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Google Analytics para produtor de eventos: como usá-lo em ações estratégicas

Os produtores de eventos já estão acostumados a escolher fornecedores, atrações, definir o local mais apropriado para receber a produção, dentre várias outras tarefas. O que, muitas vezes, não está no checklist habitual do produtor, são as ações estratégicas do evento.

É comum os organizadores terem dúvidas sobre como, e por que, ser mais estratégico e quais ferramentas serão necessárias. Para esclarecer esse assunto, reunimos neste post informações sobre o Google Analytics, o impacto dele no seu evento e como usá-lo.

Quer conferir tudo isso e aprender como usar essa ferramenta na prática? Continue a leitura!

O que é Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que monitora e analisa páginas da internet e seus visitantes. Sua configuração inicial é simples e sua versão gratuita é muito completa. Além disso, é possível fazer integração com outras ferramentas para uma visão ainda mais ampla.

Com o GA, é possível acompanhar diversos dados que servem de insumo para decisões estratégicas, alguns deles são:

Essas são apenas algumas informações que podemos extrair do Google Analytics. Ele é uma poderosa ferramenta, que apresenta relatórios muito ricos e podem ser personalizados de acordo com a sua necessidade.

Como usar Google Analytics em eventos?

Agora que você já entendeu o que é o Google Analytics, pode estar se perguntando como um produtor de eventos pode usar essa ferramenta.

A sua utilização está atrelada ao uso de uma página de vendas de ingresso online. Quando o organizador tem uma página do seu evento, é possível ter uma conta no GA para gerar relatórios e informações em tempo real sobre os acessos, comportamento e navegação.

Confira a seguir alguns exemplos de para que serve o GA na prática:

Monitoramento dos acessos na página do evento

O número de pessoas que visitam a página indica se a divulgação do evento está surtindo efeito. Se o fluxo de visitantes não for satisfatório, pode ser interessante reforçar a divulgação, revisar a comunicação e os canais utilizados.

Análise da conversão em vendas

A conversão representa o número de pessoas que acessaram a página do evento versus o número de pessoas que efetuaram a compra do ingresso. Se muitas pessoas chegam até a sua página, mas não compram, pode significar que o seu conteúdo não é atrativo. Nesse caso, vale repensar alguns pontos sobre o evento ou a forma como as informações estão sendo passadas, ou até mesmo se a divulgação da página do evento está atingindo o público certo.

Acompanhamento do público

Com o Google Analytics é possível compreender o perfil do público que visita a página do seu evento e que efetua a compra do ingresso. Assim, o produtor pode atestar se os visitantes estão dentro do público-alvo esperado, além de encontrar outras informações sobre eles que podem ajudar na definição da comunicação, como por exemplo seu gênero, idade e interesses.

Análise dos canais de origem e mídia

O GA mostra para o organizador de eventos quais canais geraram mais tráfego e conversão para a página. Dessa maneira, é possível saber, por meio de dados, qual é o canal (seja ele pesquisa orgânica, redes sociais, email, etc) mais efetivo e intensificar esforços para conseguir um resultado ainda melhor.

Como integrar a página do evento com o GA

Como falamos, o primeiro passo para usar o Google Analytics no seu evento é ter uma página online. Você pode criar seu evento e a página de vendas online facilmente pela Sympla.

Além disso, é necessário ter uma conta no Google Analytics. Caso você ainda não tenha, acesse: Ajuda do Google Analytics.

Com isso pronto, é hora de fazer a integração para começar a extrair dados e fomentar ações estratégicas para o evento. Acompanhe o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o painel do evento, na área do produtor da plataforma Sympla, e copie a URL (o link) do seu evento.

  2. Na página “Administrador” em seu Google Analytics, clique em “Criar nova propriedade”.

  3. Cole a URL do seu evento na área especificada, lembrando de alterar o item ao lado da URL para “https://”.

  4. Clique em “Obter ID de acompanhamento”.

  5. Copie a sua ID de acompanhamento.


  6. Volte para seu painel do evento na Sympla e clique em “Integrações”, conforme a imagem abaixo:

  7. Clique em “Conectar” para abrir a janela e insira a ID de rastreamento.

  8. Agora basta clicar em “Salvar e Publicar” e pronto! Os acessos, comportamento e navegação sobre esse evento serão contabilizados pela sua conta do Google Analytics.

Com esse processo realizado, basta esperar 24 horas para que haja dados suficientes coletados para serem apresentados no seu painel do GA.

Comece a utilizar o Google Analytics nas suas produções

Viu só como pode ser simples ser mais estratégico nas suas produções? Lembre-se que os dados isolados e sem análise não dizem muita coisa. É necessário investigar as causas e consequências das informações coletadas e traçar um plano de ação quando fizer sentido. A partir daí, continue observando os resultados e os efeitos das suas ações.

Assim, é possível realizar um evento otimizado e tirar melhor proveito dos seus resultados. Se você ainda não criou seu evento com a Sympla crie agora e conte com todas as nossas soluções e integrações!

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