O marketing de influência é uma estratégia interessante para organizadores de eventos aplicarem na divulgação das produções. Afinal, essa tática pode ajudar a alavancar vendas e gerar autoridade para uma ação.
Isso ocorre por conta do crescimento das redes sociais em escala global, oferecendo novas oportunidades para a produção e veiculação de conteúdo por influenciadores, que são a principal ferramenta desse tipo de marketing.
Logo, se o produtor deseja fazer seus projetos bombarem on e offline, deve considerar a utilização desse método e desses profissionais. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, ao longo do artigo será possível verificar:
- o que é o marketing de influência para eventos;
- como funciona essa estratégia;
- quais os principais tipos de influenciadores;
- como metrificar os resultados do marketing de influência;
- e quais as vantagens de usar esse método de divulgação.
O que é o marketing de influência para eventos?
O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores digitais, que possuem muito prestígio junto a um grande número de pessoas.
Em eventos, a contratação desses profissionais, que contam com diversos seguidores em suas redes sociais, como Instagram ou TikTok, ajuda a criar uma conexão entre a ação que está sendo desenvolvida e o público influenciado por eles.
Para se ter uma ideia, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo. Os dados foram divulgados por um estudo da plataforma Cupom Válido, que reuniu informações da Hootsuite e WeAreSocial, empresas especializadas na gestão de marcas na mídia social.
Assim, contar com o apoio de influenciadores digitais impacta positivamente a divulgação de eventos. Essa estratégia ajuda a alcançar um público maior e compartilha a credibilidade do influenciador, colaborando para o aumento de vendas de ingressos e autoridade da produção, por exemplo.
Como usar o marketing de influência para eventos?
O marketing de influência para eventos funciona de maneira muito simples, se baseando na confiança e no engajamento. Afinal, a estratégia fala diretamente com as pessoas, levando em conta seus interesses, gostos e linguagem.
Usar essa estratégia é mais fácil do que parece e, para aplicá-la, é preciso seguir apenas alguns passos fundamentais.
1º passo: objetivo
A primeira ação é definir qual o objetivo o evento deseja atingir a partir da contratação de um influenciador:
- é uma melhoria no reconhecimento da marca?;
- é um aumento no número de inscrições ou venda de ingressos?;
- é alcançar um novo nicho?;
- entre outras.
Assim, o produtor será capaz de identificar, posteriormente, se a ação foi um sucesso.
2º passo: público-alvo
A seguir, o organizador deve avaliar o público-alvo que deseja atingir e o orçamento disponível para investir na contratação de um produtor de conteúdo.
A partir disso, será possível selecionar o influenciador que melhor se adequa ao objetivo e às pessoas a serem impactadas.
3ª passo: contratação
Após a seleção do perfil ideal, a atividade seguinte é a contratação do profissional. Isso pode ser feito diretamente com o criador de conteúdo ou com equipe de assessores.
Normalmente, é preciso desembolsar um valor para fazer o negócio acontecer ou mesmo trabalhar em formato de permuta.
4ª passo: divulgação
Após firmada a parceria, basta dar liberdade para o influenciador trabalhar a divulgação do evento da forma que entender mais adequada e próxima daquilo que seus seguidores estão acostumados. Afinal, essa proximidade é o que fará a diferença.
Porém, é possível impor algumas regras para a comunicação, como citar:
- o nome, dia e local do evento;
- os patrocinadores master da produção;
- as principais atrações confirmadas;
- entre outros.
Seguindo esses passos básicos, o produtor estará garantindo que a produção seja divulgada de forma autêntica e próxima ao público, gerando melhores resultados para o evento.
Quais os principais tipos de influenciadores existentes?
No marketing de influência, os influenciadores são a peça principal. É a partir de uma escolha acertada que o produtor irá encontrar o público que deseja atrair para o seu tipo de evento.
Mas, ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, existem diversas categorias profissionais no universo dos influencers. A seguir é possível conferir as cinco principais.
Celebridade e Fit Celebridade
Esses tipos de influenciadores são os mais conhecidos no meio digital. Normalmente, possuem milhões de seguidores e um alcance gigantesco.
As celebridades não possuem um segmento específico, a exemplo de nomes como:
- Felipe Neto;
- Anitta;
- Whindersson Nunes;
- Casimiro;
- Tatá Werneck;
- Maísa;
- e tantos outros.
Já quem se enquadra na categoria de fit celebridade, como o nome indica, costuma dar conselhos de vida saudável e exercícios, como é o caso de Gracyanne Barbosa e Scheila Carvalho.
Jornalistas
Sim! Jornalistas também costumam ser influenciadores, especialmente os âncoras ou colunistas. Exemplo dessas personalidades são o jornalista Ricardo Amorim, Rachel Sheherazade, Ana Paula Padrão, Evaristo Costa.
