A organização de um evento envolve uma série de riscos que podem comprometer a reputação da empresa e trazer prejuízos financeiros. Para minimizar esses riscos, o produtor pode contratar um seguro para eventos, dividindo as responsabilidades com a seguradora.
A contratação desse tipo de serviço traz mais tranquilidade, por exemplo, em casos de roubos de veículos estacionados no local, danos a equipamentos, acidentes com participantes e muitas outras situações.
Quer entender melhor como funciona esse tipo de serviço, quais as coberturas oferecidas e por que vale a pena considerar a contratação? Neste post, o produtor pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira.
O que é o seguro para eventos?
O seguro para eventos é uma proteção para o organizador e tem como objetivo minimizar prejuízos financeiros causados por acidentes e outras ocorrências.
Por mais que a equipe se planeje com cuidado, existem muitos imprevistos que podem acontecer e, em alguns casos, a lei responsabiliza os organizadores por qualquer dano que ocorra durante o evento.
Sendo assim, a contratação desse tipo de serviço dá mais tranquilidade ao produtor de evento, evitando que ele precise arcar com indenizações, custos de reparos e ações judiciais.
Tipos de seguro para eventos
Os tipos de seguros podem variar de acordo com a cobertura oferecida. No geral, é possível classificá-los em dois tipos: Seguro de Riscos Diversos (RD) e Seguro de Responsabilidade Civil (RC). Entenda melhor cada um deles a seguir.
Seguro de Riscos Diversos
Esse tipo de seguro tem como objetivo proteger a organização do evento em casos de perdas e danos de bens. Isso inclui equipamentos eletrônicos, espaço físico e outros utensílios utilizados.
Esse é um seguro mais simples, já que não cobre danos morais e físicos dos participantes e do organizador. Por isso, muitas vezes ele é contratado como um adicional junto à cobertura RC.
Seguro de Responsabilidade Civil
O seguro de responsabilidade civil protege o organizador de danos materiais e corporais a terceiros, sejam eles funcionários ou participantes do evento. O segurado pode ainda contratar um adicional chamado de “itself“, que também o protege no caso de danos a si mesmo.
A cobertura do seguro RC pode variar de acordo com o plano contratado. Entre as possibilidades, estão:
- Instalação, montagem e desmontagem de equipamentos;
- Danos materiais;
- Acidentes pessoais;
- Fornecimento de bebidas e alimentos;
- Não comparecimento do artista ou atração;
- Equipamentos cinematográficos, eletroeletrônicos e musicais;
- Não utilização do local;
- Roubo ou furto de valores da bilheteria;
- Acidentes com fogos de artifício;
- Dano, furto ou roubo de veículos de participantes ou funcionários, estacionados no local.
Muitas dessas coberturas são consideradas opcionais ou adicionais, por isso, é fundamental conferir quais se aplicam ao evento para não incluir gastos que não façam sentido. Por exemplo, se o evento não terá um show com fogos de artifício, não existe razão para que o organizador inclua esse custo no seguro contratado.
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Quais as vantagens do seguro para eventos?
A principal vantagem do seguro para eventos é a tranquilidade que ele oferece ao produtor. Sabendo que terá cobertura em imprevistos e acidentes, o profissional conseguirá se concentrar melhor na realização da produção, sem precisar se preocupar e antever problemas.
Essa tranquilidade também é estendida ao público e demais participantes, que se sentirão mais protegidos, o que ajudará a preservar a imagem da empresa organizadora.
Com o seguro, a produção também poderá evitar problemas judiciais, uma vez que conseguirá oferecer suporte rápido em acidentes e outros imprevistos, minimizando aborrecimentos e futuros processos.
Por fim, embora a ideia seja não ter esses imprevistos, o seguro é uma forma confiável de se proteger contra possíveis eventualidades, economizando recursos financeiros que seriam gastos caso não houvesse a cobertura.
Qual é o momento de contratar um seguro para eventos?
A contratação de um seguro para eventos não é obrigatória, mas é extremamente recomendada, independentemente do porte da produção. Isso porque, esse tipo de cobertura tem um custo relativamente baixo frente aos riscos de algum imprevisto.
De acordo com dados da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), o valor de um seguro gira em torno de 0,4% a 1% do valor do evento. Dessa forma, a estratégia de enxugar esse custo pode se mostrar mais arriscada do que incluí-lo no orçamento.
Na hora de contratar o serviço, contudo, é importante realizar pesquisas e cotações com diferentes empresas, verificando a opinião de outros organizadores de eventos e analisando minuciosamente quais coberturas estão incluídas no plano.
Além de comparar preços, analisar as coberturas disponíveis também é uma forma de encontrar a empresa com o melhor custo-benefício para o planejamento financeiro do evento.
Concluindo, o seguro para eventos e festas é uma boa opção para dar mais tranquilidade e segurança ao produtor de eventos, evitando riscos e prejuízos financeiros com acidentes e outros imprevistos.
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