Os eventos educacionais são sempre uma boa opção para produtores que desejam aumentar sua credibilidade no mercado e proporcionar experiências que agreguem conhecimento ao público. Nesse cenário, o minicurso traz uma proposta interessante, com investimentos menores, mas grandes possibilidades.
Já pensou em organizar esse tipo de evento? Neste post, a Sympla traz algumas dicas interessantes para tirar os planos do papel. Confira a seguir.
O que é um minicurso?
O minicurso é um evento de curta duração, focado em um tema específico, com uma proposta teórico-prática. Ele pode ser organizado como um evento único ou fazer parte da programação de um evento maior, como congressos e feiras.
Por ser um curso rápido, o minicurso traz uma visão mais abrangente do assunto abordado e pode envolver experiências práticas como simulações, além de discussões e outras atividades.
A duração do minicurso depende do conteúdo abordado e de sua profundidade. Em geral, esse tipo de curso tem entre 2 e 4 semanas de duração, com uma carga horária total de 4 a 8 horas, mas pode ser realizado em um único dia – desde que a carga horária mínima seja cumprida.
Quais as vantagens de produzir um minicurso?
Explorar os minicursos é uma boa oportunidade para que os produtores de eventos consigam atingir um público específico e fortalecer sua imagem e autoridade no mercado. Por ser um evento de menor porte, essa também é uma opção mais econômica, que permite investimentos menores.
Outra vantagem do minicurso é a possibilidade de levá-lo para outras regiões e atingir públicos de diversas localidades. Como, normalmente, o curso precisa de uma estrutura menor e conta com um único palestrante, é possível pensar em parcerias para que o evento seja feito presencialmente em cidades e estados com maior demanda.
Como definir o tema do seu minicurso?
Uma pesquisa de mercado é a forma mais simples de identificar temas e assuntos que estão em alta e que despertam o interesse do público. Assim, é válido avaliar o que já existe e buscar se diferenciar da concorrência.
É importante observar, também, quem são as pessoas que buscam por minicursos com mais frequência, para traçar um perfil de público-alvo e, assim, encontrar os temas mais interessantes para eles.
Como escolher e convidar o palestrante?
O palestrante deve ser alguém que domine o tema e tenha credibilidade dentro do nicho escolhid. A escolha desse profissional vai fazer toda a diferença no sucesso da produção e, por isso, precisa ser feita com cuidado.
Ao identificar o profissional mais qualificado para ministrar o curso, é hora de entender suas necessidades para avaliar se essa é a melhor contratação. Assim, analise se ele vai precisar de transporte, acomodações, alimentação, entre outros e faça sua proposta.
Como definir o local e as datas?
Na hora de escolher o local do evento, é importante avaliar se o espaço tem a infraestrutura necessária para comportar as atividades práticas e teóricas relacionadas ao conteúdo. Se o minicurso for na área de gastronomia, por exemplo, é importante buscar um local com uma estrutura de cozinha completa, e por aí vai.
As datas também precisam ser escolhidas com planejamento e com base no público-alvo. Imagine, por exemplo, que seu minicurso seja voltado para cabeleireiros. Nesse caso, não adiantaria programar as aulas para os finais de semana, já que esses profissionais dificilmente teriam disponibilidade.
Como conseguir patrocinadores?
Mesmo em eventos menores, como cursos e workshops de curta duração, é possível contar com a assistência financeira de um patrocinador. Os patrocinadores ajudam a tirar os planos do papel e ainda contribuem para aumentar a credibilidade da produção.
A dica é buscar por empresas que tenham a ver com o tema do minicurso e que já tenham patrocinado eventos similares. Ao identificar os potenciais patrocinadores, envie uma proposta personalizada e apresente um plano de marketing, mostrando como a empresa será divulgada.
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Como divulgar seu minicurso?
Depois de definir o planejamento do minicurso, escolhendo local, palestrantes, fornecedores e outros detalhes, é hora de começar o trabalho de divulgação. Nessa etapa, é essencial que você consiga alcançar a audiência correta e se comunicar de forma eficiente com o público-alvo.
Para isso, estude os melhores canais de comunicação, as redes sociais e sites em que seu público está e a linguagem que deve ser utilizada nas mensagens. A divulgação deve ser realizada com antecedência, para garantir o quorum mínimo.
Alguns canais que podem ser interessantes para a divulgação de cursos e workshops são:
- Redes sociais;
- Campus de universidades;
- Grupos e comunidades sobre o tema abordado;
- Palestras de temas semelhantes;
- Blogs e canais do Youtube especializados.
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Agora, você já sabe como organizar um minicurso de sucesso. Então, que tal colocar a mão na massa?
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