No dia 12 de dezembro a capital de Minas Gerais completa 127 anos de existência. Este ano, a data cai em um domingo. O aniversário de Belo Horizonte, é um dia muito especial para os mineiros e uma boa oportunidade para celebrar e conferir o que a cidade tem de melhor. 

Não sabe o que fazer em BH? A Sympla trouxe uma seleção incrível de rolês para todos os tipos de públicos. Confira na leitura!

Conheça Belo Horizonte

Conhecida como a “capital dos bares”, Belo Horizonte é o sexto município mais populoso do país, com mais de dois milhões e meio de habitantes. Com muita história e tradição, a capital foi a primeira cidade do país e, inicialmente, foi chamada de Cidade de Minas. 

Uma curiosidade é que a cidade reúne os primeiros edifícios projetados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, quando ele ainda era pouco conhecido no país. Entre suas principais obras na capital está o Conjunto Moderno da Pampulha, cartão postal de Belo Horizonte, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

É feriado no aniversário de Belo Horizonte?

O aniversário de Belo Horizonte, celebrado em 12 de dezembro, não é um feriado municipal. Desde 1967, a data foi unificada ao feriado de 8 de dezembro, dedicado à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, para evitar dois feriados muito próximos no calendário. Assim, tanto a celebração religiosa quanto o aniversário da cidade são comemorados no mesmo dia​.

Essa decisão, tomada em 1967, tem gerado confusão entre moradores, que às vezes associam a Imaculada Conceição como padroeira da capital mineira, quando na verdade a padroeira é Nossa Senhora da Boa Viagem, celebrada em 15 de agosto, também feriado municipal​.

Agora que você já sabe sobre as datas importantes de Belo Horizonte, que tal se programar para aproveitá-las ao máximo? Confira nossas dicas a seguir.

O que fazer no Aniversário de Belo Horizonte

Quer conhecer ainda mais a história e a tradição de Belo Horizonte e aproveitar o aniversário da cidade para programar um rolê diferente? A Sympla selecionou algumas boas programações para você. 

1. Visitar a Pampulha

Como já citado, o Complexo da Pampulha conta com um conjunto arquitetônico de encher os olhos, por isso, vale a pena reservar um dia todo para curtir o local. 

Você pode alugar bicicletas para percorrer o circuito ao redor da lagoa, curtir a orla e o cenário, beber uma água de coco e visitar os principais cartões postais da região, como a Igrejinha de São Francisco de Assis e a Casa Kubitschek. 

2. Fazer o Circuito Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é uma das maiores concentrações de centros culturais por metro quadrado de todo o país. Por isso, esse é um rolê obrigatório para quem curte arte e cultura. 

A vantagem é que tudo fica muito perto e você pode conhecer diversos espaços sem precisar se deslocar muito. Entre as atrações da região estão: o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG, a Casa FIAT de Cultura, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e o Palácio da Liberdade. 

3. Tour pela Arena MRV 

Quem gosta de esportes pode incluir no roteiro o Tour Arena MRV, um passeio exclusivo pelo novo estádio do Atlético Mineiro, considerado um dos mais modernos da América Latina. 

A experiência inclui um tour completo pelos bastidores da casa do Galo, com direito a ver a taça da Libertadores ao vivo e conferir o gramado de pertinho. 

#DicaSympla: Tour Arena MRV: 4 razões para conhecer os bastidores do estádio

4. Curtir um Show no BeFly Hall

Com capacidade para até 5 mil pessoas, o BeFly Hall é uma das casas de espetáculos mais conhecidas do estado de Minas Gerais. Reinaugurada em março de 2023, o espaço conta com uma infraestrutura moderna e recebe artistas consagrados nacional e internacionalmente. 

A agenda de shows deste final de ano garante uma programação intensa para quem quer curtir a cidade, incluindo The White Buffalo no dia 11 de Dezembro, Zé Ramalho no dia 13 de Dezembro, Humberto Gessinger nos dias 17 e 18 de Janeiro e Liniker nos dias 25 e 26 de Janeiro.

5. Visitar Inhotim

O Instituto Inhotim fica em Brumadinho, uma cidade a 60 quilômetros de Belo Horizonte, mas vale o passeio. O espaço conta com 140 hectares de área de visitação, que integram o museu de arte contemporânea e o jardim botânico. 

A coleção artística apresenta obras reconhecidas internacionalmente, expostas a céu aberto e em galerias, o que torna o ambiente ainda mais charmoso e único. 

#DicaSympla: Inhotim: tudo sobre o museu a céu aberto

6. Aproveitar a culinária mineira

Entre os dias 6 e 23 de dezembro, o Parque do Palácio, localizado no Palácio das Mangabeiras, se transformou na Cidade de Natal, o maior evento natalino de Minas Gerais.

O evento traz espetáculos, gastronomia, atividades lúdicas e artísticas, oficinas, gincanas, cantata, contação de histórias, mágicos e muito mais. Entre as atrações, os visitantes poderão conferir a Casa do Noel, o trenzinho e o elevador mágico, formando um complexo temático de Natal. A venda de ingressos acontece a partir do dia 5 de Dezembro, garanta o seu!

Dica Bônus

Por fim, não dá para visitar Minas Gerais e não se jogar na apaixonante culinária local, não é? O Mercado Central é um excelente passeio para quem quer conhecer uma variedade rica de pratos típicos e iguarias. 

Aproveite e dê um passeio pelos bares da cidade para provar as deliciosas cervejas artesanais. Lembra que Belo Horizonte é conhecida como a “capital dos bares”? Bom, pode ter certeza de que o apelido não veio à toa. 

Aproveitar o aniversário de Belo Horizonte pode ser a desculpa perfeita para conhecer melhor a capital mineira e garantir passeios e programações incríveis. 

Quer conferir outros passeios e eventos na cidade? Acesse a Sympla e explore as produções na região. São muitas possibilidades para curtir!