Quando se fala em Marketing Digital, não é raro que ele seja associado a estratégias muito complexas para obter resultados consideráveis. É verdade que as mudanças podem levar algum tempo para serem notadas. No entanto, neste post vou te mostrar que com pouco esforço e investimento (de tempo e recursos), ações simples podem gerar impactos vantajosos para seu evento :)
Como saber qual informação é valiosa? Como usá-las a seu favor? A resposta da primeira pergunta vai depender muito de cada caso, mas seja para eventos ou não, conhecer seu público-alvo é o diferencial para sair do lugar-comum e obter sucesso com seus eventos. Mas se você ainda não tem certeza do que fazer, selecionei algumas ideias para te ajudar a começar a explorar o potencial das vendas online e transformar know how em ferramentas de inteligência comercial.
Enriqueça seu mailing
Qualquer que seja a estratégia escolhida, será necessário ter um mailing – isto é, uma base de dados de quem é e onde encontrar o seu público. Se você já possui essas informações, já está a meio caminho do seu objetivo. Caso contrário, será preciso construí-lo e, neste momento, o formulário de inscrição pode ser um aliado e tanto. Coletar o nome completo e e-mail dos participantes é o mínimo que você precisa saber para começar a conversar com os clientes em potencial, mas você pode enriquecer essa base adicionando ao formulário tópicos como telefone para contato, cidade onde mora, data de aniversário, termos de responsabilidade/cessão de uso de imagem, empresa onde trabalha, cargo exercido e etc.
São muitas as possibilidades de informações que você pode extrair do seu participante e todas elas podem ser utilizadas nas ações de vendas. Por exemplo: se você produz uma festa de música eletrônica que acontece de 3 em 3 meses, você pode incluir o número de telefone celular para criar uma lista de transmissão no Whatsapp. Assim, toda vez que a festa ganhar uma nova edição, você poderá usar este canal para divulgá-la em primeira mão para estes contatos. Ou ainda, se anualmente você organiza um seminário sobre saúde e beleza, ao incluir um campo de assuntos de interesse, você consegue planejar melhor os temas que serão abordados, conteúdos para serem compartilhados ou prever quais salas poderão receber mais participantes.
Defina clusters
Definir grupos de participantes de diferentes perfis é uma das estratégias que vai te auxiliar a ser mais assertivo na otimização de vendas online dos seus eventos. Esses grupos devem ser fomentados por seus interesses e expectativas. Isto é: se temos como objetivo comprar uma televisão, ao ir a uma loja de eletrônicos temos que escolher um modelo dentre as opções desta categoria de acordo com o nosso desejo – plasma, LED, 4k, Full HD, Smart, tela plana, tela curva, etc.
Em eventos não é muito diferente. Cada um dos clusters carregam características de preferências que podem ser divididos em campos afetivos (identidade do público) ou técnicos (funcionalidade). Ao direcionar as ações baseadas nesses atributos, você entrega o evento certo para cada pessoa e aumenta consideravelmente a aquisição de ingressos e inscrições.
Esta ação pode requerer um trabalho maior se você tiver que começar do zero, mas uma vez feita, só precisará direcionar as ações de acordo com o perfil que pretende atingir. Ah, e não se esqueça que o mailing é vivo e você terá que atualizá-lo frequentemente, ok?
Consulte o histórico
Para definir os clusters que falamos anteriormente, é preciso consultar o histórico dos eventos anteriores. Os dados coletados tanto no formulário de inscrição quanto os registros de forma de pagamento, lotes adquiridos, utilização ou não de código promocional e demais informações são munições para desenvolver planos e atrair compradores para edição atual.
Ao mensurar detalhadamente suas vendas, fica fácil prever qual o ápice de ingressos emitidos e, caso a performance não ocorra conforme o esperado, você terá mais tempo para buscar novas ações. Se toda compra deixa rastro, por que não consultar nos eventos passados os compradores que deixaram para realizar a inscrição no último lote e comunicar diretamente com eles para que nesta edição se antecipem?
Vale lembrar que nenhuma boa estratégia é estabelecida sem antes analisar o comportamento dos compradores, seja para o mercado de eventos, seja para qualquer outra relação comercial. E quando se trata de ambientes digitais, são muitas as possibilidades de aprimorar o conhecimento do público-alvo – e seria um desperdício não fazer valer dessa oportunidade!
Crie sua própria rede de divulgação
No mercado de eventos, quando um participante tem uma boa experiência é normal que torne a frequentar enquanto continuar se identificando com a ocasião, seja uma festa ou um congresso. No meu post anterior, eu disse que os clientes compram pensando na experiência que terão e é isso que os fazem voltar.
Descobrir quem são os participantes mais assíduos e transformá-los em promotores da sua marca é uma das melhores formas de otimizar as vendas. Que tal premiar os compradores que mais compareceram aos seus eventos? E se, além disso, oferecer um código promocional para que essa pessoa possa compartilhar para a rede dela? Dessa forma, você terá replicado a divulgação para mais pontos de contatos. Um comprador se torna dois, três, quatro…é o Princípio de Pareto aplicado em estratégias de vendas de ingressos e inscrições: o seu esforço realizado é baixo, enquanto o retorno é alto.
Mensure, acompanhe, analise e tome decisões embasadas em fatos. Faça uso de todas as informações que você tem disponível e transforme os dados em inteligência comercial.
Espero que essas dicas simples ajude você a potencializar as suas vendas. Preparado para levar seu evento a uma nova era?