Você sabe o que são os microinfluenciadores digitais e como eles podem contribuir no impulsionamento do seu evento? Essa é uma estratégia que se tornou muito comum nesse segmento.
Provavelmente, você já deve ter visto uma pessoa conhecida na internet fazendo alguma aparição em um evento, não é mesmo? Muitas empresas estão investindo em microinfluenciadores para atrair um público maior e aumentar as chances de conversão.
Você, como produtor de eventos, vai ficar de fora dessa prática? Continue lendo este artigo e descubra mais informações sobre os microinfluenciadores e a sua importância.
O que são os microinfluenciadores?
Os microinfluenciadores são aqueles influenciadores digitais que possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores nas redes sociais ou inscritos no seu canal do Youtube.
Por a sua audiência ser considerada baixa em comparação com a dos grandes influencers, recebem o prefixo micro. Eles geralmente são especialistas em determinados assuntos e promovem produtos com os quais seu público pode se identificar, como o universo do entretenimento, maquiagem ou da moda.
O engajamento que os microinfluenciadores têm nas suas plataformas é relevante para pequenas e grandes empresas que desejam impulsionar o seu evento.
De acordo com uma pesquisa feita pela ExpertVoice, empresa especializada na contratação e associação de influenciadores, cerca de 82% dos consumidores seguem as recomendações de microinfluenciadores para adquirir um produto ou serviço.
Além disso, o mesmo estudo diz que eles alcançam 22,2 vezes mais conversões ao recomendarem produtos do que os influenciadores com maior número de seguidores.
Qual é a importância dos microinfluenciadores nos eventos?
Já imaginou ter no seu evento microinfluenciadores para contribuir com o aumento do alcance da produção? Se a resposta for não, nós recomendamos que você repense.
Isso porque esse tipo de influenciador, apesar de contar com menos seguidores, possui mais engajamento. É isso que diz uma pesquisa realizada pela Markerly, onde foram observados oito mil perfis do Instagram com, no mínimo, mil seguidores.
Foi constatado que os perfis que tinham entre mil e 10 mil seguidores alcançaram 4% de engajamento, e aqueles com mais de 10 mil seguidores obtiveram 2,4%. Por outro lado, os considerados famosos (um milhão ou mais) tiveram 1,7% de engajamento nas redes sociais.
Além desses dados, é possível perceber que existe confiança e fidelidade na relação dos microinfluenciadores com aqueles que os acompanham. Afinal, esses influencers têm mais facilidade de interagir com seu público, ao contrário dos mais famosos, com um volume de mensagens recebidas maior, por exemplo.
Inclusive, eles trazem diversas vantagens para a produção do seu evento. Veja abaixo.
Vantagens dos microinfluenciadores nos eventos
Agora que você já sabe o que são os microinfluenciadores e a importância deles nos dias de hoje, chegou a hora de conhecer as vantagens em ter esse tipo de influenciador na produção do seu evento:
- é mais fácil encaixar microinfluenciadores no orçamento;
- aumenta o alcance da sua produção, podendo atingir um público maior;
- permite que você atinja um novo público;
- gera identificação e maior proximidade entre público e marca;
- transmite uma visão de exclusividade e desejo sobre seu evento, em comparação com os outras produções;
- comunicação pessoal e direta com o público que realmente tem interesse nas suas produções.
Quais são as formas de pagamento de um microinfluenciador?
Permuta ou dinheiro? Essa é uma dúvida muito comum entre os produtores que nunca trabalharam com esse tipo de estratégia no seu evento. Mas não se preocupe, tudo dependerá do acordo contratual feito entre os dois.
Neste caso, é fundamental definir todos os detalhes da parceria para que não haja surpresas no momento de fazer o pagamento, certo? Para isso, é necessário que no contrato esteja presente todas as possibilidades e descritas com clareza, para que não tenham conflitos,
Diante disso, cabe ao microinfluenciador definir como ele quer que seja realizado o seu pagamento, e você decidirá se estará de acordo ou não. Por isso, é fundamental que as duas partes estejam alinhadas para que o resultado saia como o planejado.
