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6 passos para uma melhor gestão de redes sociais do seu evento

Um fato que os organizadores de eventos não podem ignorar é o potencial do Marketing Digital para alavancar suas produções. Uma boa gestão de redes sociais, além de criar relacionamento estratégico e assertivo com o seu público, promove isso antes, durante e após a realização do seu evento.

Não importa em qual segmento você atua: as redes sociais criam um canal de comunicação com seus clientes e acabam promovendo seu evento. Quer saber como criar todo este direcionamento de sucesso? Então se liga nas dicas que preparamos para você :)

1. Defina a estratégia de marketing digital do seu evento

Para vender ingressos e criar reconhecimento de que um evento será uma experiência incrível, a estratégia de marketing digital é o fio condutor. Procure responder as seguintes perguntas:

Depois de definir a respostas para essas questões, ficará muito mais simples construir seu planejamento estratégico de marketing digital :) 

2. Pense no público do seu evento

Quem é o seu público-alvo? Para qual tipo ou quais tipos de pessoas o seu evento se destina? Conheça as principais características das pessoas que você deseja atingir, só assim você conseguirá alcançá-las nas redes sociais. Realizar campanhas direcionadas para as pessoas certas evita gastos com um público genérico que, possivelmente, não teria interesse em participar do seu evento. 

Uma das maneiras mais eficazes de conhecer as pessoas que poderiam participar da sua produção é realizando o processo de definição de personaTendo a persona definida, fica mais fácil traçar metas alinhadas com os principais interesses e hábitos do seu público-alvo, estipulando o foco em ações mais atrativas e segmentadas.

3. Gestão de redes sociais… mas quais?

As redes sociais podem ser aproveitadas de diversas formas, tais como:

Saber o diferencial de cada rede social facilita na hora de escolher sua estratégia. A seguir, destacamos algumas informações sobre as redes sociais mais usadas hoje em dia, mas você pode aproveitar para se aprofundar no assunto com nosso guia completo sobre como divulgar seu evento nas redes sociais o/

WhatsApp

Não dá para negar: o Whatsapp é a única rede social que ninguém abre mão de usar! Você, sua família, amigos, seus parceiros e fornecedores têm e usam diariamente, é unânime a presença dela no cotidiano das pessoas. Nessa rede você pode usar listas de transmissão que facilitam o envio das mensagens para atingir mais pessoas de uma só vez – mas não vai mandar nada de forma invasiva ou que afaste seu público, ok?

Facebook

O Brasil é o terceiro país com usuários mais ativos no Facebook de todo o mundo. Nele vale aproveitar para comunicar qualquer tipo de evento, mas isto não quer dizer que o Facebook funcione como uma ferramenta de divulgação em massa. Pelo contrário, ele norteia como direcionar seu conteúdo ou anúncio para o público que você precisa impactar.

A partir da sua fanpage, crie um evento público. Depois, convide o máximo de pessoas da sua rede de contatos no Facebook que possam se interessar pelo evento, além de manter sua página e a página do evento com informações sempre atualizadas para que as pessoas jamais pensem que o evento não vai ocorrer.

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Twitter

A essência do Twitter é ser sucinto. Gere interesse de forma breve e utilize encurtadores de URLs para direcionar as pessoas ao site ou à página do seu evento no Facebook, lá estarão as informações completas que seu público precisa. Faça a cobertura durante o evento, agradecendo a presença dos participantes, postando fotos e vídeos, promovendo interação com seus seguidores.

Instagram

Ele é, hoje, sinônimo de interatividade para as pessoas. O Instagram permite que você gere um buzz sobre seu evento publicando fotos dos bastidores, as reações positivas dos presentes e até mesmo conteúdo de pós-evento. Utilizar hashtags é a cara do Instagram (assim como no Facebook e no Twitter) pois elas ajudam a monitorar os comentários e fotos postadas, sejam elogios ou reclamações.

LinkedIn

Nele cabe divulgar eventos com perfis corporativos ou que oferecem algum tipo de capacitação profissional, como workshops, congressos, seminários ou cursos. É possível fazer a comunicação pelo perfil pessoal (caso você seja o professor de um curso, por exemplo) ou pelo perfil da produtora do evento, e você pode postar na sua própria linha do tempo e nos grupos que possuem afinidade com o tema do seu evento.

4. Conteúdo orgânico ou pago na gestão de redes sociais?

É importante impulsionar o conteúdo que você publicar nas redes sociais, visto que o alcance do conteúdo orgânico tem sido reduzido com o tempo. De acordo com o orçamento disponível para a comunicação do evento, analise a possibilidade de fazer publicidade paga. Com ela,será mais fácil segmentar o público que deseja alcançar, captar leads e vender seus ingressos ainda mais!

5. Se possível, utilize influenciadores digitais

Dependendo do segmento do seu evento e da verba que possui, vale fechar parceria com influenciadores digitais. Procure quem é realmente relevante para falar bem do seu evento e divulgar o link para as inscrições – vale a pena até pesquisar se a celebridade escolhida não está envolvida em nenhuma polêmica que compromete a imagem do seu negócio.

6. Analise os indicadores de sucesso

Verifique o que está dando certo ao divulgar seu evento nas redes sociais e o que não está. Os indicadores de sucesso (também chamados de KPIs) vão te mostrar se você está seguindo o caminho correto. Algumas das métricas necessárias de se analisar são as seguintes:

Estas foram as 6 principais dicas para que a gestão das redes sociais do seu evento seja incrível. E o que não é bom de se fazer? Neste outro texto você encontra alguns erros que precisam ser evitados, confira :)

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