Gerir um espaço cultural de grande porte exige muito mais do que uma boa programação: é preciso pensar em logística, experiência do público e eficiência na operação. Esse é o desafio diário do Centro Cultural Unimed BH Minas, um dos principais polos culturais em Belo Horizonte, que recebe mais de 260 mil pessoas por ano em suas atividades.
Para garantir que todo esse público tenha uma experiência fluida, confortável e acessível, a instituição encontrou na Sympla a parceira ideal para transformar a gestão dos seus eventos — especialmente no Teatro do Centro Cultural Unimed BH.
Cultura acessível e programação de qualidade
A cultura é um dos pilares históricos do Minas Tênis Clube, e o Centro Cultural Unimed BH nasceu justamente para reforçar esse papel na capital mineira. O espaço abriga uma agenda diversa, que vai de grandes concertos internacionais a festivais de teatro, dança e música, sempre com o compromisso de democratizar o acesso.
#DicaSympla: Teatro: tudo o que você precisa saber para produzir um espetáculo
“Às vezes você tem a oportunidade de assistir a um pianista russo recém-premiado e paga apenas 30 reais. Isso é uma coisa que buscamos muito: oferecer uma programação de qualidade a preços populares”, explica Wanderleia Magalhães, gestora do Centro Cultural.
Com mais de 100 mil espectadores anuais apenas no teatro, o espaço é palco de grandes iniciativas da cidade, como a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e o tradicional Festival Internacional de Teatro.
O desafio de operar múltiplos eventos
Mais do que oferecer cultura, o Centro Cultural Unimed BH enfrenta um desafio logístico de peso: em um mesmo dia, pode acontecer um espetáculo no teatro, um jogo na arena, uma apresentação na praça e até um evento social no salão de festas.
Fazer com que milhares de pessoas cheguem, entrem em seus respectivos espaços e vivam a experiência com fluidez exige tecnologia, organização e parceiros estratégicos.
“Esse é um desafio constante. Buscamos sempre o que há de melhor no mercado para trazer conforto e comodidade para todos os envolvidos”, destaca Wanderleia.
DicaSympla: Teatro acessível: 4 dicas de acessibilidade para casas de espetáculos
Por que a Sympla?
A decisão de utilizar a Sympla foi estratégica. Além de ser uma plataforma já conhecida pelo público e pelos produtores, garante uma experiência de entrada simples e eficiente.
Na prática, isso significa que, ao chegar no teatro, o público tem acesso a uma entrada rápida e uma leitura de ingressos sem fricção. Reduzindo filas e tornando a operação mais ágil.
Segundo Wanderleia, “a escolha pela Sympla veio dessa necessidade: qual é a ferramenta que o público já domina? Que o produtor confia? A gente precisava de uma solução que desse conta desse movimento intenso e que tornasse tudo mais fácil”.
Gente que cria: arte e gestão lado a lado
No Centro Cultural Unimed BH, criar vai além da produção artística. Criar também significa buscar alternativas para manter os espaços funcionando, estruturar parcerias e inovar na forma de oferecer arte e entretenimento.
Esse olhar está alinhado ao que a Sympla acredita. Isto é, fazer com que cada evento seja possível, acessível e impactante, conectando pessoas à cultura em todas as suas formas.
Sympla e o futuro da cultura em BH
A experiência do Centro Cultural Unimed BH mostra como a tecnologia pode transformar a forma como consumimos e vivemos a cultura. Assim como outros espaços parceiros, como o Sesc Palladium ou o Clube do Minhoca, o teatro mineiro encontrou na Sympla uma maneira de simplificar processos e valorizar ainda mais a experiência do público.
Quer conhecer mais histórias de quem já inovou com a Sympla? Confira também o case da Copa Sur ou descubra novas tendências culturais como o Hyrox.
Veja como a Sympla pode transformar o seu evento. Conheça todas as funcionalidades