Quem não gosta de curtir a noite em uma boa balada? As festas em casa noturnas e boates têm um potencial imenso para movimentar o público e continuam sendo uma boa opção para os produtores de eventos.
A grande vantagem é que, nesses casos, você pode contar com o auxílio de uma casa que já tenha expertise nesse tipo de evento. Está pensando em começar a produzir festas noturnas? A Sympla listou, neste post, 6 dicas valiosas que vão elevar o nível da sua festa.
Qual a diferença entre casa noturna e boate?
Na verdade, não existe uma diferença entre casa noturna e boate quando analisamos nos dicionários. De forma geral, o termo boate é mais antigo e pouco utilizado entre os jovens, mas as duas palavras se referem a mesma coisa.
Alguns profissionais diferenciam ambos os termos com base no tamanho do espaço. Nesse contexto, as boates são locais menores, que abrigam um público mais restrito. Já as casas noturnas têm uma maior capacidade para receber o grande público e realizar shows.
6 dicas para produzir festas em casas noturnas e boates
Está pensando em organizar um evento em uma boate ou casa noturna? Confira a seguir seis dicas valiosas para garantir o sucesso e a segurança da produção.
1. Conheça seu público
A primeira dica é levar em conta o público que você deseja atingir. Isso vai ser importante para definir as atrações, o tipo de música, a linguagem e os canais de divulgação utilizados, entre outros aspectos.
Imagine, por exemplo, que você quer atingir um público mais velho, na casa dos quarenta anos. Nesse caso, uma boa dica é produzir um evento nostálgico, por exemplo, com um setlist com músicas dos anos 80 e 90.
Já se a ideia é segmentar o evento para um público LGBTQIA+, talvez seja interessante contar com performances de drag queens, além de discotecagens focadas em grandes divas pop.
2. Verifique as condições do local
A seleção da casa noturna precisa ser feita com cuidado, levando em conta a capacidade do espaço, a localização, a estrutura e outros detalhes como banheiros, acessibilidade e estacionamentos.
Lembre-se de solicitar ao estabelecimento o alvará de funcionamento e verificar se a casa está em conformidade com as normas de segurança dos bombeiros, com saídas de emergência bem sinalizadas e extintores de incêndio.
#DicaSympla: Alvará para evento: passo a passo e documentos necessários para conseguir
3. Defina as atrações
O próximo passo é definir as atrações que vão compor o seu evento e outros detalhes. A festa será open bar? Terá um tema específico? Quais serão os tipos de música que vão tocar?
Esses detalhes vão criar a cara do evento e serão importantes na hora de divulgar a produção e atrair o público. Assim, escolha os atrativos com atenção e lembre-se de incluí-los em todos os canais de divulgação e vendas.
4. Invista em divulgação
A divulgação de baladas e festas em boates precisa ser estratégica, para alcançar o público e gerar um desejo de participar. Uma dica é verificar se a casa noturna trabalha com promoters e incluí-los na estratégia.
Os microinfluenciadores também podem fazer um trabalho interessante como embaixadores do evento. Para isso, é importante verificar os nomes que fazem mais sentido para o público que você deseja atingir, sem focar apenas em números.
5. Conquiste patrocinadores
Os patrocinadores são elementos fundamentais para ajudar o produtor a viabilizar o evento. Sendo assim, é importante buscar empresas que possam contribuir financeiramente e oferecer a elas uma proposta atrativa.
O patrocínio pode ser feito por meio da aquisição de cotas ou pacotes e é fundamental oferecer à empresa algo em troca, como exposição da marca, acesso aos dados dos participantes ou ingressos promocionais.
#DicaSympla: Guia do patrocínio para eventos: o que é, como captar os melhores e outras formas de apoio
6. Promova experiências únicas
Por fim, a dica é pensar na experiência do participante e como fazer com que ela seja única e marcante. Uma carta de drinks diferentes, espaços instagramáveis, ativações de marca, brindes e copos personalizados… Enfim, existem inúmeras opções que podem ser utilizadas para tornar o seu evento mais marcante.
Uma ideia simples, mas que traz um bom engajamento do público, é criar uma hashtag ou um filtro do TikTok para a festa. Esse tipo de iniciativa costuma ter um bom resultado com as gerações mais conectadas e garante mais interação nas redes.
#DicaSympla: O guia rápido para produção de shows e eventos musicais
Bônus: Conheça o Protocolo Não é Não
O Protocolo Não é Não, recém aprovado em projeto de lei, é um conjunto de medidas para combater o assédio, prevenir a violência contra a mulher e proteger as vítimas. Mas você sabe o que muda para o produtor de eventos?
Nos juntamos à Livre de Assédio, organização que apoia a prevenção ao assédio sexual, moral e discriminação, e elaboramos a cartilha gratuita Como combater o assédio no seu evento? Por dentro do protocolo ‘Não é não’. No material, você conhece mais sobre a nova Lei Federal 14.786/23, além de descobrir como capacitar sua equipe e promover um ambiente seguro e acolhedor para todas as participantes do seu evento. Acesse a cartilha!
Agora você já sabe as principais dicas para produzir festas em casas noturnas e boates. Lembre-se de se atentar aos cuidados com segurança e verificar documentos importantes da casa, como o alvará de funcionamento.
Que tal começar a colocar esse conteúdo em prática? Bora criar sua festa ou show!