As corridas de rua são a sensação do momento quando o assunto é eventos esportivos e podem significar uma boa oportunidade para os produtores. Segundo o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava, os clubes de corrida cresceram 109% no Brasil em 2024 – quase o dobro da média global (59%).

Além de engajado, o público da corrida é muito disposto a investir em itens e facilidades que vão agregar em seu dia a dia. Não é à toa que existe todo um universo de consumo relacionado ao esporte. 

Só no ano passado, a Track & Field (T&F) registrou um aumento de 45% nas vendas de roupas e acessórios para corrida e de 60% nas de alimentos consumidos pelos adeptos do esporte.

Deu para notar que os eventos não são vantajosos apenas para os produtores, mas também para as empresas patrocinadoras. Pensando nisso, a Sympla elaborou um guia completo com 9 ideias de ativação de marca em corrida para você apresentar à possíveis parceiros. Confira na leitura. 

Como atrair marcas para realizar ativações em corridas de rua?

As marcas patrocinadoras são excelentes parceiras na hora de viabilizar um evento esportivo. Apesar disso, encontrá-las pode ser um desafio para os produtores. A chave para atrair patrocinadores para ativações em corridas de rua está em demonstrar o potencial de engajamento e visibilidade que seu evento oferece.

A dica é oferecer cotas personalizadas e oportunidades de co-branding, além de propor ativações que vão além da simples exposição de logotipos e foquem em uma interação real com os participantes. 

É importante que o produtor conheça bem o público-alvo que deseja atingir e que apresente dados demográficos sobre o perfil dos participantes. Isso vai ajudar a pensar em ativações e experiências que façam sentido com o público. 

Se possível, apresente dados de edições anteriores e enfatize a exposição que a marca terá não apenas no dia da corrida, mas também nas semanas que antecedem o evento e nas ações pós-evento. 

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9 ideias de ativação em corridas de rua

Quer ideias de ativações diferentes que podem ajudar a destacar os patrocinadores em uma corrida de rua? Confira 9 opções interessantes. 

1. Entrega de brindes

A entrega de brindes é bastante comum em eventos esportivos. No caso das corridas de rua, ela pode ser feita diretamente no kit de inscrição ou em stands posicionados na concentração e na área de chegada. 

O ideal é oferecer brindes que tenham a ver com a marca e a atividade, como squeezes, toalhas, leques, entre outros. Pense em itens que sejam realmente úteis para os participantes e que eles possam utilizar no dia a dia. 

2. Distribuição de comidas e bebidas fitness

Além de brindes, a distribuição de snacks e bebidas também é interessante para atrair os participantes ao stand de ativação da marca. 

Nesse caso, é legal buscar por empresas que tenham a ver com o universo da corrida, disponibilizando snacks saudáveis, barras de proteína, energéticos, água e shots de suplemento.

3. Massagem, meditação e espaços de descompressão

Planos de saúde, spas e farmacêuticas também podem participar como patrocinadores em corridas de rua. Nesses casos, uma ideia de ativação é criar espaços de descompressão na área de chegada, onde os participantes possam relaxar e se recuperar. 

Esse tipo de iniciativa foi utilizada, por exemplo, pela Drogaria Venancio em parceria com a Dorflex MAX na Maratona do Rio 2024. 

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4. Experimentação e teste de calçados e roupas

Empresas de roupas e calçados esportivos também podem investir em ativações onde os corredores possam testar e experimentar novos modelos e tecnologias

Nesse caso, é possível, inclusive, aliar a ativação com sorteios de itens e peças, incentivando o compartilhamento de fotos ou a avaliação do produto em sites específicos.

5. Experiências sensoriais

Outro modelo interessante são as ativações sensoriais. No caso das corridas, elas podem ser feitas, por exemplo, na linha de chegada ou mesmo ao longo do percurso para refrescar ou energizar os corredores.

Um exemplo desse tipo de ação criativa são os famosos chuveirões da Sprite, uma máquina de refrigerantes gigante com uma ducha refrescante, que já foram instalados algumas vezes nas principais praias do país durante o verão.

6. Estações de carregamento

As estações de carregamento de aparelhos por energia solar também são uma ideia diferente, que pode ser utilizada para ativar marcas. Nesse caso, é válido associar a ideia com empresas de tecnologia, telefonia e eletrônica. 

Aproveite e crie um espaço com bancos, cadeiras e puffs, onde os atletas possam descansar e relaxar enquanto carregam os aparelhos. 

7. Personalização de camisetas e medalhas

Esse é, provavelmente, o modelo mais tradicional de ativação de marca em corrida de rua. O evento confecciona camisetas personalizadas, que serão entregues no kit de corrida. Essas camisetas, além do logo da corrida, podem conter os logotipos de marcas patrocinadoras. 

Além das camisetas, é possível personalizar outros itens como bonés, bandanas e a própria medalha da corrida. 

8. Shows e oficinas pós-corrida

Ao final da corrida, o produtor pode oferecer uma programação de entretenimento, patrocinada pelas marcas parceiras. Nesse caso, é possível pensar em shows musicais, um setlist de DJs e até oficinas e aulas abertas de dança, alongamento ou yoga, por exemplo. 

A marca pode estar estampada nos palcos onde a apresentação vai acontecer e é possível distribuir brindes para quem participar das aulas e interações. 

9. Pontos instagramáveis

Por fim, outra ideia bastante utilizada são os espaços instagramáveis, que oferecem um cenário diferente para fotos. Nesse caso, uma dica é criar uma hashtag específica para a participação da marca no evento, incentivando os participantes a interagirem e postarem suas fotos. 

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O que não pode faltar em uma boa ativação de marca?

Com base nessas ideias de ativação de marca para corrida, é possível pensar em propostas diferentes e envolver as marcas patrocinadoras para oferecer uma experiência valiosa aos participantes. 

Na hora de definir como será a ativação, é importante ficar atento a alguns detalhes: 

  • Objetivo claro: defina o objetivo da ação, seja aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, apresentar novos produtos ou fortalecer o relacionamento com o público;
  • Entendimento do público: faça uma pesquisa de público-alvo para criar uma experiência bem direcionada e relevante;
  • Foco na experiência: ofereça uma ativação única, que se destaque da concorrência e chame a atenção do público;
  • Interação: pense em atividade e experiências imersivas, onde o participante possa interagir com a marca;
  • Alinhamento entre o evento e as marcas: escolha patrocinadores que tenham fit com o evento;
  • Mensuração de resultados: defina métricas para avaliar o sucesso da ativação. 

#DicaSympla: Como organizar uma corrida de rua

Para que seu evento ocorra da melhor forma possível e não decepcione nem as marcas patrocinadoras, nem os participantes, conte com uma plataforma completa para fazer a venda de ingressos e a gestão completa da produção. 

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