Como mensurar os resultados de um microinfluenciador?
Existem algumas maneiras muito interessantes de mensurar os resultados de um microinfluenciador, caberá a você decidir qual a melhor forma. Veja quais são elas a seguir:
- ROI, que é o indicador de ganho ou de perda de investimento;
- quantidade de participantes no seu evento que comprou o ingresso por meio do link ou cupom divulgado pelo microinfluenciador;
- análise das métricas de acesso e conversão do Google Analytics;
No entanto, mesmo sabendo todas essas informações sobre os microinfluenciadores na teoria, é fundamental entender na prática como eles podem impulsionar o seu evento. Veja!
4 dicas de como os microinfluenciadores podem impulsionar o seu evento
Percebeu como os microinfluenciadores podem ser importantes para o seu evento? Então, agora, é a hora de entender como eles podem aumentar os resultados e as chances de sucesso da produção. Veja a seguir:
1. Escolha aquele que tem mais a ver com seu público
Se a sua produção for um show de uma dupla sertaneja, por exemplo, o indicado é que você encontre um microinfluenciador que goste do estilo musical e ouça no seu dia a dia.
Imagine um influenciador que curte rock divulgando um show de pagode. Faria algum sentido? Levaria credibilidade para a sua produção? Encantaria o seu público? A resposta seria negativa, não é mesmo?
Diante disso, é fundamental que você analise os influenciadores com menos seguidores e entenda qual deles faz mais sentido para a produção e o perfil do seu público.
2. Escolha o formato reels
Um dos mais novos formatos oferecidos pelo Instagram é o reels, que veio para competir diretamente com o famoso Tik Tok. Com o seu surgimento, muitos microinfluenciadores entraram na onda e tornaram esse recurso uma das formas mais divertidas e modernas de divulgar não só produtos ou serviços, como também os eventos.
Provavelmente, você já deve ter visto alguém fazendo esse tipo de divulgação que, além de ter prendido a sua atenção, ainda te arrancou algumas risadas, não é mesmo? Então, por que não solicitar esse tipo de demanda para o microinfluenciador contratado?
3. Aposte no stories do Instagram
Os stories do Instagram estão, cada vez mais, sendo utilizados para promover eventos. Essa é uma maneira de estar onde a maioria das pessoas está presente. São mais de 110 milhões de pessoas ativas nessa rede social, somente no Brasil, de acordo com dados do próprio Instagram.
Você não vai querer ficar de fora, certo? Para isso, é fundamental solicitar que o influenciador faça diversos vídeos para esse formato, dependendo do escopo contratado, ficando ainda mais próximo do seu público.
Essa é uma maneira de demonstrar mais transparência e criar um relacionamento com as pessoas que estão assistindo, aumentando as chances de ter mais participantes no seu evento.
4. Aproveite a experiência do evento para fazer um vlog no Youtube
Para os mais antigos no universo digital, fazer um vlog do Youtube é um dos formatos que mais bombaram com o início dos influenciadores digitais.
Essa é uma boa oportunidade de mostrar a experiência do evento no canal do Youtube do microinfluenciador contratado e aumentar ainda mais a visibilidade da sua produção.
Invista em microinfluenciadores e aumente as chances de bombar o seu evento
Como você já pôde perceber neste artigo, investir em microinfluenciadores é uma boa maneira de trazer mais visitantes para a página do evento e conquistar mais participantes.
Por mais que tenham um número menor de seguidores, em comparação com outros influenciadores mais conhecidos, eles são especialistas no nicho em que atuam e os maiores conhecedores daquele público. Por isso, podem ser uma estratégia eficiente e vantajosa para a sua produção.
Para saber mais sobre esse assunto e como essa estratégia pode ser eficiente, leia o artigo: como grandes festivais têm usado influenciadores digitais em seu marketing.