Quem está buscando uma experiência cultural na capital fluminense já pode parar de procurar: vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro, a Cidade das Artes Bibi Ferreira é um dos maiores complexos culturais da América Latina!

O espaço oferece uma série de atrações e é também uma casa de espetáculos – os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente pelo site da Sympla, a maior e melhor plataforma de eventos do país. Quer ainda mais motivos para visitar esse espaço de cultura, arte e música? Confira:

1. O espetáculo de arquitetura!

Com mais de 40 mil metros quadrados, o edifício inconfundível teve seu projeto assinado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc. De acordo com o portal ArchDaily, a construção traz linhas e curvas que remetem, respectivamente, às curvas das montanhas e às linhas do mar.

Em outras palavras, só a estrutura, a esplanada, os jardins e as águas do local já valem a visita! Mas a experiência não para por aí: o interior da Cidade das Artes também é de tirar o fôlego! 

2. O acervo de livros 

A Fundação Cidade das Artes conta com um espaço público de leitura com mais de sete mil títulos de literatura e arte, além de periódicos – acervo em constante renovação! Para visitar, basta ir até o local durante o horário de funcionamento, que é de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, de 12h às 18h.

O espaço também recebe ações educativas como saraus e contação de histórias. 

3. As instalações do complexo cultural 

O complexo cultural foi pensado para ser um espaço de fomento às artes e, por isso, conta com a estrutura física necessária para abrigar diversas manifestações culturais. A Grande Sala, por exemplo, conta com um palco preparado para receber ópera, teatro, concertos, shows etc. Enquanto isso, o Teatro de Câmara foi pensado especialmente para concertos de música de câmara, dispensando a necessidade de microfonação. Tudo elaborado com a ajuda de um engenheiro especializado em acústica, o chinês Xu Yaing.

O local também conta com Sala de Música Eletroacústica, e as salas multiuso que abrigam exposições e ensaios. 

4. O acesso: como chegar? 

Há uma série de opções de transporte para quem quer ir à Cidade das Artes. É possível chegar de ônibus, desembarcando no Terminal Alvorada e, em seguida, atravessando a passagem subterrânea. Se preferir usar o metrô, opte pela Linha 4 e desça na estação Jardim Oceânico. Já para quem vai usar carro de aplicativo, há um ponto fixo de embarque e desembarque. Por fim, o local conta com estacionamento. 

5. A diversidade de atrações 

A Cidade das Artes é um espaço central na vida cultural do Rio, oferecendo uma programação extremamente diversificada – são musicais, stand-up comedy, balés, orquestra e muito mais!

Confira as próximas atrações: 

Concerto de Fim de Ano 

A Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem se juntam nos dias 21 e 22 de dezembro para o concerto que encerra a temporada de 2023. No comando do espetáculo, está o maestro Miguel Campos Neto. Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na Sympla.

A Mágica
Que tal começar o ano com um pouco de mágica? De 3 a 25 de fevereiro, Gabriel Montenegro traz seu show de ilusionismo para a América Latina. Para participar dessa experiência única na Cidade das Artes, basta acessar a página do espetáculo. 

Explore mais eventos no RJ com a Sympla 

Para conferir a programação completa da Cidade das Artes, acesse a página do complexo cultural no portal da Sympla. Também é possível explorar experiências variadas na capital fluminense na maior e melhor plataforma de eventos do país. Se joga nos eventos do Rio de Janeiro! ?