Muito além da venda de ingressos: saber como divulgar um evento da maneira correta promove inúmeras vantagens para o organizador e até para o mercado. Entre elas estão a construção da identidade do evento, o reforço da marca e o reconhecimento como referência no segmento do evento, seja ele uma festa, balada, show, congresso, corrida ou evento religioso.

Que tal aprender tudo sobre a divulgação de eventos com a Sympla? Acompanhe as nossas dicas e saiba como divulgar o seu evento da maneira que ele merece \o/

Como divulgar um evento

Nada de sair distribuindo cupons promocionais ou criar vários anúncios e campanhas no Facebook: o primeiro passo para iniciar a divulgação do seu evento é conhecer o público-alvo e definir qual a verba disponível para divulgação!

Antes de criar qualquer ação para divulgar um evento, é necessário saber exatamente para quem ele é destinado. Assim, você pode estabelecer os principais meios de divulgação do evento, além da linguagem mais adequada e das melhores estratégias para convencer o público de que o seu evento é imperdível. Para isso, procure responder à perguntas como:

  • Qual é a faixa etária do meu público?
  • Quais locais ele frequenta ou quais as redes sociais mais utilizadas?
  • Quais são seus assuntos de interesse?
  • Quais são os possíveis concorrentes do meu evento (festas, congressos, cursos ou festivais com temática semelhante)?

Com esses pontos esclarecidos, você pode dar início ao planejamento da sua divulgação, que deve caminhar de mãos dadas com o planejamento do evento. O plano de como o seu evento será divulgado deve englobar todos os meios de comunicação utilizados, a verba disponível para cada ação e quais serão os esforços necessários para que tudo funcione de forma conjunta.

Está achando confuso? Calma, a gente explica tudo! Confira a seguir os principais pontos que você precisa se atentar para divulgar um evento, além das principais opções que você pode utilizar para que a divulgação seja um sucesso :)

Como divulgar um evento nas Redes Sociais

As redes sociais talvez sejam o meio mais utilizado para divulgar eventos atualmente. E não é à toa: só o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, enquanto o Instagram possui mais de 800 milhões.

Mas mesmo com números tão vantajosos, é preciso ter muita atenção e capricho na hora de divulgar o seu evento em qualquer rede social. Para que o seu público seja atingido da melhor maneira, é preciso escolher os canais corretos, utilizar uma linguagem adequada ao evento e buscar interagir de um jeito original e focado no engajamento.

No Facebook, por exemplo, além de uma página oficial da sua marca ou empresa, você também pode criar um evento para divulgar as principais novidades e atrações do seu evento. A partir dele, o seu público pode acompanhar as atualizações e conferir todos os detalhes e informações. Aproveite para bombar a divulgação do seu evento no Facebook através de ações como:

#DicaSympla: para facilitar a venda de ingressos diretamente no evento do Facebook, você também pode disponibilizar um link para a página de compra do seu evento na Sympla. Clique aqui e veja como é simples :)

Aproveite para conferir o nosso guia completo sobre como divulgar seu evento nas redes sociais, com dicas e melhores práticas para cada uma das principais plataformas!  

Como divulgar um evento com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada pela maioria das empresas para divulgar os trabalhos sendo realizados – e você também pode utilizá-lo para divulgar o seu evento e criar uma relação mais próxima com o seu público.

Utilize as campanhas de e-mail para manter contato com as pessoas que já interagiram de alguma maneira com a sua marca ou demonstraram interesse em participar do seu evento. Aqui, o objetivo é criar uma comunicação estreita para mostrar a elas todas as vantagens e benefícios de participarem do seu evento.

Uma grande vantagem do e-mail marketing é que você pode iniciar as estratégias para divulgar o evento bem antes dele acontecer. Alguns meses antes, por exemplo, você pode adicionar um formulário para que as pessoas interessadas se cadastrem e passem a receber e-mails com tudo sobre o seu evento.

Aqui vão algumas sugestões de como você pode utilizar o e-mail marketing para eventos:

  • Save the Date: um e-mail enviado com bastante antecedência para informar ao público que reserve na agenda um espaço para participar do evento em determinado dia e horário;
  • Descontos especiais nos ingressos apenas para quem recebe os e-mails;
  • Informar sobre novos palestrantes ou atrações confirmadas;
  • Depoimentos de quem já participou de alguma edição do evento ou conhece os resultados do trabalho da sua empresa;
  • Comunicar a presença de novos patrocinadores ou apoiadores;
  • Envio de informações importantes para quem já adquiriu ingressos;
  • Pós-evento: compartilhe os vídeos, fotos, números e os principais resultados de sucesso do evento.