Por sua profissão e carisma, esses criadores de conteúdo podem se relacionar com uma variedade gigantesca de temas, sendo fonte de credibilidade.
Trendsetter
São os criadores de conteúdo digital de alta relevância. E, como o nome em inglês já indica, são “criadores de tendências”. Ou seja, são os primeiros a abraçar uma causa, usar uma roupa, entre outros.
Eles são profissionais ideais para reforçar o posicionamento de marca de um evento, já que têm grande apelo entre seus seguidores.
Autoridade
Os influencers que dominam um assunto e são respeitados em seu segmento se enquadram como autoridade. Eles são tidos como especialistas em determinado nicho e são muito úteis quando consideramos a divulgação de congressos ou eventos do tipo.
Para utilizá-los como parte da estratégia de marketing de influência, o produtor precisa conhecer os principais nomes do segmento.
Por exemplo, em um simpósio sobre finanças e investimentos com um budget alto, para investir em ações desse tipo, é possível convidar nomes como Thiago Nigro, Nathália Arcuri ou Gustavo Cerbasi.
Microinfluenciadores
A última categoria é a dos microinfluenciadores, pessoas que têm de 10 mil a 100 mil seguidores nas redes sociais.
Apesar de ser uma “baixa” quantia de followers, em comparação com as outras categorias já citadas aqui, normalmente, esses profissionais possuem mais engajamento e conversão junto ao seu público.
E o melhor é que, quando somados, esses produtores de conteúdo formam um ecossistema que pode ajudar a promover um evento dentro de determinado nicho.
Como metrificar o marketing de influência para eventos?
Depois de entender o que é o marketing de influência, como ele funciona, como usá-lo e quais os tipos de influencers mais comuns, o passo seguinte é compreender como avaliar os resultados obtidos com essa estratégia.
Isso pode ser feito de algumas formas diferentes, mas, na maioria dos casos, os dados que merecem atenção do organizador se aproximam muito das métricas para eventos tradicionais.
A seguir é possível conferir como metrificar essa estratégia de divulgação:
Alcance
Essa informação é importante para avaliar o número de pessoas que foram impactadas pelas publicações do produtor de conteúdo digital.
O dado pode ser obtido pelo influencer e repassado para a equipe do organizador, que irá avaliar o sucesso da ação, considerando quantas pessoas viram o post.
O alcance ajuda a fomentar o brand awareness (conhecimento de marca) de uma produção.
Engajamento
O engajamento é uma métrica do marketing de influência que também pode ser obtida pelo criador de conteúdo. Ela é importante para demonstrar o quanto a divulgação foi eficaz.
Essa interação pode ser medida por cliques no link de um show publicado no story de um influenciador ou pelos comentários em uma publicação, por exemplo.
Quanto mais engajamento, melhor, pois isso reforça a autoridade e a marca de um evento.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é a métrica mais importante a ser observada. Afinal, é a partir dela que o produtor poderá calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Esse resultado pode ser definido para qualquer conversão desejada para o produtor, seja ela:
- venda de ingressos para um show;
- inscrições em um simpósio;
- downloads de um material pré-congresso;
- entre outros.
Essa taxa representa a porcentagem entre o número de pessoas que viram o post e o número de pessoas que completaram a conversão desejada.
Para medir isso, basta criar um link personalizado ou um cupom de desconto exclusivo para o seu parceiro no marketing digital e acompanhar o retorno que ele traz considerando a conversão desejada.
Sabendo como acompanhar os resultados da campanha de marketing de influência para eventos, o produtor estará mais perto do sucesso do projeto, seja ele qual for.
Vantagens de usar o marketing de influência para eventos
Não há como negar: a participação de influenciadores na divulgação de um evento ajuda a criar o clima da produção. Com isso em mente, é certo que o organizador de eventos já tem algumas ideias de como pode se beneficiar do marketing de influência para fazer um projeto bombar.
Entre as vantagens de contar com um criador de conteúdo está:
- o engajamento real, com o público-alvo correto;
- a potencialização do alcance e da identificação da marca do evento;
- a abertura de portas para novas parcerias estratégicas, já que influenciadores podem “trocar figurinhas” entre si e fazer indicações;
- aumento da confiança do público no evento, já que uma “pessoa real” o está indicando;
- a oferta de diferentes oportunidades de produção de conteúdo (foto, vídeo, áudio) e presença multicanal;
- e a possibilidade de desencadear o início de uma trend viral nas redes.
Considerando esses benefícios e tudo que foi apresentado até aqui, é certo que o produtor já está considerando fazer uso do marketing de influência em seu próximo projeto.
E, para que tudo saia como o esperado, a chave é a organização. Por isso, confira agora esse artigo com dicas para desenvolver um planejamento estratégico para eventos à prova de falhas!