Tá na dúvida do que fazer no Carnaval em BH? Então vem com a gente entender porque a capital mineira se tornou um dos destinos mais procurados pelos foliões. Folia essa que nasceu com manifestações populares espontâneas na cidade e se consolidou com uma das maiores festas do país.

O Carnaval de 2026 promete: a cidade deve receber mais de 6 milhões de pessoas entre 13 e 18 de fevereiro. Agito garantido! E tem para todos os gostos: ensaios, festas e shows, além dos bloquinhos de rua que tomam conta da cidade. Quer saber todos os detalhes? É só rolar para baixo! 

Quando é o Carnaval 2026 em BH?

Neste ano, as festas de Carnaval começam no sábado, 14 de fevereiro, e se estendem até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 18 de fevereiro. Porém, como é o feriado preferido dos brasileiros, as comemorações já começam na sexta-feira, 13 de fevereiro, com blocos oficiais já programados para dar início à folia.

Além disso, vale ficar atento aos fins de semana de pré-Carnaval, nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro e 07 e 08 de fevereiro. E não podemos esquecer do pós-Carnaval, que se estende até o final de semana seguinte à folia, no dia 22 de fevereiro. 

É feriado no Carnaval em BH?

Afinal de contas, é feriado no Carnaval? A resposta pode variar conforme a legislação local. Em Belo Horizonte, o Carnaval não é considerado feriado. No entanto, a PBH decretou ponto facultativo na segunda-feira (16 de fevereiro), na terça-feira (17 de fevereiro) e na quarta-feira (18 de fevereiro). Isso significa que a decisão sobre a folga fica a cargo de cada empresa

Blocos de Carnaval BH 

São muitos: segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a cidade contará, em 2026, com 612 blocos inscritos espalhados por toda a cidade. Entre os maiores e mais famosos estão:

Bloco Fúnebre

Unindo jazz, rock, música erudita, MPB e, claro, as marchinhas carnavalescas, o Bloco Fúnebre capricha na maquiagem e no estilo único de seu desfile noturno. O primeiro cortejo aconteceu em 2014 e, desde então, segue reunindo a galera. 

Passa Lá no RH

Este bloco vai reunir músicas de todos os estilos, dos anos 90 aos 2000, e promete ser um verdadeiro encontro do ecossistema de empresas de tecnologia da região da Savassi. 

Então, Brilha!

É um dos blocos mais conhecidos da capital mineira! O bloco geralmente desfila no sábado de Carnaval, saindo bem cedo, às 5h, com ponto de partida na Rua Curitiba, no Centro. Desde 2010, ele tem pintado a cidade de amarelo e rosa, reunindo uma multidão de foliões. 

Beiço do Wando

O bloco já acumula mais de 40 mil seguidores no Instagram e promete animar as ruas de Belo Horizonte com muita música brega. A bateria do Beiço do Wando é composta por 350 pessoas, o bloco promete fazer a galera se divertir do início ao fim. 

Bloco da Esquina

Ao falar de MPB e Belo Horizonte, não poderia faltar a referência ao icônico movimento musical Clube da Esquina. O Bloco da Esquina se dedica a transformar as canções de Lô Borges, Milton Nascimento e Beto Guedes em marchinhas carnavalescas, trazendo toda a cultura belorizontina para a folia.

Uai Sô!

Quer Carnaval mais mineiro do que esse? O bloco Uai Sô! (antigo Bloco da Proibida) nasceu em 2017 através de um grupo de amigos, e ao ritmo do axé e outros estilos, desfila com trio elétrico na região da Pampulha, fazendo referência aos grandes carnavais da Bahia. 

Ziguiriguidum

Com direito a guitarrista e baixista, o bloco Ziguiriguidum é recheado de axé, pop rock e sertanejo. 

Bloco Funk You

Surgiu em 2016 e foi o primeiro bloco de Carnaval de rua de Belo Horizonte com um repertório 100% dedicado ao funk. Desde os clássicos dos anos 90 até os hits mais atuais, o bloco é muito mais do que uma simples atração de Carnaval. 

Pisa na Fulô

Este ano, o bloco completa 10 anos de história. Surgiu a partir da integração entre alunos de música e a comunidade do bairro Carlos Prates. Atualmente, a bateria de forró do bloco conta com cerca de 100 integrantes. 

Lua de Crixtal

O Bloco Lua de Crixtal, criado em 2017 em homenagem à rainha dos baixinhos, Xuxa, acontecerá na Quarta-feira de Cinzas (18/02/26).

A concentração será na Rua Aarão Reis, 534, no bairro Floresta, às 10h.

Como aproveitar o Carnaval de BH?

Os bloquinhos se espalham pela cidade e seus bairros, e é possível encontrar opções mais vazias e cheias, com ritmos diversos, com e sem carro de som. Uma boa pedida é acompanhar os perfis de seus bloquinhos preferidos no Instagram e visitar o site oficial de Carnaval da Prefeitura de Belo Horizonte.

#DicaSympla: leia também: Chove no Carnaval 2026? Conheça a história do Cacique Cobra Coral

Festas de Carnaval BH 2026

O Carnaval de BH atende todos os estilos. O Carnaval dos Sonhos 2026 acontece do dia 13 a 17 de fevereiro, com atrações como Matuê, Thiaguinho, Pedro Sampaio, Banda Eva e muito mais!

Uma boa pedida é conferir as festas de Carnaval com ensaios de blocos que ganham força em janeiro e se estendem até a sexta-feira de Carnaval. Amadoria e CARNAJÂNGAL são exemplos de casas com programações intensas no verão. A dica é ficar de olho na coleção de eventos de Carnaval da Sympla para ficar sabendo de tudo em primeira mão.

O que fazer no Carnaval?

Se você quer fugir dos bloquinhos e das festas, a cidade de Belo Horizonte e seus arredores oferecem uma série de coisas para fazer no Carnaval e no verão. Shows de MPB e Rock, museus e peças de teatro, competições esportivas e mais.

Pertinho de BH, está o Inhotim, que é museu de arte contemporânea e jardim botânico ao mesmo tempo. Que tal aproveitar a folga para conhecer um pouco das centenas de obras de artistas de todo o mundo?

Visite a página de Belo Horizonte para ficar por dentro de tudo o que acontece na capital mineira.