O sucesso de um evento depende de vários fatores, e um dos mais importantes é a divulgação. Por isso, melhorar a experiência de divulgação do seu evento é uma estratégia fundamental para garantir o interesse do público. Afinal: sem público, até mesmo o evento mais impecavelmente planejado pode se tornar um fracasso.

É por isso que caprichar na divulgação do seu evento merece um capítulo próprio dentro do planejamento da sua festa, show, festival, congresso, feira, evento esportivo ou qualquer outro tipo de cerimônia ou espetáculo que você deseja realizar. Mesmo em eventos fechados e corporativos, a divulgação ocupa um lugar importante: promover engajamento.

Estratégias de divulgação precisam estar alinhadas, principalmente, com o público que pretende-se atingir, ou seja, com as pessoas que você imagina que se irão se interessar pelo evento e que acabarão frequentando-o.

Dicas para melhorar a divulgação do seu evento

Para que o público fique sabendo do seu evento, é preciso que as informações sobre o mesmo cheguem até essas pessoas. Mas, além de chegar, o “como” essas informações chegam faz toda a diferença.

Imagine, por exemplo, que você optou por colocar um outdoor da festa que está organizando, estrategicamente em um lugar onde o seu público-alvo sempre passa. Ótimo! Mas e se a arte desse outdoor não ficou boa e as informações não estão claras, como as pessoas conseguirão procurar mais informações sobre ele?

É por esses e outros motivos que para garantir uma boa divulgação do seu evento, é importante pensar em diversos detalhes antes mesmo da divulgação começar. Confira algumas dicas simples, mas que fazem a diferença para garantir o resultado desejado:

Capriche na comunicação visual do seu evento

A comunicação visual é tudo aquilo que utiliza imagens para transmitir informações, como fotos, desenhos, vídeos, gráficos, entre outros. Esses elementos estão sempre presentes na conversa que você mantém com o público e é uma das melhores formas de transmitir informação para as pessoas. Já ouviu falar naquele ditado: “uma imagem fala mais que mil palavras”? Então, é isso que quer dizer.

Por isso é importante que toda essa comunicação visual seja bem clara e fácil de entender, desde como aparece o nome do evento, passando pelo equilíbrio de cores, até o tamanho e ordem de prioridade de informações adicionais como data, local e valores. Vários desses elementos estão ligados à identidade visual do evento, portanto, o ideal é ter esse cuidado desde o início da construção de sua marca.

Além disso, o uso de imagens que estejam de acordo com a proposta do seu evento também é fundamental. Pode parecer bem estranho usar, por exemplo, fotos da comemoração de uma torcida de futebol no estádio para divulgar um show de música no mesmo estádio. Os tipos de eventos e suas propostas são completamente diferentes.

Atente para que a comunicação visual do seu evento busque transmitir as sensações e a ordem de prioridade das informações que seu público irá receber. Perguntar a opinião de seus fãs mais próximos antes de disparar a divulgação pode ser uma boa opção.

Use a linguagem certa para o seu público

A forma como você fala com o público também faz muita diferença na divulgação do seu evento. Se o público é jovem e o seu evento é uma festa, um show ou algo mais informal, faz mais sentido usar uma linguagem pessoal e informal. Já se o evento é empresarial, a linguagem mais formal é melhor.

Encontrar a forma e o tom corretos para falar com o seu público facilita a comunicação, garantindo que as informações estejam sendo passadas pelo evento e compreendidas pelo público.

Usar a linguagem correta está ligado, principalmente, aos textos que serão utilizados em postagens de redes sociais, outdoors, flyers, banners, peças publicitárias, vídeos e mais.

Esteja onde o seu público também está

Essa dica parece básica, mas é extremamente importante, afinal, a divulgação do seu evento só dará bons resultados se o público-alvo tomar conhecimento dele.

As características do público que frequentará o evento ajudam a escolher os melhores lugares para fazer essa divulgação. Se o público a ser conquistado é de maioria jovem, por exemplo, uma boa estratégia é apostar na divulgação ao redor de regiões que possuem universidades, já que os estudantes são, em sua maioria jovens e com gostos e preferências variadas.

