Se tem uma coisa que merece destaque no Brasil é a sua riqueza cultural. O país conta com uma diversidade gigante de ideias, propostas e tradições e isso é refletido diretamente na gastronomia regional. Não é à toa que contamos com diversos chefs de cozinha consagrados mundo afora.
Quer conhecer melhor quem são esses profissionais e por que eles estão se destacando e inovando no mundo gastronômico? Listamos 6 chefs de cozinha famosos de norte a sul do país para você ficar de olho e viver experiências incríveis.
Neste post, você vai conhecer o trabalho dos chefs:
- Alex Atala
- Helena Rizzo
- Alberto Landgraf
- Bruna Martins
- Manu Buffara
- Thiago Castanho
1. Alex Atala, São Paulo
Com certeza um dos mais conhecidos do país, o Chef Alex Atala comanda o restaurante D.O.M em São Paulo, eleito o quarto melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant, algo parecido com o Oscar da gastronomia.
Em 2015, Atala se tornou o chef brasileiro mais bem avaliado no Guia Michelin, ganhando 2 estrelas pelo D.O.M e 1 estrela pelo Dalva e Dito, seu outro restaurante na cidade.
O chef abusa da regionalidade e explora ao máximo os ingredientes nacionais, incluindo em seu cardápio composições com produtos da Amazônia. Dessa forma, dispensa ingredientes requintados como o foie gras e dá espaço para produtos mais inovadores, como formigas amazônicas e flores comestíveis.
2. Helena Rizzo, São Paulo
Jurada do programa MasterChef Brasil, da Band, a chef Helena Rizzo é atualmente um dos principais nomes da gastronomia nacional e mostra que as mulheres têm força nesse universo tradicionalmente masculino.
Helena está à frente de três restaurantes na cidade de São Paulo: o Maní, o Manioca e a Padoca do Maní. Em 2022, a chef entrou no ranking dos 100 melhores chefs do mundo, ao lado de Atala e outros nomes.
Seu foco é trabalhar a cozinha contemporânea brasileira, produzindo pratos autorais e orgânicos, com ingredientes frescos, que provoquem a memória afetiva do público. A chef explora a sazonalidade e a simplicidade dos alimentos, valorizando o trabalho dos pequenos produtores rurais.
3. Alberto Landgraf, Rio de Janeiro
A frente do restaurante Oteque, no Rio de Janeiro, o paranaense Alberto Landgraf tem duas estrelas Michelin e figura entre os 50 Best Restaurants em um imóvel tombado no Botafogo.
Aos moldes dos restaurantes do Japão, o Oteque conta com uma cozinha aberta, que permite que o chef monitore de perto tudo o que acontece no salão, possibilitando um atendimento completo e uma verdadeira experiência gastronômica.
Com um menu sofisticado e milimetricamente combinado, o chef explora produtos sazonais e frescos, selecionados de forma rigorosa e pode surpreender nos pratos e combinações de alta gastronomia.
4. Bruna Martins, Belo Horizonte
Participante do reality culinário Mestre do Sabor, da TV Globo, a mineira Bruna Martins começou a cozinhar como brincadeira e, hoje, comanda a cozinha do Birosca S2 em Belo Horizonte.
Sua cozinha valoriza a comida afetiva, autoral e intuitiva e é sucesso de crítica e público há nove anos. A chef pesquisa a fundo a comida regional e traz o protagonismo às mulheres, contando com um time exclusivamente feminino.
Oito anos após a abertura de seu primeiro restaurante, Bruna investe em uma nova casa: O Florestal. Aqui a proposta é o protagonismo vegetal e a valorização dos pequenos produtores rurais.
Dica Sympla: Tipos de cerveja artesanal: tudo que você precisa saber para não errar a escolha
5. Manu Buffara, Curitiba
Eleita a Melhor Chef Mulher da América Latina em 2022 pela Academia Latin America’s 50 Best Restaurants, Manu Buffara coleciona prêmios nacionais e internacionais. A Chef comanda o restaurante Manu em Curitiba e é jurada fixa do Basque Culinary Center, desde 2019.
Inaugurado em 2011, o Manu é o primeiro restaurante brasileiro comandado por uma mulher a servir somente menu degustação. Acolhedor e intimista, o espaço comporta cerca de 20 pessoas por noite e trabalha somente com ingredientes sazonais, frescos e com 60% de produtos vegetais.
6. Thiago Castanho, Belém
Conhecido por seu trabalho como apresentador da série de gastronomia Sabores da Floresta no canal Futura, o paraense Thiago Castanho representa a culinária típica da região em todas as suas tradições e sabores.
Orgulhoso de sua raiz, o chef voltou seu olhar para a cozinha amazônica e hoje comanda o restaurante familiar Remanso do Peixe, onde prepara pratos com pirarucu, tambaqui e outros pescados frescos.
Citado pelo jornal The New York Times como um dos chefs mais inovadores do Brasil, Castanho aboliu de seus cardápios os menus degustação e buscou simplificar a proposta do restaurante, trazendo pratos para dividir e focando em atrair o público local.
Concluindo, o Brasil conta com uma cultura gastronômica rica e poderosa, por isso, valorizar e experimentar os grandes chefs de cozinha do país é uma forma de vivenciar novas experiências.
Quem curte gastronomia pode viver momentos incríveis com a Sympla. No site, é possível conferir feiras e eventos gastronômicos, cursos, workshops, exposições e muito mais. Acesse nossa coleção de Gastronomia e escolha a programação mais perto de você.