Com a Sympla, você consegue criar sua própria lista de e-mail marketing com os endereços eletrônicos dos participantes do seu evento. Assim, você pode criar e enviar e-mails personalizados para quem já adquiriu ingressos e ainda enviar convites para quem participou de eventos passados. Veja aqui como é fácil :)

Utilizando revistas e jornais para divulgar seu evento

Dependendo do segmento e formato do seu evento e do perfil do público-alvo, pode ser interessante divulgá-lo em jornais e revistas. Geralmente, para públicos mais tradicionais ou que não estão muito presentes na internet, essa é uma maneira interessante de conquistá-los.

Você pode preparar um texto de divulgação sobre o seu evento com as principais atrações e objetivos, além de informações como preços, ingressos e datas. Os jornais e revistas podem preparar uma pequena matéria para divulgar e trazer visibilidade ao seu evento, ou você mesmo pode fornecer uma imagem de divulgação com essas informações.

Aqui, é importante pensar em quais meios de comunicação você gostaria de divulgá-los: jornais de circulação local, revistas voltadas para segmentos específicos… pense nos mais importantes e nos mais populares entre o seu público e divulgue o seu evento!

Produzindo materiais de divulgação

A internet é uma poderosa ferramenta de divulgação para qualquer tipo de evento. No entanto, o boca a boca e a divulgação offline não devem ser deixados de lado!

Conte com o trabalho de um designer para a criação de panfletos, folders e outros materiais promocionais para divulgar o seu evento de forma criativa e distribua-os em locais estratégicos.

Para festas e baladas, por exemplo, você pode distribuí-los em bares e espaços que o seu público frequenta para se divertir. No caso de eventos corporativos – como cursos, palestras e workshops – é interessante divulgar o material em faculdades, universidades e espaços de coworking, além de empresas parceiras que desenvolvam um trabalho condizente com o seu evento. O segredo é marcar presença nos mesmos locais que o seu público!

Independentemente do tipo do seu evento, não se esqueça de destacar no material informações importantes sobre a realização do evento, tais como data, local, principais atrações e dados sobre a venda de ingressos :)

Realizando ações promocionais

As ações promocionais são excelentes opções para divulgar um evento e ampliar o seu alcance ao público desejado. Mas antes de colocar uma ação no ar, é preciso preparar uma estratégia que responda às seguintes perguntas:

  • Quais são os objetivos da ação (gerar mais vendas, engajar um grupo específico de pessoas que fazem parte do público-alvo, etc)?
  • Quais pessoas devem ser atingidas pela ação?
  • Que tipo de ação será realizada (online ou offline)?
  • Quais recursos serão necessários (verba financeira, materiais impressos, criação de estandes, pontos de venda, etc)?
  • Como a ação funcionará (códigos de desconto, lotes promocionais, desconto para compras em grupo, brindes ou benefícios exclusivos)?
  • Como a realização da campanha promocional será divulgada?
  • Como será possível medir os resultados da ação?

Depois de tudo estruturado e sob controle, você pode dar início às ações promocionais que deseja fazer. Não se esqueça de acompanhar os resultados diários de cada ação – assim, se você notar que o desempenho não está sendo satisfatório, pode modificar a estratégia ou alterar a quantidade de recursos sendo investidos nela.

#DicaSympla: para acompanhar os resultados que o seu evento está trazendo, que tal centralizar todas as informações em um único lugar? Aproveite para fazer o download do cronograma gratuito para produção de eventos que criamos! \o/

Venda de ingressos online

Sim! A venda de ingressos online também funciona como uma forte estratégia para divulgar o seu evento :)

Além de permitir o acompanhamento do sucesso do evento e o retorno financeiro dos seus esforços em tempo real, a venda online é um atrativo extra para que o público adquira os ingressos. Maior segurança, agilidade na compra e a praticidade de não precisar sair de casa são apenas algumas das vantagens para os participantes.

Ao vender ingressos pela Sympla, por exemplo, o seu evento se transforma em um hotsite no qual você pode adicionar informações, links e imagens de divulgação, além de compartilhá-lo direto nas redes sociais, enviá-lo como um convite por e-mail e incorporá-lo com um grid de ingressos em qualquer site.

Dessa forma, a divulgação do seu evento fica muito mais profissional e organizada, as chances dele lotar aumentam e o sucesso é garantido! \o/