Seja em um congresso ou festival, é comum que os participantes de um evento queiram compartilhar a experiência vivida nas redes e em outros canais. Esse tipo de conteúdo produzido espontaneamente é chamado de UGC e pode ser utilizado de forma estratégica para a divulgação da produção.

Neste artigo, a Sympla explica melhor o conceito de conteúdo gerado pelo usuário, como ele se aplica no mundo dos eventos, quais são as suas vantagens e como utilizá-lo. Confira na leitura. 

O que é UGC ou conteúdo gerado pelo usuário?

UGC (User Generated Content) é um termo que significa conteúdo gerado pelo usuário. Dessa forma, o conceito remete a qualquer conteúdo criado por usuários e consumidores a respeito de um produto ou serviço. 

Aqui entram, por exemplo, depoimentos, resenhas, indicações, comentários, classificações, fotos e vídeos postados nas redes sociais. 

Esse tipo de conteúdo pode agregar na estratégia de marketing das empresas, já que é visto como autêntico e confiável, refletindo a experiência de pessoas comuns. Assim, pensar em estratégias para aproveitar o UGC é uma forma de aumentar a credibilidade da marca no mercado. 

O UGC no mundo dos eventos

No mundo dos eventos, o UGC também pode ser explorado de forma bastante interessante. Isso porque, os participantes, muitas vezes, já estão acostumados a produzir conteúdo sobre as experiências que vivenciam

Não é incomum, por exemplo, que as pessoas postem stories no Instagram sobre shows e festas que participam. Nos eventos corporativos isso também é uma realidade, muitos profissionais gostam de mostrar no LinkedIn e em outras redes que esteve no local e aprendeu coisas novas. 

Se antes, esse tipo de publicação ficava restrito a blogueiros e influencers, hoje ele já é parte do dia a dia de praticamente todo mundo que utiliza a internet. Com algumas estratégias e ações, portanto, o produtor consegue estimular ainda mais a produção de conteúdo e aproveitá-la ao máximo para divulgar o evento e aumentar o interesse do público. 

Quais são as vantagens de adotar o UGC?

Utilizando a estratégia corretamente, é possível desfrutar de algumas vantagens com o UGC. Conheça as principais a seguir. 

É gratuito

Essencialmente, essa é uma estratégia de marketing gratuita, quando os participantes resolvem postar o conteúdo espontaneamente. Assim, ela é interessante para economizar recursos e terceirizar a criação de conteúdo para as redes. 

É claro que você pode pensar em ações que estimulem o compartilhamento de conteúdo, como a distribuição de brindes. Mesmo nesses casos, contudo, o investimento é muito baixo comparado aos resultados que podem ser obtidos.

Gera credibilidade

De acordo com dados levantados pela Nielsen, 92% dos clientes confiam mais em um conteúdo espontâneo gerado por usuários do que em um anúncio produzido da forma tradicional. 

Isso nos leva ao segundo benefício: o aumento da credibilidade. Quando é um participante do evento quem está compartilhando sua opinião, o conteúdo é recebido de forma mais aberta, o que traz mais confiança ao público e melhora a imagem da marca como um todo. 

Aumenta o desejo do público

O UGC também está relacionado a um conceito interessante, o FOMO ou medo de ficar de fora. Quando uma pessoa vê vários indivíduos falando ou postando sobre um mesmo evento, isso aumenta o desejo de participar daquilo e acelera a velocidade de tomada de decisões do usuário.

Aumenta o alcance nas redes sociais

O crescimento nas redes sociais é exponencial e pode aumentar de forma relevante quando os seguidores se tornam promotores da marca. 

Imagine que uma página de evento conta com 10 mil seguidores. Se metade dos participantes de cada produção a divulgarem espontaneamente, o alcance da marca pode aumentar de forma significativa, alcançando 10 ou até 100 vezes mais pessoas. 

Cria conexão com o público

O compartilhamento de conteúdo também possibilita uma maior interação entre marca e público, criando conexões e um sentimento de pertencimento entre a audiência. Isso acaba influenciando que outros usuários também compartilhem conteúdo, gerando uma comunidade em torno da marca.

Como aproveitar o conteúdo gerado pelo participante?

O UGC pode ser inserido na sua estratégia de marketing para ajudar na divulgação de novos eventos e para aumentar o reconhecimento da marca. A seguir, trouxemos algumas formas para o produtor aproveitar esse material, confira. 

Ativações nas redes sociais

As redes sociais são o melhor lugar para impulsionar as estratégias de marketing utilizando o conteúdo produzido por usuários. Para engajar melhor o público, é possível criar hashtags personalizadas, oferecer recompensas e até criar concursos

A ideia é que o produtor reposte esse conteúdo criado pelos usuários, mostrando a visão dos participantes do evento e estimulando o desejo do público. Além de incentivar a postagem de vídeos e fotos, é válido convidar os usuários a interagirem e comentarem suas experiências positivas. 

Eventos em campanhas especiais

Os materiais produzidos por usuários também podem ser utilizados em campanhas exclusivas, como o aniversário da marca, períodos que antecedem eventos ou dias e semanas especiais. 

Criar campanhas como essa para divulgar apenas o conteúdo gerado por clientes é uma forma de despertar a sensação de FOMO, incentivando outros participantes a postarem suas fotos e participarem da campanha também. 

Avaliações

As avaliações também podem ser vistas como um conteúdo gerado pelo usuário e podem fazer parte da estratégia do produtor de eventos. Assim, é possível utilizar os depoimentos, por exemplo, na página de divulgação do evento, endossando a marca e aumentando sua credibilidade

A dica, no entanto, é nunca mudar o que a pessoa disse em sua avaliação. Mesmo avaliações negativas podem ser utilizadas para mostrar que a empresa está aprendendo e melhorando. 

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Concluindo, o UGC é uma ferramenta extremamente interessante para os produtores de eventos que pode trazer mais credibilidade à marca e garantir um marketing espontâneo poderoso. 

Para incentivar que os participantes interajam, no entanto, é válido pensar em ações como espaços instagramáveis, distribuição de brindes e uso de hashtags

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