No dia 12 de dezembro a capital de Minas Gerais completa 127 anos de existência. Este ano, a data cai em um domingo. O aniversário de Belo Horizonte, é um dia muito especial para os mineiros e uma boa oportunidade para celebrar e conferir o que a cidade tem de melhor.
Não sabe o que fazer em BH? A Sympla trouxe uma seleção incrível de rolês para todos os tipos de públicos. Confira na leitura!
Conheça Belo Horizonte
Conhecida como a “capital dos bares”, Belo Horizonte é o sexto município mais populoso do país, com mais de dois milhões e meio de habitantes. Com muita história e tradição, a capital foi a primeira cidade do país e, inicialmente, foi chamada de Cidade de Minas.
Uma curiosidade é que a cidade reúne os primeiros edifícios projetados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, quando ele ainda era pouco conhecido no país. Entre suas principais obras na capital está o Conjunto Moderno da Pampulha, cartão postal de Belo Horizonte, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
É feriado no aniversário de Belo Horizonte?
O aniversário de Belo Horizonte, celebrado em 12 de dezembro, não é um feriado municipal. Desde 1967, a data foi unificada ao feriado de 8 de dezembro, dedicado à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, para evitar dois feriados muito próximos no calendário. Assim, tanto a celebração religiosa quanto o aniversário da cidade são comemorados no mesmo dia.
Essa decisão, tomada em 1967, tem gerado confusão entre moradores, que às vezes associam a Imaculada Conceição como padroeira da capital mineira, quando na verdade a padroeira é Nossa Senhora da Boa Viagem, celebrada em 15 de agosto, também feriado municipal.
Agora que você já sabe sobre as datas importantes de Belo Horizonte, que tal se programar para aproveitá-las ao máximo? Confira nossas dicas a seguir.
O que fazer no Aniversário de Belo Horizonte
Quer conhecer ainda mais a história e a tradição de Belo Horizonte e aproveitar o aniversário da cidade para programar um rolê diferente? A Sympla selecionou algumas boas programações para você.
1. Visitar a Pampulha
Como já citado, o Complexo da Pampulha conta com um conjunto arquitetônico de encher os olhos, por isso, vale a pena reservar um dia todo para curtir o local.
Você pode alugar bicicletas para percorrer o circuito ao redor da lagoa, curtir a orla e o cenário, beber uma água de coco e visitar os principais cartões postais da região, como a Igrejinha de São Francisco de Assis e a Casa Kubitschek.
2. Fazer o Circuito Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade é uma das maiores concentrações de centros culturais por metro quadrado de todo o país. Por isso, esse é um rolê obrigatório para quem curte arte e cultura.
A vantagem é que tudo fica muito perto e você pode conhecer diversos espaços sem precisar se deslocar muito. Entre as atrações da região estão: o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG, a Casa FIAT de Cultura, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e o Palácio da Liberdade.
3. Tour pela Arena MRV
Quem gosta de esportes pode incluir no roteiro o Tour Arena MRV, um passeio exclusivo pelo novo estádio do Atlético Mineiro, considerado um dos mais modernos da América Latina.
A experiência inclui um tour completo pelos bastidores da casa do Galo, com direito a ver a taça da Libertadores ao vivo e conferir o gramado de pertinho.
#DicaSympla: Tour Arena MRV: 4 razões para conhecer os bastidores do estádio
4. Curtir um Show no BeFly Hall
Com capacidade para até 5 mil pessoas, o BeFly Hall é uma das casas de espetáculos mais conhecidas do estado de Minas Gerais. Reinaugurada em março de 2023, o espaço conta com uma infraestrutura moderna e recebe artistas consagrados nacional e internacionalmente.
A agenda de shows deste final de ano garante uma programação intensa para quem quer curtir a cidade, incluindo The White Buffalo no dia 11 de Dezembro, Zé Ramalho no dia 13 de Dezembro, Humberto Gessinger nos dias 17 e 18 de Janeiro e Liniker nos dias 25 e 26 de Janeiro.
5. Visitar Inhotim
O Instituto Inhotim fica em Brumadinho, uma cidade a 60 quilômetros de Belo Horizonte, mas vale o passeio. O espaço conta com 140 hectares de área de visitação, que integram o museu de arte contemporânea e o jardim botânico.
A coleção artística apresenta obras reconhecidas internacionalmente, expostas a céu aberto e em galerias, o que torna o ambiente ainda mais charmoso e único.
#DicaSympla: Inhotim: tudo sobre o museu a céu aberto
6. Aproveitar a culinária mineira
Entre os dias 6 e 23 de dezembro, o Parque do Palácio, localizado no Palácio das Mangabeiras, se transformou na Cidade de Natal, o maior evento natalino de Minas Gerais.
O evento traz espetáculos, gastronomia, atividades lúdicas e artísticas, oficinas, gincanas, cantata, contação de histórias, mágicos e muito mais. Entre as atrações, os visitantes poderão conferir a Casa do Noel, o trenzinho e o elevador mágico, formando um complexo temático de Natal. A venda de ingressos acontece a partir do dia 5 de Dezembro, garanta o seu!
Dica Bônus
Por fim, não dá para visitar Minas Gerais e não se jogar na apaixonante culinária local, não é? O Mercado Central é um excelente passeio para quem quer conhecer uma variedade rica de pratos típicos e iguarias.
Aproveite e dê um passeio pelos bares da cidade para provar as deliciosas cervejas artesanais. Lembra que Belo Horizonte é conhecida como a “capital dos bares”? Bom, pode ter certeza de que o apelido não veio à toa.
Aproveitar o aniversário de Belo Horizonte pode ser a desculpa perfeita para conhecer melhor a capital mineira e garantir passeios e programações incríveis.
Quer conferir outros passeios e eventos na cidade? Acesse a Sympla e explore as produções na região. São muitas possibilidades para curtir!