Já para a divulgação de um evento esportivo, academias são bons lugares de divulgação, uma vez que o público frequentador desses estabelecimentos tende a gostar de esportes e pode se interessar pelo evento em questão.

A ideia é sempre procurar por lugares e regiões onde as pessoas que podem se interessar pelo seu evento estejam. É preciso estar ao alcance da visão delas.

Aposte nas redes sociais

Independente de qual seja o seu o público-alvo, é quase certo que ele estará na internet. A comunicação digital através das redes sociais está presente no dia a dia de grande parte da população, e por isso esse meio é um dos mais eficazes para atingir bons resultados na divulgação de um evento.

Além de apostar nas redes sociais, é preciso fazer isso de forma correta. Existem muitas opções de redes sociais e nem sempre o seu público estará em todas. Se a maioria do seu público usa o Facebook, você não precisa investir na divulgação do seu evento em outras redes sociais, como o Twitter, por exemplo. Aqui, menos é mais. Menos presença em todas as redes sociais e mais foco nas quais seu público acessa mais.

Por isso, fazer uma enquete para saber qual a rede mais usada pelo seu público pode ajudar nessa descoberta.

Criar uma página do seu evento no Facebook pode ser o primeiro passo. Explore postagens, fotos, vídeos e, principalmente, hashtags em sua comunicação nas redes sociais. Há sempre uma hashtag perfeita para o seu evento e incorporá-la à sua página do evento é uma boa estratégia de divulgação.Sempre que você mencionar o seu evento, crie o hábito de incluir a hashtag dele, como nos exemplos: #ReveillonMaresias2019, #BailedaFavorita, #FestadoPeão2019, entre outros.

Além de ajudar na divulgação, principalmente por permitir que as pessoas gravem o nome do seu evento, toda vez que alguém usar a mesma hashtag, também estará ajudando a divulgá-lo.

Aposte em parcerias de divulgação

Existem diversos tipos de parcerias que podem ajudar na divulgação do seu evento, principalmente com estabelecimentos conhecidos da sua cidade. É possível oferecer sorteios, descontos e outras vantagens para os clientes de determinado estabelecimento que comprarem o ingresso para o seu evento, por exemplo.

Há também a possibilidade de desenvolver uma parceria na qual uma determinada marca receba espaço para expor/vender dentro do seu evento em troca da divulgação que essa marca fará do seu evento.

Outra oportunidade de parceria é a feita com os chamados influenciadores digitais. Essas pessoas com muitos seguidores nas redes sociais e conhecidas localmente podem funcionar muito bem para ampliar tanto o alcance quanto o engajamento com o seu evento.

Mas sempre escolha alguém que realmente tem a ver com a proposta do seu evento, ok? Isso vale também para empresas, marcas e estabelecimentos com os quais você pode fazer parcerias. Pense sempre qual a ligação deles com o seu público, e como eles podem ajudar na divulgação do seu evento de forma efetiva.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de sempre fazer um contrato que especifique como essa parceria funcionará. Isso evita qualquer mal entendido posterior.

Invista para ser visto

Embora as estratégias possam ser aplicadas para obter resultados de forma “orgânica”, ou seja, sem pagar por isso, é importante lembrar que o mercado da publicidade é muito competitivo. E fazer a divulgação do seu evento nada mais é do que fazer a publicidade dele.

Por isso, para ser mais visto, quase sempre você vai ter que pagar por isso. A divulgação em um outdoor é paga, assim como um comercial na TV ou no rádio. E embora as redes sociais sejam gratuitas, pagar por anúncios (ou impulsionamento dos posts) aumenta o seu alcance. Ou seja, pagando por anúncios ou promovendo a página do seu evento, mais pessoas verão a divulgação do seu evento.

Portanto, tenha uma verba destinada para essa tarefa. Esse é o tipo de investimento que trará um retorno direto para o seu projeto, vale a pena!

Agora que você já viu como melhorar a experiência de divulgação do seu evento, confira mais dicas do blog da Sympla para o planejamento e a execução do seu projeto!