Já imaginou encontrar a página do seu evento na primeira página do Google, produtor? O caminho para isso é otimizar as páginas oficiais com técnicas de SEO para eventos.

Neste artigo, aprenda as melhores estratégias de SEO para ajudar quem produz a melhorar o posicionamento da página de um evento nas principais ferramentas de busca. Confira!

SPOLER ALERT: no final do texto, você vai poder baixar um e-book exclusivo preparado pela equipe da Sympla, com dicas de especialistas sobre como criar a página de vendas perfeita! 

O que é SEO?

SEO é uma sigla da língua inglesa que significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca).

Ela diz respeito aos processos de otimização de um site, para que suas páginas sejam melhor ranqueadas mecanismos de pesquisa online, em um processo que acontece por meio da pesquisa de palavras-chave. São alguns dos principais sites de buscas online:

  • Google;
  • Bing;
  • Yahoo.

Por que aparecer nos primeiros resultados das buscas?

Otimizar uma página ou o site de um evento com técnicas de SEO traz alguns benefícios que podem ser um diferencial em relação à concorrência!

Cada vez mais as pessoas se informam, procuram serviços ou compram produtos por meio das buscas online. Otimizar o site ou as páginas de um evento fará com que ele esteja mais próximo do comprador de ingressos!

Segundo pesquisa do Hubspot, 75% dos usuários não acessa a segunda página de resultados do Google para encontrar o que precisa.

Dessa forma, investir em técnicas de SEO para eventos fará com que um evento atraia mais visibilidade, gerando maior credibilidade e aumentando o número de conversões e vendas!

É importante lembrar que, apesar de significativos, os resultados a partir do tráfego orgânico costumam ser lentos e graduais. Portanto, quem produz não deve pensar em um lucro imediato, mas em uma estratégia de retornos a longo prazo.

#DicaSympla: Controle de vendas de ingressos: dicas práticas para vendas estratégicas 

Como fazer para aparecer nos primeiros resultados do Google?

As otimizações de SEO podem ser aplicadas de forma isolada, mas para um resultado consistente é importante que elas sejam combinadas e que sejam baseadas em uma boa estratégia.

Para fazer um evento aparecer mais no Google e em outros sites de buscas, é importante seguir algumas boas práticas de SEO, como:

  • Escolher as melhores palavras-chave;
  • Adaptar o site para dispositivos móveis (Mobile Friendly);
  • Obtenção de links de outras páginas relevantes para a sua página (Link Building);
  • Ter uma boa velocidade de carregamento do site;
  • Otimizar os conteúdos das páginas, com uso correto da palavra-chave, bons títulos, textos alternativos para as imagens e muito mais. (SEO on page)

Como fazer pesquisa de palavra-chave para um evento

Palavras-chave (ou Keywords) são a base para uma boa comunicação, para começar a entender o que seu público-alvo procura e é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de SEO para eventos. Como ele pesquisa na internet? Quais palavras-chave ele utiliza? Quanto mais respostas você conseguir, mais próximo de ser encontrado pelo seu público você estará.

Para descobrir, sugerimos algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, tais como:

O Semrush, uma das ferramentas mais famosas quando se trata de pesquisas de palavra-chave, também exibe informações de keywords relacionadas além do volume de pesquisa de cada termo:

O processo de pesquisa de palavra-chave é minucioso e requer muita atenção. Portanto, utilize o máximo de ferramentas possível e lembre-se de fazer um compilado de todas as informações extraídas – sem esquecer de levar sua persona sempre em consideração.

Como escolher um bom título para um evento

A partir da definição da palavra-chave foco, o próximo passo é escolher o melhor nome do evento. O nome é um dos principais geradores de valor e de credibilidade, além de ser um ótimo caminho para captar a atenção dos compradores de ingresso.

Por isso, seguindo as técnicas de SEO para eventos, quem produz deve se atentar aos seguintes fatores ao escolher o nome perfeito:

  • Use a palavra-chave escolhida;
  • Escolha um título autoexplicativo;
  • Coloque o ano ou a edição do evento.
  • Não exagere na extensão (aqui, a dica é ficar NO MÁXIMO em 72 caracteres);
  • Evite emojis e caracteres especiais.

#DicaSympla: Nomes para eventos: dicas de criatividade para ter inspirações 

Como fazer a descrição de um evento

Falando especificamente sobre a página de vendas da Sympla, a descrição do seu evento é o principal instrumento para mostrar valor ao usuário! E é também um dos melhores lugares para aplicar as técnicas de SEO para eventos.

O texto deve ser focado na intenção de solucionar dúvidas comuns do seu público-alvo. Por isso, devem ser detalhadas ao máximo todas as informações sobre o evento, como: 

  • Local;
  • Data;
  • Horário;
  • Atrações confirmadas;
  • Processos para troca de titularidade.

De nada adianta ter todas as informações na descrição se ela não estiver amigável para ser lida pelos compradores de ingressos. Por isso, são boas dicas para melhorar a escaneabilidade da sua página de vendas:

  • Otimizar as imagens da descrição, garantindo que sejam leves e com textos alternativos;
  • Escrever parágrafos curtos;
  • Enumerar as informações em listas;
  • Repetir a palavra-chave foco do evento;
  • Fazer URLs amigáveis.

Aproveite este material exclusivo! 

Para quem produz conseguir extrair o máximo possível da platafoma da Sympla, nossa equipe criou este material exclusivo, com dicas imperdíveis para fazer bombar a página de um evento e para melhorar a sua posição nos resultados do Google. Tá imperdível!