventos esportivos e corporativos.

Aprenda como funciona o marketing digital para eventos e como você pode utilizá-lo para bombar a sua produção! o/

Marketing digital para eventos

O Marketing Digital pode ser definido como um conjunto de ações cujo objetivo final é promover e divulgar uma marca na internet. Quando voltado para o mundo dos eventos, ele é uma excelente ferramenta para a venda de ingressos e para o reconhecimento do evento como referência no mercado.

Por isso, se você ainda não emprega nenhuma estratégia de marketing digital para impulsionar o seu evento, está passando da hora de começar a utilizá-las para se destacar! Com um bom planejamento e a estruturação correta dos principais propósitos que você deseja atingir, o seu evento pode obter resultados incríveis e vender ainda mais ingressos.

Estratégia de marketing digital

A estratégia de marketing digital do seu evento deve conter as principais metas e ações para que os objetivos finais sejam alcançados. Dessa forma, é preciso saber com clareza o motivo pelo qual você estará investindo recursos neste processo! Alguns dos principais objetivos de um plano de marketing para eventos são:

Antes de iniciar qualquer campanha de divulgação, é preciso definir por quê ela está sendo feita e quais resultados ela deve gerar. É nessa etapa que você irá mapear todas as ações a serem executadas – para isso, busque estabelecer respostas para perguntas como:

Em outras palavras, a sua estratégia de marketing digital irá guiar a maneira como o seu evento será divulgado e posicionado nas mídias digitais diante do público e do mercado.

Conhecendo o seu público

Agora que você já sabe onde deseja chegar ao implementar uma estratégia de marketing digital no seu evento, é hora de partir para a prática! Em primeiro lugar, é necessário saber quem é o seu público-alvo – ou seja, conhecer as principais características das pessoas que você deseja atingir com a sua estratégia.

Este processo também é chamado de definição de persona – e você pode aprender mais sobre ele neste post. Com uma persona em mente, você pode traçar metas mais alinhadas com os principais interesses e hábitos desse público, com foco em ações mais atrativas e segmentadas.

Principais ações e ferramentas de marketing para eventos

Com o público-alvo do seu evento em mente, você pode dar início à execução do seu plano de marketing digital! Aqui, listamos as principais ferramentas e quais ações você pode realizar em cada uma delas para promover o seu evento. Confira:

E-mail marketing

O e-mail marketing consiste na comunicação através de e-mails enviados ao público que faz parte da sua base de contatos. Você pode utilizar esta ferramenta para comunicar informações importantes sobre o seu evento, como início da venda de ingressos, virada de lotes, atrações confirmadas e descontos especiais.

Mas, como obter uma base de contatos qualificada? Aqui, a dica é investir em campos de conversão no site oficial da empresa ou marca e na página do seu evento – ou seja, adicionar uma área na qual o público pode se cadastrar para receber conteúdos relacionados ao evento diretamente por e-mail.

Se o seu público ainda está em dúvida sobre participar ou não do evento que você está planejando, o e-mail marketing é a ferramenta ideal para nutrir um relacionamento próximo e convencê-los de que vale a pena o/

Redes sociais

Quando falamos em marketing digital, a primeira coisa a surgir na cabeça de muita gente são as redes sociais. E não é para menos: elas foram criadas especialmente para facilitar a comunicação e o compartilhamento dos mais diversos tipos de conteúdos entre pessoas e empresas!

Uma pesquisa mostrou que, só aqui no Brasil, as pessoas passam quase 4 horas por dia navegando nas redes sociais, seja pelo computador ou nos smartphones. Por isso, utilize as estatísticas a seu favor e invista nas redes sociais para divulgar seu evento! Aqui, o que vale é estar presente no dia a dia do seu público, mas sempre de forma inteligente e não invasiva.

Esta é a maneira mais simples e diversificada de fazer contato com o seu público, conquistar novos seguidores e permitir que eles interajam com a sua marca ou evento. Você pode aproveitar as redes sociais mais utilizadas pelo público-alvo para promover o seu evento de infinitas maneiras, tais como:

#DicaSympla: Saiba como divulgar seu evento nas redes sociais

Mídia paga

As redes sociais e o e-mail marketing são maneiras orgânicas de atingir o público desejado para divulgar o seu evento. No entanto, para impulsionar ainda mais o alcance da sua marca, você também pode investir em anúncios patrocinados nas principais redes e motores de busca da internet – a chamada mídia paga. A principal vantagem é a precisão, já que todas as plataformas contam com filtros personalizáveis para que você segmente o público ideal com base em interesses, comportamentos, idade e localização.

Nas redes sociais – como o Facebook, por exemplo – você pode criar anúncios pagos para divulgar o seu evento para um público específico, fazendo com que ele seja visto pelas pessoas certas e estimulando a compra de ingressos. Em motores de busca como o Google, você pode criar uma campanha para que o seu evento ou marca apareça sempre que o público-alvo realizar uma busca por termos ou palavras específicas relacionadas ao tema do evento.

Inbound Marketing

O objetivo do Inbound Marketing é atrair pessoas interessadas em uma marca através da produção de conteúdos relevantes para aquele público. Pelo seu potencial de trazer muitos resultados positivos, esse é um dos principais pilares de qualquer estratégia de marketing digital atualmente!

Estes conteúdos relevantes podem ser blogposts, vídeos, eBooks, infográficos e webinars – ou seja, materiais de qualidade que atraem o público para aquilo que você deseja – inclusive um evento! Ao planejar uma estratégia de Inbound Marketing condizente com os objetivos estabelecidos, o seu evento passa a ser encontrado por pessoas interessadas naquele assunto e que provavelmente irão demonstrar interesse em participar dele. Dessa forma, o seu público irá até você!

Aqui, a dica é utilizar a criatividade para produzir conteúdos exclusivos e de destaque para o seu público, pensando em oferecer soluções às dores e necessidades dessas pessoas. Estes conteúdos também devem ser otimizados para os motores de busca a partir de itens como as palavras-chave, que são termos ou palavras que resumem a forma como um usuário irá fazer a sua pesquisa. Aproveite para conhecer mais sobre as técnicas de SEO para eventos – preparamos um post inteiro sobre elas! :)

Plataforma de vendas online

Utilizar uma plataforma online para a venda de ingressos também é uma excelente estratégia de marketing digital para eventos! Isso porque, além de contar com uma visibilidade muito maior na internet, ainda é possível associá-la às outras estratégias de marketing que falamos por aqui.

Na Sympla, por exemplo, você pode utilizar sua base de e-mails para enviar comunicados e convites para o seu evento, fortalecendo o relacionamento com o seu público e com quem já adquiriu ingressos. Também é possível integrar a página do seu evento ao site oficial da sua empresa e adicioná-lo no evento de divulgação no Facebook.

Você ainda pode utilizar as estratégias do Inbound Marketing para criar uma descrição bem atrativa e estratégica para o seu evento. Assim, ao mesmo tempo em que o evento está sendo divulgado, a venda dos ingressos também é promovida e fortalecida o/

Sair da versão mobile