O Rio de Janeiro é o destino escolhido por muitos turistas nos feriados e férias, tanto para quem mora no Brasil, quanto para quem vem de fora. Com praias incríveis e uma vida noturna agitada, a cidade conquista corações. Não à toa, recebeu o apelido de cidade maravilhosa.
Está pensando em visitar a capital fluminense, mas ainda não sabe o que fazer no Rio de Janeiro? Confira um Guia Sympla com os principais rolês na cidade.
O que fazer no Rio de Janeiro?
A cidade maravilhosa é o destino de muitos turistas que vêm de outras partes do país e até do mundo. Não é por acaso, de praias a mirantes, o Rio de Janeiro traz uma programação incrível para quem está montando o roteiro de viagem.
Principais praias
As praias são, com toda certeza, um dos maiores atrativos da cidade. Por isso, precisam fazer parte de qualquer roteiro. Quando estiver por uma delas, não esqueça de provar o tradicional biscoito Globo e tomar um chá mate na areia. Entre as praias mais conhecidas, estão:
- Ipanema;
- Copacabana;
- Leblon;
- Arpoador;
- Barra da Tijuca.
Pontos turísticos
As praias não são os únicos pontos turísticos da capital fluminense. Além de tirar um dia na areia, é interessante incluir na programação alguns dos locais mais clássicos da cidade.
- Cristo Redentor: é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e fica aberto para visitação todos os dias, das 8h às 19h.
- Pão de Açúcar: o bondinho do Pão de Açúcar é o primeiro teleférico do Brasil e permite que você tenha uma vista perfeita da orla de Copacabana, enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara;
- Jardim Botânico: são mais de 500 mil metros quadrados de área verde preservada, reunindo atrações naturais, trilhas e estufas de plantas exóticas;
- Escadaria Selarón: localizada na Lapa e Santa Teresa, é uma atração para os amantes de arquitetura. A escadaria é um mosaico colorido e foi realizada pelo artista chileno Jorge Selarón;
- Parque Lage: aos pés do Morro do Corcovado, o parque é um patrimônio tombado que reúne natureza, arte e cultura. A entrada é gratuita e não é necessário realizar agendamento para visitar.
#DicaSympla: Cidade das Artes: 5 motivos para visitar o espaço no Rio
Rolês esportivos
Quem ama esportes também pode programar rolês divertidos na cidade. Além de passar uma tarde jogando volei na área, é possível visitar o Estádio do Maracanã, o Estádio Nilton Santos e o Estádio Presidente Manoel Schwartz.
Outra boa opção de passeio é o Parque Olímpico, que foi construído para as Olímpiadas de 2016. Localizado na zona oeste do Rio, o local é um complexo esportivo e de lazer com instalações para diversas modalidades de esporte.
Passeios culturais
Se a sua vibe são rolês mais culturais e históricos, saiba que existem muitas opções interessantes para esse perfil. A seguir, você confere os principais.
- Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB: já esteve na lista dos 100 museus mais visitados do mundo e recebe exposições de artistas variados. Só a arquitetura do espaço, já vale a visita;
- Museu do Amanhã: ao lado da Praça Mauá, esse museu explora a tecnologia para promover experiências interativas de ciências;
- Real Gabinete Português da Leitura: localizada no centro do Rio, essa biblioteca figura entre as mais bonitas do mundo. Além da arquitetura fantástica, o espaço tem um valor incalculável em sua história e acervo;
- Theatro Municipal: outro prédio histórico para quem gosta de história, cultura e arquitetura. O Theatro ainda oferece visitas guiadas de quartas e sábados;
- Centro Histórico: passear pelo centro e conferir sua arquitetura colonial é outra dica para quem ama cultura e quer uma opção de passeio gratuito.
#DicaSympla: Teatro no Rio de Janeiro: um giro pelas opções da cidade
Programas ao ar livre
Se você gosta de curtir a natureza e fazer passeios ao ar livre, a dica é subir o Morro da Urca. O trajeto começa na Praia Vermelha e leva cerca de 40 minutos. A trilha é considerada leve e relativamente fácil.
A Pedra da Gávea, um dos cartões postais do Rio, é outra ideia interessante de passeio. Nesse caso, é importante ter experiência com trilhas e escalada, bom preparo físico e o auxílio de um guia. A trilha é considerada pesada e leva em média três horas. Contudo, o esforço é recompensado com uma das vistas mais bonitas do mundo.
Se a ideia é um dia mais tranquilo, você pode visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas. Em seu entorno é possível andar de bicicleta, skate e patins. Você também pode alugar pedalinhos para passear pela lagoa.
