O que você, enquanto produtor de eventos, faz para manter seu cliente satisfeito do início ao fim do ciclo de vendas? Focar em uma boa experiência é a forma mais simples e eficiente de fidelizar os participantes e melhorar a sua reputação no mercado. 

Mas quais estratégias devem ser implementadas para isso? Neste post, a Sympla lista 6 dicas práticas para garantir a satisfação e o sucesso do cliente na área de eventos.  

A importância da satisfação do cliente

Priorizar a satisfação do cliente é uma abordagem tão importante, que já ganhou até um departamento específico dentro das empresas voltado exclusivamente para a criação de experiências únicas para o comprador, o setor de Sucesso do Cliente

Então por que isso seria diferente no mercado de eventos? A essência de um bom evento é, justamente, oferecer experiências marcantes e diferenciadas. Nesse contexto, pensar na satisfação do participante é fundamental para garantir sucesso a longo prazo. 

Focar nessa estratégia pode trazer diversas vantagens, como:

  • Redução nos custos de aquisição de novos participantes;
  • Fidelização do público para novos eventos;
  • Aumento da divulgação orgânica;
  • Diminuição de reclamações e tempo gasto na resolução de problemas;
  • Melhora na reputação do produtor no mercado. 

6 dicas para manter seu cliente satisfeito em eventos

Focar em manter o cliente satisfeito é essencial. Mas quais estratégias o produtor pode utilizar para alcançar esse objetivo? A seguir, a Sympla listou 6 dicas práticas e bastante úteis. 

1. Crie experiências únicas

Saber o que o participantes espera é o primeiro passo para garantir experiências realmente satisfatórias. Por isso, é essencial que o produtor de eventos conheça a fundo o seu público e trabalhe as produções em cima de uma persona bem definida

Esse estudo vai ajudar você a proporcionar experiências personalizadas de acordo com o perfil do público, garantindo, assim, que a produção esteja dentro das expectativas dos participantes.

2. Entenda que todos os detalhes importam

A organização de um evento envolve diversas etapas e processos que precisam ser conduzidos com todo o carinho. Isso garante a minimização dos erros e traz um cuidado diferenciado à produção. 

Todos os detalhes, desde a sustentabilidade do projeto até a divulgação do evento nas redes sociais é importante para garantir uma boa reputação no mercado e mostrar aos participantes que a produção leva a sério todo o processo de organização.  

3. Escolha uma plataforma confiável

A satisfação do cliente envolve toda a experiência que o usuário terá, desde que é impactado pelo evento, até sua participação efetiva. Isso inclui, é claro, a compra dos ingressos. 

É importante que o produtor utilize uma ferramenta segura, intuitiva e de fácil navegação, que permita uma compra de ingressos tranquila e sem dores de cabeça. 

Nesse caso, a Sympla manda bem! A plataforma é a única no mercado com certificação PCI, que assegura a proteção de informações confidenciais e garante a segurança dos dados sensíveis em transações financeiras.

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4. Escute sempre seus clientes

Não é nada legal ter problemas com uma compra ou dúvidas sobre um evento e não obter respostas, não é mesmo? Então por que você proporcionaria esse tipo de atendimento ao seu cliente? 

É importante ser claro com seus consumidores, sempre comunicar alterações e atualizações com antecedência e responder dúvidas e comentários nas redes sociais. Uma central de ajuda eficiente vai fazer toda a diferença na satisfação dos clientes. 

A Sympla conta como um canal rápido e simples para que você garanta uma comunicação assertiva com os compradores, dessa forma, fica mais fácil se comunicar sem ruídos. 

5. Crie uma rede engajada

Outra estratégia que pode ajudar você a ter um cliente satisfeito é o marketing de relacionamento. Esse tipo de ação visa aproximar a empresa do público, criando uma relação de confiança. 

Um bom relacionamento gera um público engajado, que acredita no seu trabalho e que poderá, inclusive, contribuir com sugestões e feedbacks. 

6. Não ignore o pós-evento

Por fim, o pós-evento é outra etapa importante para garantir um cliente satisfeito. Nesse momento, você pode mostrar que valoriza as opiniões dele, pedindo feedbacks e escutando tudo o que ele tem a dizer. 

Dar atenção aos participantes e utilizar os feedbacks para aprimorar as próximas edições vai fazer com que o público fique ainda mais ansioso para o que está por vir. 

Como avaliar a satisfação dos clientes?

Existem algumas ferramentas que podem ajudar o produtor a medir a satisfação do seu público. Uma delas é a pesquisa pós-evento ou curso. Ela pode ser enviada aos participantes para coletar feedbacks, percepções e sugestões. 

Um tipo de pesquisa muito utilizado é o NPS (Net Promoter Score), em que o participante pode dar notas de 0 a 10, mostrando se participaria ou não de uma nova produção. 

Neste conteúdo, você pôde entender como é importante garantir a satisfação do cliente no mercado de eventos. Como você viu, a escolha de uma plataforma segura e completa, como a Sympla, faz toda a diferença. 

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