O mercado de eventos conta com uma infinidade de possibilidades para explorar públicos diversos e garantir a fidelização deles. Uma boa ideia para quem deseja alcançar nichos específicos é organizar um meetup. 

Você já ouviu falar nesse tipo de evento? Neste post, a Sympla explica melhor o que é meetup, como funciona e dicas para você organizar o seu. Confira tudo sobre o tema. 

O que é meetup?

O meetup é um encontro informal e descontraído que reúne pessoas com interesses em comum para discutir um tema, fazer networking e obter insights por meio de debates e conversas. 

O conceito surgiu nos fóruns de discussão online com o objetivo de reunir pessoas com um mesmo gosto e criar contatos. Com o passar do tempo, esses encontros acabaram se tornando eventos maiores, focados em networking e no relacionamento entre os participantes

Hoje, a ideia de meetup pode ser explorada em todos os nichos e organizada por diferentes grupos, por exemplo, empresas que desejam ver seu time mais entrosado, participantes de fóruns e produtores de eventos, que enxergam em determinado tema uma possibilidade de negócio.  

#DicaSympla: Tendências da indústria de eventos: o que esperar de 2024?

Quais as vantagens de organizar um meetup?

Os meetups são eventos interessantes para o público e possibilitam oportunidades de networking, além de novas perspectivas sobre determinado assunto. Esse tipo de evento também traz vantagens para o organizador, como:

  • Construção de credibilidade na comunidade;
  • Oportunidade de educar o público para vender novos eventos e produtos no futuro;
  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Maior conhecimento sobre o público-alvo;
  • Identificação de potenciais parceiros de negócio;
  • Conhecimento sobre tendências e inovações da área. 

Modelos de banner para cursos e workshops

Como organizar um meetup?

Entendendo o que é um meetup e as vantagens de organizá-lo, é hora de descobrir como colocar essa ideia em prática para produzir o seu primeiro evento neste estilo. 

Defina o tema

O primeiro passo é identificar qual será o tema abordado no evento. Isso vai ajudar você a identificar o público-alvo, os palestrantes e mediadores mais interessantes e outros fatores importantes para o planejamento e a divulgação do encontro. 

Escolha o local ideal

Se o evento for presencial, é preciso encontrar um local adequado, em que todos os participantes consigam se acomodar confortavelmente e que forneça a infraestrutura necessária.

Já se a ideia for um meetup online, defina uma plataforma para a reunião e faça testes com antecedência para verificar a qualidade da conexão e as ferramentas disponíveis. 

Defina e convide os palestrantes

A escolha dos palestrantes pode ser decisiva para atrair o público de um evento como esse. Por isso, é importante fazer uma pesquisa aprofundada para entender quem são os nomes mais relevantes no nicho. Os palestrantes devem ser mencionados em todos os meios de divulgação, para fortalecer o argumento de venda e agregar valor à produção.

Além dos palestrantes principais, é válido convidar outras pessoas que possam contribuir com as discussões e debates, para enriquecer ainda mais as conversas. 

Faça a lista de convidados ou estruture a página de vendas do evento

O evento pode ser fechado para um público específico, por exemplo, colaboradores de uma empresa. Nesse caso, é importante criar a lista de participantes e enviar os convites com antecedência, para que todos possam se programar. 

Caso o evento seja aberto ao público, crie uma página de vendas bem estruturada, com todas as informações necessárias e inclua um botão para que os interessados possam se inscrever. 

Organize todos detalhes do meetup

Além dos participantes e do local, é preciso considerar outros detalhes e tarefas importantes para o sucesso do evento. Aqui, é válido criar um checklist com tudo o que deve ser organizado para a produção, por exemplo:

  • Dia e horário do evento;
  • Decoração do espaço;
  • Valores dos ingressos;
  • Mesas, cadeiras e outras estruturas necessárias;
  • Equipamento de som e vídeo;
  • Programação e ordem de palestras e debates;
  • Estratégia de divulgação;
  • Logística de fornecedores;
  • Entre outros pontos. 

#DicaSympla: 5 planilhas prontas gratuitas para produção de eventos

Ofereça um bom coffee break

O coffee break não é obrigatório nos meetups, mas pode ser oferecido para agregar ainda mais valor ao evento e garantir aos participantes um momento a mais, para que eles possam trocar ideias e confraternizar. 

Ideias para o seu meetup

Por fim, aqui vão algumas dicas e ideias para tornar o seu meetup ainda mais interessante e atrativo: 

  • Explore temas atuais como inteligência artificial, empreendedorismo, tendências de tecnologia, inovação na saúde, moda sustentável e cultura pop;
  • Experimente outros formatos, como um meetup digital;
  • Forneça brindes criativos para reforçar a sua marca; 
  • Convide patrocinadores e parceiros para enriquecer a experiência do público;
  • Faça registros visuais do encontro para alimentar as redes e garantir divulgação espontânea;
  • Foque em criar um senso de comunidade;
  • Colha feedbacks dos participantes após o evento.

Já tinha considerado o meetup como uma possibilidade na produção de eventos? Esse tipo de encontro pode atrair um público fiel e gerar excelentes oportunidades para o organizador. Então que tal colocar a mão na massa? Crie seu evento na Sympla e conte com as melhores soluções e ferramentas.