#DicaSympla: Trilha de caminhada: 4 coisas que você precisa antes de começar
Mirantes com vistas incríveis
Quer ter uma visão privilegiada da cidade maravilhosa? A capital conta com diversos mirantes para você admirar as melhores vistas:
- Morro da Urca;
- Corcovado;
- Vista Chinesa;
- Dona Marta;
- Pedra Bonita;
- Pedra do Arpoador.
O que fazer no Rio de Janeiro a noite?
Agora que você já sabe o que fazer durante o dia no Rio de Janeiro, é hora de mergulhar na vida noturna da cidade, tão vibrante quanto suas paisagens diurnas. O bairro mais boêmio é a Lapa, que conta com diversos bares e casas de shows. Vale a pena caminhar por lá e visitar os famosos Carioca da Gema ou o Rio Scenarium.
Se a ideia é um programa mais intimista, vale a pena optar por um jantar à beira-mar em um dos restaurantes premiados de Copacabana ou curtir uma noite de jazz em Botafogo.
Quem gosta de um rolê divertido e com muita música pode programar uma noite de forró no Centro Cultural Carioca ou curtir uma roda de samba na Pedra do Sal, um dos programas mais famosos do TikTok.
O que fazer no Rio de Janeiro com as crianças?
Muitas vezes, o roteiro é planejado levando em conta os pequenos. Se esse é o seu caso, pode relaxar. Isso porque, existe muito o que fazer no Rio de Janeiro com crianças.
O principal é, com certeza, curtir as praias. Além de relaxar na areia, dá para contratar aulas de surfe ou stand up paddle para distrair e cansar os pequenos.
Além disso, existem outras opções interessantes de passeios, como o Espaço Cultural da Marinha, onde eles poderão ver um submarino e entrar nele, ou o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, com mais de 10 mil exemplares de animais.
Outra ideia de passeio é o BioParque do Rio, um novo conceito de zoológico focado em educação e pesquisa. O local abriga mais de 140 espécies de animais e conta com uma fazendinha, onde os pequenos podem alimentar os animais.
#DicaSympla: Crianças de férias: atividades, o que fazer, onde levar os pequenos
O que fazer no Rio de Janeiro gastando pouco?
Se a intenção é uma viagem gastando pouco, saiba que existem opções acessíveis e até gratuitas para quem deseja economizar. Confira as principais:
- Parque Nacional da Tijuca;
- Centro histórico;
- Forte de Copacabana;
- Centros culturais;
- Feira de São Cristóvão;
- Parque das Ruínas;
- Aterro do Flamengo.
Outra dica é optar por meios de transporte mais econômicos, como metrô, ônibus ou até mesmo utilizar bicicletas para se locomover. Além disso, vale a pena baixar aplicativos de mobilidade que ajudam a encontrar as melhores rotas e pontos de embarque.
Dia perfeito com a Sympla
Com tantas opções de passeios, fica difícil criar um roteiro, não é? Então confira a indicação da Sympla para um dia perfeito no Rio de Janeiro:
- Tome um delicioso café da manhã em uma padaria tradicional, como a Confeitaria Colombo, que tem quatro filiais espalhadas pela cidade;
- Por volta das 8h, faça sua visita ao Cristo Redentor;
- Após ver o Cristo, dirija-se ao Jardim Botânico;
- Almoço em um restaurante em Ipanema ou no Leblon;
- Tire a tarde para relaxar na Praia de Ipanema ou Copacabana;
- Visite a Lagoa Rodrigo de Freitas no fim do dia;
- Jantar no bairro histórico Santa Teresa;
- À noite, explore os Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón;
- Para encerrar o dia de forma memorável, confira a cidade no mirante da Vista Chinesa.
Dicas da Sympla
Você, provavelmente, já ouviu falar sobre os problemas de segurança da capital fluminense. Essa é uma realidade da cidade, mas não deve ser um empecilho para você visitar um local tão bonito. A seguir, a Sympla trouxe algumas dicas para tornar sua viagem mais segura e confortável:
- Evite andar à noite em locais desertos ou afastados do comércio;
- Não ande com objetos de valor à mostra;
- Tenha sempre um documento e dinheiro para emergências;
- Priorize hospedagens próximas ao metrô;
- No calor, lembre-se de beber bastante água e não esqueça o protetor solar.
Cidades próximas ao Rio de Janeiro
A cidade maravilhosa, por si só, já tem atrativos capazes de preencher até mesmo os roteiros de viagem mais longos. Mas, ainda assim, há quem queira explorar cidades próximas e menos agitadas. Nesse caso, vale a pena programar um bate e volta em destinos como:
- Búzios;
- Região dos Lagos;
- Niterói;
- Arraial do Cabo;
- Cabo Frio;
- Saquarema;
Deu para perceber que não faltam atrações para incluir na sua programação pela cidade maravilhosa, não é? Ainda não sabe o que fazer no RJ hoje? Acesse a página da capital fluminense na Sympla e escolha o passeio que mais combina com você.