Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Como organizar uma festa de Halloween: 7 dicas incríveis para sua produção

como organizar festa de halloween

As festas de Halloween são típicas da cultura norte-americana e já ambientaram vários filmes e séries de terror. Aqui no Brasil, a moda também pegou, e comemorar o Dia das Bruxas se tornou uma maneira bem diferente (e sombria!) de unir diversão e entretenimento.

Além da decoração excêntrica, o Halloween reúne possibilidades bem criativas de ousar na criação de bebidas, comidas e, principalmente, nas fantasias!

Que tal aproveitar a chegada dessa época única do ano para fazer uma festa com essa temática? Confira as dicas que nós separamos sobre como organizar uma festa de Halloween e escolha entre doces ou travessuras :)

Como organizar uma festa de Halloween

Para fazer uma festa de Halloween, é preciso cuidar do planejamento de itens comuns a qualquer festa. Sem organização e um controle financeiro sério, o evento pode deixar os participantes furiosos e você ainda pode sair no prejuízo.

Por isso, antes de qualquer coisa, conte com alguma ferramenta que te ajude a ter uma visão geral da preparação do evento – como o borderô financeiro e um checklist para produção de eventos.  

Pronto? Então, confira a seguir o passo a passo para um Halloween de sucesso!

1. Escolha o local adequado

O espaço onde a festa de Halloween irá acontecer deve ser adequado para o tamanho do público e para as atrações do evento.

Como elas acontecem durante a noite, procure escolher um local fechado, com infraestrutura adequada para equipamentos de som, vídeo, iluminação e montagem de palco. Muitas casas de shows e espaços para festas já disponibilizam estes itens e incluem o uso no próprio contrato de locação.

Além disso, também é preciso ficar atento ao local de montagem do bar. Escolha uma posição estratégica em relação ao palco principal e muito cuidado com o tamanho da estrutura.

Bares mais extensos facilitam a distribuição de bebidas e o atendimento dos bartenders, evitando filas demoradas e reclamações por parte do público.

Em resumo, procure conhecer o espaço com antecedência e verifique pessoalmente as condições do local. Aqui, vale lembrar que até a localização da sua festa pode interferir no interesse dos participantes – locais de difícil acesso podem fazer com que o público não fique animado em marcar presença.

2. Providencie o alvará para eventos

Um dos primeiros passos para fazer com que a sua festa aconteça é conseguir um alvará. O alvará para eventos é um documento obrigatório emitido pela prefeitura da cidade e qualquer evento precisa de um para acontecer.

No caso de eventos pequenos, é recomendado iniciar o processo de expedição pelo menos 15 dias antes da data do evento. No entanto, esse prazo pode variar de cidade para cidade.

Para evitar imprevistos e garantir que a sua festa aconteça, não deixe o alvará para a última hora! Preparamos um post com o passo a passo para conseguir um alvará para ajudar nessa tarefa :)

3. Aposte em alimentos e bebidas temáticas

Os comes e bebes também são parte importante da festa de Halloween! Nesse tipo de evento, não existem muitas opções de alimentos típicos, por isso, o ideal é improvisar para deixar a festa ainda mais divertida e assustadora. Algumas sugestões legais são:


Imagem via Pinterest

É fundamental calcular a quantidade de bebidas correta para o tamanho do evento, além de contar com uma estrutura para manter tudo bem gelado a noite inteira.

A atenção deve ser redobrada em caso de festas open bar, já que o consumo de drinks, cervejas e destilados será bem maior do que em eventos com bebidas pagas individualmente.

Imagem via Pinterest

4. Produza uma decoração assustadora

Um dos grandes diferenciais das festas de Halloween está na decoração única. Por isso, independentemente do tamanho do seu evento, é fundamental investir em elementos que remetam ao Dia das Bruxas e criem uma atmosfera assustadora. Algumas sugestões são:

Lembre-se de que as fantasias também fazem parte da decoração da festa! Por isso, é importante incentivar o público a ir fantasiado e contribuir para que o evento reflita toda a atmosfera do Halloween.

Algumas das fantasias mais utilizadas são as de zumbi, bruxas, fantasmas e vampiros – mas que tal deixar o clássico de lado e investir na criatividade? A sugestão é apostar em fantasias temáticas de personagens de filmes e séries de terror, além de máscaras, acessórios e até maquiagens!

#DicaSympla: Também vale a pena realizar um concurso para eleger as fantasias mais criativas da festa, premiando os vencedores com bebidas ou brindes especiais! \o/

Imagem via Pexels

5. Invista na divulgação

Para organizar uma festa de Halloween que atinja o público de maneira concreta, é fundamental pensar em um bom plano de divulgação – e não estamos falando apenas em criar um evento no Facebook!

Uma divulgação efetiva utiliza os principais diferenciais do evento para chamar a atenção do público, além de criar campanhas que estimulem o engajamento com o evento e a venda de ingressos. Aqui vão algumas sugestões de divulgação para sua festa:

#DicaSympla: Ainda está em dúvida sobre como fazer a divulgação da sua festa? Confira o conteúdo completo sobre como divulgar um evento!

6. Escolha a melhor data para a festa

O Dia das Bruxas é tradicionalmente comemorado no dia 31 de outubro. No entanto, você pode realizar a sua festa de Halloween tranquilamente em qualquer fim de semana do mês.

Mas é muito importante ter atenção quanto à escolha da data para que seu Halloween não aconteça no mesmo dia e horário de outros eventos com público e temática semelhantes. Assim, você garante que sua festa não fique vazia e o público não precise escolher entre um evento ou outro.

E fique de olho: quanto mais próximo do fim do mês, mais festas de Halloween estarão acontecendo! Por isso, se estiver na dúvida, pesquise pelos eventos acontecendo na sua cidade e escolha a data mais adequada para realizar sua festa.

Imagem via Pexels

7. Faça uma venda de ingressos estratégica

Agora que a sua festa de Halloween já está pronta para acontecer, é hora de pensar na venda de ingressos! A estratégia adotada para a venda dos ingressos pode definir o sucesso do seu evento. Por isso, invista em planejamento financeiro e organização, para que todos os custos e lucros da festa estejam sempre sob controle.

A principal dica é utilizar a venda de ingressos online para o seu evento. Assim, o seu público pode garantir a presença na festa em poucos minutos, de forma antecipada, sem precisar sair de casa. E o produtor acompanha em tempo real o número de ingressos vendidos.

Além disso, é possível utilizar outras estratégias de venda, tais como:

Ao criar o seu evento na Sympla, por exemplo, você cria um hotsite com todas as informações sobre ele de maneira completa, além de poder inserir fotos e vídeos para personalizá-lo ainda mais. Assim, depois de tudo pronto, você ainda pode compartilhar o evento nas redes sociais, incorporá-lo com um grid de ingressos em qualquer site e até enviá-lo com um convite por e-mail.

Preparado para organizar uma festa de Halloween? Comece agora!

Sair da versão mobile