A chave para o sucesso de público em qualquer evento está diretamente relacionada às estratégias de divulgação adotadas pelo produtor. A premissa geral não se modifica quando se trata de organizar um congresso. Por mais que seja um evento planejado para um público específico e que, por si só, tenha capacidade de despertar o interesse dos profissionais ou estudiosos da área, a divulgação de um congresso precisa ser muito bem planejada.
#DicaSympla: Aprenda como organizar um congresso!
Na hora de pensar quais serão as estratégias para aumentar o número de inscrições, é preciso partir do pressuposto de que um congresso sempre tem uma área específica, um alvo já delineado, um setor já atuante e que possui suas peculiaridades. Para divulgar um congresso na área de saúde, por exemplo, é preciso entender como médicos, farmacêuticos, enfermeiros e até diretores de hospitais se organizam, consomem e trocam informações, bem como a linguagem compartilhada pelos pares.
Que tal conhecer as melhores estratégias para aumentar as inscrições para o seu congresso?
Foque no target para definir as formas de divulgação
Encontrar o target correto e saber se comunicar com ele é a principal condição para o sucesso da divulgação. Em um congresso, é necessária uma análise sócio-geográfica mais ampla do que na maioria dos outros eventos. Isto já que um congresso pode ser regional, nacional ou internacional. Faça uma análise selecionando as cidades para as quais a divulgação será direcionada. Delimite o seu perfil e vá até os lugares certos.
Feito isso, é hora de pensar a maneira de se direcionar às pessoas. De acordo com os hábitos do público-alvo, selecione os meios de divulgação mais eficientes. O material visual e textual que será usado precisa ser pensado para essas pessoas. As cores e formas, bem como o tipo de linguagem e organização da informação necessitam ter o tom do evento e ser coerentes com seu público. Não se esqueça de destacar as principais atrações, no caso, os convidados de maior peso.
Uma dica importante é obter listas de e-mails de entidades de classe, universidades e locais de atuação dos profissionais da área. Espalhe o material gráfico por esses lugares e procure conversar com os responsáveis pela comunicação interna para que os cartazes e folders fiquem em locais estratégicos.
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Use as redes sociais
Utilizar as redes sociais como aliada na divulgação é uma poderosa arma para alavancar o número de participantes. Em eventos como um congresso, o Linkedin pode ser o mais indicado: ele é uma rede voltada para a atuação de profissionais e empresas, que compartilha currículos e vagas de emprego. A vantagem do Linkedin para este tipo de evento é a sua alta segmentação. Os públicos estão muito bem definidos e em grupos específicos, ou seja, atacar o target certo fica muito mais fácil!
Assim, no Linkedin é possível chegar até os profissionais que trabalham na área do tema do congresso com muito mais facilidade. Seja através de um perfil pessoal ou uma fanpage do congresso, a divulgação para os interessados pelo tema do evento é muito mais certeira e adequada.
Dependendo do tipo de congresso, ainda é possível utilizar outras redes sociais populares, como o Facebook, que deve ser utilizada inclusive para vender as inscrições online.
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Aposte na venda antecipada online
Vender as inscrições antecipadas já garante por si só que mais pessoas se inscrevam no seu congresso. Isto porque, quando a pessoa se interessa pelo seu evento, é muito melhor já garantir a vaga se inscrevendo com antecedência.
Mas quando as inscrições antecipadas são também online, a facilidade aumenta ainda mais e claro, mais inscrições são feitas. A comodidade aumenta já que o público poderá se inscrever dentro da própria casa pelo computador. Nada melhor que isso, não é mesmo? Mas como disponibilizá-las pela internet? É simples! Basta utilizar uma plataforma online especializada que oferecerá esta facilidade para você e seu público.
Além destas vantagens, existem outras diversas facilidades ao disponibilizar as inscrições do seu evento online que facilitam a vida do organizador e também do público!
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Faça grandes parcerias
Uma outra maneira de despertar o interesse para o evento é associá-lo a marcas conhecidas e respeitadas que atuem na esfera do tema principal. Patrocínios ou parcerias de instituições conhecidas ajudam a validar e a divulgar o congresso.
Um evento sobre educação ambiental, por exemplo, pode ter como parceiro uma empresa famosa pela responsabilidade social e amplamente conhecida por suas ações de sustentabilidade. É interessante para a empresa, que associa sua marca ao evento e para o congresso que pode se utilizar dos canais de comunicação já estabelecidos com o público da companhia.
Insira atrações paralelas e brindes
Em um congresso, é possível pensar em uma programação cultural para compor a grade de discussões. Shows, coquetéis, apresentações de grupos folclóricos, tudo que dialogar com o tema e puder incitar e divertir os participantes. Proporcione uma imersão aos inscritos, use a criatividade para inserir atrações paralelas na programação e chame a atenção do público por todas as vias possíveis.
O produtor pode, ainda, pensar em brindes interessantes ou sorteios de prêmios ou produtos. Em alguns congressos, é comum que os patrocinadores ofereçam viagens, aparelhos eletrônicos e outros itens para serem sorteados entre os participantes.
Cada congresso tem um público diferente e suas peculiaridades. Para garantir o sucesso do evento e aumentar o número de inscrições, conheça seu alvo e saiba chegar até ele. Aliando a seriedade das discussões à possibilidade de boas experiências, o produtor fará um congresso irresistível.